segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Indicado por Dunga, Sandro promete passar longe dos ‘clubes de samba’

Novo volante do Tottenham brinca com frase do técnico Harry Redknapp,
que o contratou ‘via DVD’. Ao menos já foi comparado a Sócrates...

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Sandro autógrafos Tottenham
Sandro distribui autógrafos em seção promovida
pelo Tottenham ao lado de Van der Vaart e Bale

Sandro assumiu a titularidade absoluta do Internacional já com uma Copa Sul-Americana no currículo. Foi, assim como o Colorado, “campeão de tudo”, erguendo a taça da Libertadores da América no dia de sua despedida oficial. A convocação para a Seleção Brasileira também não demorou a sair. Difícil foi chegar ao Tottenham.

Do outro lado do continente estava o técnico Harry Redknapp, que sequer sabia das melhores características de Sandro, como o desarme e a qualidade para sair jogando. Mas, diante do apelo, foi convencido a pagar € 10 milhões (cerca de R$ 22 milhões) no volante sem ao menos ter visto o seu potencial além dos DVD’s. Hoje, praticamente um mês após a apresentação do jogador, deve agradecer às boas referências que recebeu de... Dunga. E não foi um simples telefonema. Foi uma carta formal, exigida pelo clube, e com o respaldo do ex-treinador da Seleção.

– Ele falou que sim, que eu era um jogador com futuro brilhante, assinou em baixo e carimbou – resumiu Sandro, em descontraída entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.

Mal chegou e Sandro já tem mais história para contar. Seu estilo de jogo foi comparado pelo treinador ao do meio-campista Sócrates, grande nome do futebol brasileiro há duas décadas. O volante, é claro, admitiu que não foi algo inédito na sua carreira, por se tratar de posições diferentes. Redknapp também parece ter parado no tempo ao comentar a fama dos brasileiros e dar um conselho no mínimo incomum: ficar longe dos “clubes de samba” de Londres. Isso Sandro já prometeu.

Confira a entrevista completa abaixo:

GLOBOESPORTE.COM: com você, são quatro convocados que atuam aí na Inglaterra - ainda tem o Gomes, seu companheiro, que está machucado. Ao que se deve essa maior presença de brasileiros no futebol inglês? Eles enfim estão olhando mais para o nosso futebol?

capa revista tottenham hotspur sandro
'Novo garoto do Brasil' foi capa da revista do clube

SANDRO: Acho que há muitos jovens surgindo com muita qualidade. Os clubes ingleses vão em cima disso, de jovens que têm condição de jogar em grandes da Europa e Inglaterra. É por isso que esse número cresce. Eles também têm um processo complicado para liberar o visto de trabalho, não é qualquer um que pode jogar aqui. Tem que ter um número x de convocações pela seleção principal, já tinha participado das seleções de base, então eu me encaxei nesse perfil. Deu tudo certo.

Soube que você precisou até de uma carta de recomendação do Dunga...

É verdade. Precisei de uma carta do Dunga e de outros jogadores na época dizendo que eu tinha condição de atuar aqui, caso contrário não haveria nem negociação. O Dunga falou que sim, que eu era um jogador com futuro brilhante, assinou embaixo e carimbou.

O treinador Harry Redknapp admitiu que você foi contratado sem ter sido visto, apenas por DVD. A imprensa inglesa logo especulou que o seu caso poderia ser o mesmo de Marco Boogers, contratado pelo técnico há 15 anos, no West Ham, e que saiu do time no segundo jogo...

Eu não sei nem ler inglês, mas vi comentarios assim nos jornais de lá. Mas se ele não me viu jogar pessoalmente, com certeza já recebeu boas referências e informações. Aqui tem toda uma estrutura, outros acompanharam minha carreira no Inter. Já joguei, estreiei e, apesar do pouco tempo, estou me adaptando rapidamente e me sentindo em casa.

sandro tottenham treino
Sandro marca Robbie Keane em treino, o principal ídolo do elenco dos Spurs (Foto: Trato Comunicação)

Individualmente sua estreia foi boa, mas o Tottenham sofreu uma goleada daquelas para o maior rival Arsenal, em casa, e foi eliminado. Teme que a torcida possa ligar você a esse fato terrível para eles? O técnico ao menos disse que gostar do que viu.

