terça-feira, 28 de setembro de 2010

De roxo, Real Madrid bate o Auxerre no padrão de José Mourinho: 1 a 0

Após muitos gols perdidos, Di María e Özil entram e resolvem para os merengues. Resultado coloca o time na liderança isolada do Grupo G

Por GLOBOESPORTE.COM Auxerre, França

O Real Madrid que enfrentou o Auxerre só apresentou novidades na escalação inicial. Com Di Maria e Özil no banco e três volantes em campo, os merengues desperdiçaram chances inacreditáveis que colocariam o técnico José Mourinho numa situação nada confortante diante da exigente crítica espanhola. Mas foi no breve intervalo em que ambos estiveram em campo que o time encontrou a inspiração que lhe faltava. Com passe do alemão e gol do argentino, o Real bateu os franceses por 1 a 0, no Abbe-Deschamps, e conquistou sua segunda vitória em dois jogos pelo Grupo G da Liga dos Campeões. Detalhe: foi a estreia do uniforme roxo, que deverá ser utilizado nos jogos fora de casa pela competição europeia.

Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da fase de grupos da Champions

di maria e higuain comemoram gol do real madrid sobre o auxerre, liga dos campeões
Di María é abraçado por Higuaín após marcar o único gol da partida: detalhe para o uniforme roxo (Reuters)

Apesar do placar mínimo, o resultado acabou sendo excelente para os merengues, que pularam para a liderança isolada da chave, com seis pontos. O rival Milan empatou por 1 a 1 com o Ajax e foi a quatro pontos.

GALERIA DE FOTOS: veja as imagens da rodada desta terça-feira

Na próxima rodada, no dia 19, o Real Madrid faz o embate dos gigantes com o Milan, no Santiago Bernabéu. O Auxerre visita o Ajax na mesma data. Antes, porém, os merengues têm compromisso pelo Campeonato Espanhol - recebem o Deportivo La Coruña no próximo fim de semana.

Real martela, mas não fura

José Mourinho surpreendeu ao ir a campo com três volantes. Uma simples análise apontaria a ausência de um meia como Di María ou Özil como motivo para a falta de gols do Real Madrid no primeiro tempo. Mas o grande vilão merengue, assim como na temporada, foi a própria pontaria. Não à toa a baixíssima média no Espanhol - seis gols em cinco partidas - pode explicar isso. Chances não faltaram.

Mourinho Liga dos CapeõesMourinho sofreu com os gols perdidos do Real Madrid no primeiro tempo: solução veio do banco (FAFP)

Foi o Auxerre, no entanto, quem começou atacando. Logo aos três, Casillas saiu atrasado e teve de dividir com Oliech na intermediária. O queniano levou a melhor e só não marcou porque a bola correu além do seu alcance. Dos sete minutos até os 43, o domínio foi praticamente dos merengues. Cristiano Ronaldo, Lass Diarra, Higuaín e Marcelo tiveram oportunidades de colocar os espanhóis em vantagem. As principais delas com o atacante argentino, artilheiro da última edição do Espanhol. Em outra, o craque português simplesmente teve uma de suas piores conclusões da carreira ao isolar a bola em chute de esquerda.

No fim, sob olhares do técnico da seleção francesa, o ex-jogador Laurent Blanc, o Auxerre voltou a ameaçar o goleiro campeão do mundo, com Pedretti e Dudka. Se o Real Madrid, após tanto martelar, não marcou, seria uma injustiça ver os franceses saírem com a vitória parcial.

Di María sai do banco e 'salva' Mourinho

Karim Benzema Real Madrid
O francês Benzema não teve boa atuação (Reuters)

Os merengues voltaram para o segundo tempo com mais dificuldades. Bem marcados e sem muita opção nas alas - Sergio Ramos era zagueiro e Benzema e Higuaín sem intimidade com a função -, os jogadores passaram a centralizar o jogo. Não funcionou para abrir o ferrolho.

Com o tempo, Mourinho pôs Özil e Di María em campo no lugar dos volantes. E o jogo ficou aberto. Se Cristiano Ronaldo não conseguia resolver sozinho, as ajudas dos meias foi fundamental. Aos 31, o argentino chutou cruzado e por muito pouco não viu Higuaín completar com a ponta dos dedos. O Auxerre quase fez no minuto seguinte, quando Pepe desviou de cabeça contra o próprio patrimônio. A trave impediu a lambança do zagueiro luso-brasileiro. Aos 35, o gol salvador: Özil cruzou na medida para Di María, que ajeitou e soltou a bomba rasteira, de canhota, sem chance para o goleiro Sorin.

Confira a segunda rodada completa:

Terça-feira

Grupo E
Basel 1 x 2 Bayern Munique
Roma 2 x 1 Cluj

Grupo F
Spartak de Moscou 3 x 0 Zilina
Chelsea 2 x 0 Olympique de Marselha

Grupo G
Auxerre 0 x 1 Real Madrid
Ajax 1 x 1 Milan

Grupo H
Partizan 1 x 3 Arsenal
Braga 0 x 3 Shakhtar Donetsk

Quarta-feira

Grupo A
Inter de Milão x Werder Bremen
Tottenham x Twente

Grupo B
Schalke 04 x Benfica
Hapoel Tel Aviv x Lyon

Grupo C
Valencia x Manchester United
Rangers x Bursaspor

Grupo D
Rubin Kazan x Barcelona
Panathinaikos x Copenhague

fonte: globo