quarta-feira, 26 de maio de 2010

Primeira fase da Copa do Mundo terá 10 jogos imperdíveis

Partidas como Uruguai x França, Alemanha x Sérvia e Brasil x Portugal prometem dar emoção logo no início da competição

O cenário é a cidade de Puebla, no México, no dia 5 de junho de 1986. A Itália, então detentora do título mundial, enfrentava a Argentina, que ficara com o troféu oito anos antes. As duas maiorais do futebol mundial na ocasião se confrontavam no sexto dia da Copa do Mundo. Um clássico retumbante já na primeira fase de um Mundial, como uma espécie de esquenta para o campeonato que seria de Diego Armando Maradona. O empate de 1 a 1 consagrou o equilíbrio entre as potências.

Enquete Qual o melhor jogo da primeira fase da Copa?

Agora saltamos oito anos no calendário e caimos no estádio Soldier Field, em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 21 de julho de 1994. O duelo se dá entre a então campeã Alemanha, com Lothas Matthäus no comando, e a Fúria Espanhola. Mais um empate por 1 a 1 em outro confronto marcado pelo equilíbrio e pela tradição. Um clássico europeu para ninguém botar defeito. E ainda na primeira fase...

tabela Todos os jogos e grupos da Copa do Mundo-2010

É assim a cada quatro anos. Não precisa esperar os chamados 'mata-matas', a partir das oitavas de final, para termos duelos imperdíveis em um Mundial. Um exemplo é a Copa do Mundo da África do Sul, que terá início no próximo dia 11 de junho. A 17 dias para a disputa começar, o LANCENET! elegeu as dez partidas mais interessantes da fase de grupos da competição. Entre eles, embates como França x Uruguai e Brasil x Portugal, que poderiam facilmente figurar nas semifinais. Confira as razões pelas quais você não pode perder esses encontros:

Uruguai x França (Grupo A)

Data: 11/06, às 15h30 de Brasília

Local: Cidade do Cabo

Atrativos: É o único confronto entre campeões do mundo na primeira fase. Os uruguaios conquistaram os mundiais de 30 e 50, já perdidos um pouco no tempo, enquanto os franceses levantaram o caneco em 98 - coincidência o Brasil ter sido protagonistas nos últimos dois? Curiosamente, as duas seleções se encontraram há oito anos também na primeira fase, na Copa compartilhada entre Coreia do Sul e Japão. Na ocasião, empate de 0 a 0 que seria vital para eliminar ambas ainda na etapa inicial.

Importância: O jogo acontece no primeiro dia da competição e tem boas possibilidades de definir o adversário da forte Argentina nas oitavas. Quem perder essa partida terá que brigar para duelar contra Messi e companhia.Os uruguaios querem evitar uma disputa que já aconteceu nos Mundiais de 30 e 86.

Argentina x Nigéria (Grupo A)

Data: 12/06, às 11h de Brasília

Local: Johannesburgo

Atrativos: Duelo entre as técnicas sul-americana e africana, tidas como maiores que as do retante do mundo. Confronto que aconteceu no Mundial de 94, nos Estados Unidos, e traz más lembranças para o atual treinador alviceleste, Maradona. Não pelo resultado, já que a Argentina venceu por 2 a 1. Mas pelo fato de ter sido nesse jogo que o ex-meia foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaina, o que o deixaria fora do restante do Mundial - ainda jogou contra a Grécia.

Importância: Para muitos, é o principal confronto do grupo B. Os nigerianos chegaram às semifinais da última Copa Africana, disputada em Angola, e têm jogadores famosos, como Obafemi Martins e Kanu.

Inglaterra x Estados Unidos (Grupo C)

Data: 12/06, às 15h30

Local: Rustemburgo

Atrativos: O confronto entre ex-colonizadores e colonizados será uma atração à parte nesta primeira fase. Um deles é extracampo. A organização terrorista Al-Qaida, dirigida por Osama Bin Laden, ameaçou 'explodir o estádio', o que reforçou a necessidade de aumentar a segurança para o jogo. Some-se a isso um detalhe histórico no terreno futebolístico: em 1950, no Brasil, na primeira Copa do Mundo em que os ingleses estiveram, ocorreu uma das maiores zebras de todos os tempos. No estádio Independência, em Belo Horizonte, os norte-americanos venceram por 1 a 0.

Importância: Mais um jogo entre favoritos de um grupo. Os ingleses aparecem nas casas de apostas e na opinião midiática como candidatos ao título. Por outro lado, os Estados Unidos, atuais vice-campeões da Copa das Confederações - deram trabalho ao Brasil na decisão (3 a 2) - evoluiram bastante no futebol a ponto de terem chegado às quartas de final da Copa de 2002.

Sérvia x Alemanha (Grupo D)

Data: 18/06, às 8h30 de Brasília

Local: Porto Elizabeth

Atrativos: Partida que reúne a tradição e competitividade alemã contra a força do futebol do Leste Europeu. Herdeiros da ex-Iugoslávia, os sérvios obtiveram facilmente a vaga na Copa e empurraram a poderosa França para a repescagem. E contam com estrelas do futebol mundial, como o zagueiro Vidic (Manchester United) e o meia Stankovic (Internazionale). Repete confronto ocorrido em 98, na França, quando os sérvios ainda jogavam pela extinta Iugoslávia. No final, empate por 2 a 2.

Importância: Quem perder esse jogo ficará em situação delicada e terá que brigar pela segunda vaga com Gana e Austrália - seleções que podem dar trabalho. E pior: o segundo lugar pode representar um confronto com a forte Inglaterra nas oitavas.