Acho que não. Depois da partida, mesmo como foi, a torcida me elegeu o melhor em campo. Recebi um presente da torcida e do pessoal do marketing do Tottenham por isso. É algo que tem em todos os jogos. Fiquei feliz mesmo com a derrota, era a minha estreia, e os torcedores gostaram de mim, bateram palma...

A proposta do Harry é de te manter como um volante fixo no primeiro tempo ou mais solto?

Acho que a intenção deles aqui é de me usar como no segundo tempo contra o Arsenal. Ele tirou um volante e eu passei a jogar mais aberto, saindo para o jogo. É raro atuarem com três volantes por aqui, porque sempre há dois meias abertos. Mas estarei bem treinado para fazer qualquer função.

Ele pode querer você jogando como o Sócrates. Afinal, já até o comparou a você (risos)...

falcão e sandro tottenham
Comparado a Sócrates, Sandro se reúne com outro
grande jogador da geração: o ídolo colorado Falcão

Até comentei isso com a galera aqui, porque o Sócrates jogava mais avançado, mas se estão me comparando a ele é porque devo ter qualidade, né (risos). Ele fez história na Seleção Brasileira, fico feliz por isso, mas não sei se foi algo bem colocado, as características são diferentes. O treinador também comentou que eu tinha que ficar afastado dos clubes de samba daqui de Londres (risos). Jogador brasileiro tem fama de sair, curtir um pouco, mas eu sou tranquilo, sossegado. Ele falou isso porque a imprensa da Inglaterra desde o começo da negociação falva no nome do Sandro, uma jovem estrela do Brasil e, pelo samba ser uma característica do país, acabou dizendo isso. Foi até um pouco engraçado.

Está tranquilo quando o assunto é Seleção Brasileira, afinal, seu nome tem sido presença constante nas listas do Mano...

Estava esperando o momento da convocação e não foi diferente comigo. Fico ansioso para chegar a hora em que meu nome está lá na lista. Só não posso deixar o trabalho cair porque estou indo todas as vezes. Às vezes pensamos que estamos bem e vem outro jogador e rouba o seu lugar. Cada dia, cada treino na Seleção tenho de vir concentrado, para matar um leão mesmo.

Como se desenrolou a história no aeroporto? Foi constrangedor para você não viajar com a equipe para a Alemanha e ter sido avisado somente quando chegou?

Fiquei chateado quando cheguei lá. O treinador falou que eu iria viajar com o grupo, mas o preparador físico disse que eu iria treinar normalmente no clube. Só que quando cheguei no hotel o meu tradutor disse que eu tinha que ir, pois o Tottenham estava interessado na minha rápida adaptação. Só que eu cheguei lá e não era nada daquilo. Fiquei constrangido, mas entendo. Foi falta de comunicação. Voltei e fui treinar.

nasri e sandro, Tottenham x Arsenal
Estreia contra o Arsenal rendeu elogios e o prêmio de melhor em campo, apesar da goleada sofrida (AFP)

Não ter sido inscrito na primeira fase da Liga dos Campeões foi uma decepção para você, comprado por dez milhões de euros?

Foi algo que também me pegou de surpresa. No momento que estou vivendo, com Libertadores nas costas, acho que estaria preparado para qualquer competição, inclusive a Champions League. Mas eles optaram por me deixar de fora dessa lista, a princípio para que ficasse mais no clube. Tomara que a gente se classifique e eu possa ser inscrito na próxima fase. Tenho tido uma adaptação muito rápida, foi ele (técnico Harry Redknapp) que optou por isso, o clube também, e eles ainda estão me pagando (risos). Vou acatar e fazer o que for preciso.

Um recado para os colorados?

Agora estou longe, mas sempre acompanhando o Colorado, dando força para os meus companheiros. Eu nunca vou tirar esse time da minha cabeça, do coração, foram momentos maravilhosos que vivi no Inter. Quero dizer para todos que estou bem aqui também, feliz e curtindo bastante. Quando tiver a oportunidade farei uma visita.

fonte: globo