Holanda x Dinamarca (Grupo E)

Data: 14/06

Local: Johannesburgo

Atrativos: Jogo que coloca frente a frente dois países sinônimos de futebol-arte, por assim dizer. A Holanda ainda carrega a memória da famosa Laranja Mecânica, dirigida por Rinus Michels e que tinha como destaque o atacante Johann Cruyff. Já os dinamarqueses têm nas suas digitais a inesquecível Dinamáquina, de 86, que venceu o Uruguai por 6 a 1 e a Alemanha por 2 a 0. Além disso, a Holanda conta com o seu 'quadrado mágico' ofensivo Van der Vaart, Sneijder, Van Persie e Robben.

Importância:Para muitos, Dinamarca e Holanda terão em Camarões outro rival encardido no grupo. Por isso, quem vencer o duelo europeu, que ocorre logo na primeira rodada, dará um enorme passo para chegar às oitavas. O Japão figura no grupo como mero coadjuvante.

Itália x Paraguai (Grupo A)

Data: 14/06, às 15h30

Local: Cidade do Cabo

Atrativos: Atual campeã do mundo, a Itália deverá ter no Paraguai o seu principal obstáculo na fase inicial. Os sul-americanos classificaram-se facilmente nas Eliminatórias e mostraram poderio ofensivo até então desconhecido. Os italianos, por sua vez, estrearão no Mundial contra os paraguaios tendo que provar que os críticos estão errados: não trata-se de uma seleção envelhecida e sem recursos técnicos.

Importância: Italianos e paraguaios deverão brigar pela liderança do grupo, tendo em vista que Eslováquia (a única seleção estreante do Mundial) e Nova Zelândia não aparentam ter forças para brigar. Quem perder o duelo tem boas chances de encontrar a técnica Holanda logo nas oitavas de final.

Costa do Marfim x Portugal (Grupo G)

Data: 15/06, 11h

Local: Johannesburgo

Atrativos: No Grupo que tende a ser o mais equilibrado do Mundial, a força e tradição do Brasil fazem crer que as seleções de Cristiano Ronaldo e Didier Drogba duelarão pela segunda posição. Os marfinenses, que deram trabalho a Holanda e Argentina no último Mundial, tentarão impedir uma boa campanha dos portugueses - quartos colocados na Alemanha. Como o jogo acontece na primeira rodada, quem perder ficará em apuros.

Importância: Vencer o confronto será fundamental para marfinenses e portugueses tentarem brigar com o Brasil pela primeira colocação e, por consequência, fugir da festejada Espanha nas oitavas. Quem perder, terá que buscar um triunfo histórico diante dos brasileiros.

Brasil x Costa do Marfim (Grupo G)

Data: 20/06, às 15h30

Local: Johhanesburgo

Atrativos: Mais um confronto entre as técnicas sul-americana e africana. Tudo bem que o atual time de Dunga prima muito mais pela força, mas mesmo assim os talentos podem ser decisivos. Jogadores de fama mundial, como Kaká, Robinho, Drogba e Kalou estarão em campo para garantir um grande jogo. E quem vencer ficará a um passo das oitavas de final. O Brasil, diga-se, venceu todos os times africanos que enfrentou até hoje em Mundiais. O último foi Gana, nas oitavas de 2006, quando Ronaldo bateu o recorde de gols na história das Copas: 15.

Importância: A partida acontecerá na segunda rodada e, se vencer, o Brasil deve assegurar a vaga antecipada às oitavas - ninguém duvida que passará facilmente pela Coreia do Norte na estreia. Já os marfinenses, se arrancarem um bom resultado diante de Portugal, poderão abrir caminho para uma inédita classificação.

Portugal xBrasil (Grupo G)

Data: 25/06, às 11h

Local: Durban

Atrativos: O confronto 'lusófono' tem atrativos que vão além dos aspectos culturais (Portugal tem três jogadores de nacionalidade brasileira - Pepe, Deco e Liedson). O jogo representa uma 'revanche' para os brasileiros, que perderam o único confronto entre as duas seleções na história das Copas - 3 a 1 na primeira fase de 66. Além disso, há um duelo à parte entre Kaká e Cristiano Ronaldo, companheiros de Real Madrid e vencedores do prêmio de melhor do mundo da Fifa.

Importância: O clássico acontecerá na última rodada da primeira fase. Dependendo dos resultados anteriores, definirá o primeiro colocado do grupo, aquele que em tese escapará de um precoce ogo contra os poderosos espanhóis. E, ainda em função de resultados prévios, quem perder poderá ter uma eliminação trágica.

Espanha x Chile (Grupo H)

Data: 25/06, às 15h30

Local: Pretória

Atrativos: Jogo de lingua espanhola, reúne a seleção mais badalada dos últimos anos, a Espanha, e o renascido Chile, que festeja os bons resultados do técnico argentino Carlos Bielsa. Para muitos, as duas equipes passarão às oitavas. O Chile, que volta ao Mundial após 12 anos, tentará parar a força de Xavi, Iniesta, Fábregas, Fernando Torres e Villa.

Importância: O confronto acontece na última rodada e pode ser o definidor de primeiro e segundo colocados. Evitar o segundo posto poderá representar escapar dos pentacampeões brasileiros nas oitavas. Caso derrotem Honduras e Suíça nas rodadas anteriores, as duas seleções irão para o choque já classificadas.
fonte: lance