segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rodada#23: novo líder, jogaços e os efeitos do desgastante setembro

Corinthians passa o Flu após 11 rodadas. E a maratona de jogos nos meios e fins de semana mostra seus efeitos. Veja o golaço, drible, seleção...

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Para o Fluminense, está sendo um Setembro Negro. Para o Corinthians, um mês de ouro que começou com a inesquecível comemoração do centenário. A rodada #23 confirmou uma tendência que vinha sendo desenhada desde o dia 1º. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Prudente, o Timão está na ponta com 44 pontos contra 42 do Flu, que estava na dianteira desde 31 de julho e empatou no inédito Fla-Flu do Engenhão.

Setembro é o único mês de todo o Brasileirão com jogos em todas as datas disponíveis: serão nove rodadas no total. E computados apenas os jogos das primeiras seis rodadas do mês#9, o Fluminense estaria na zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos. O Corinthians teria dez, mesmo com um jogo a menos - a partida contra o Vasco foi adiada por conta das comemorações dos 100 anos.

A rodada#23 confirmou a boa fase de outros seis times que aproveitaram setembro para embalar: Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, São Paulo, Inter e Botafogo. Nenhum deles perdeu no fim de semana.

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO EM SETEMBRO
1º Cruzeiro 16
2º Grêmio e Atlético-PR 13
4º São Paulo 12
5º Inter e Botafogo 11
7º Corinthians 10
8º Santos e Goiás 8
10º Guarani, Vitória e Atlético-MG 7
13º Vasco, Flamengo, Atlético-GO e Palmeiras 6
17º Fluminense e Ceará 5
19º Avaí 2
20º Prudente 1

O confronto entre dois dos times que aproveitaram setembro para avançar na classificação foi um dos dois grandes jogos da rodada#23. Botafogo e Cruzeiro ficaram no 2 a 2 no Engenhão, no sábado, em partida com lances polêmicos e uma grande atuação do argentino Montillo, novo líder do Troféu Armando Nogueira.

O empate celeste fez o time perder um incrível aproveitamento de 100% em setembro. Agora são cinco vitórias e um empate em seis partidas.

O Engenhão foi palco dos dois grandes jogos da rodada. No domingo, os seis gols do eletrizante empate no Fla-Flu tiraram o Tricolor da liderança e deixaram esperançosa a torcida rubro-negra, que chegou a gritar "o campeão voltou" quando o time fez 2 a 1.

São Paulo, Atlético-PR e Grêmio, os três times que completam o G-4 de setembro também venceram na rodada. O triunfo mais significativo foi o do Grêmio, que atropelou o Avaí por 3 a 0 e chegou à 11ª posição, melhor posto desde a 6ª rodada. E o Tricolor gaúcho também tem agora o artilheiro do Brasileirão: Jonas, com 11 gols, um a mais que Washington, do Fluminense.

O Atlético-PR entrou de vez na briga por uma vaga na Libertadores com a vitória sobre o xará de Goiás no sábado: 2 a 1. A reação do Furacão é impressionante. Na 9ª rodada, o time amargava a vice-lanterna do campeonato. Agora, está em sétimo, apenas quatro pontos atrás do Botafogo, que fecha a zona da Libertadores.

Números da rodada

29 gols
49 cartões amarelos
1 cartão vermelho

No Pacaembu, o clássico paulista fez o São Paulo subir para oitavo lugar com a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras. O jogo teve dois grandes personagens: Lucas, que até o meio da semana se chamava Marcelinho, fez um dos gols. E Felipão foi expulso pela segunda vez no campeonato, após reclamar muito por causa da distância em cobranças de faltas a favor do São Paulo.

A rodada teve ainda mais uma vitória do Inter (1 a 0 no Vasco), desmentindo aqueles que achavam que o time não ligaria para o Brasileiro por conta do Mundial da Fifa. O Colorado segue seis pontos atrás do líder Corinthians. E encerrando a invencibilidade do treinador Paulo César Gusmão na edição 2010.

O domingo também registrou mais um capítulo do drama do Atlético-MG, derrotado pelo Vitória por 3 a 2 em Sete Lagoas. Com quatro pontos a menos que o Avaí, primeiro time fora do Z-4 e a dificil missão de pegar o Fluminense no Engenhão na quarta-feira, o Galo só conseguirá terminar setembro fora dos quatro últimos lugares em caso de milagre.

Confira o melhor e o pior da rodada#23 do Brasileirão:

Golaço da rodada:

Aos 41 minutos do segundo tempo no Castelão, Wellington Monteiro dominou a bola na intermediária. Era uma das últimas chances de o Goiás arrancar um pontinho no jogo contra o Ceará. Com algumas opções de passe, ele resolveu arriscar e mandou uma bomba no ângulo de Michel Alves. Empate que valeu muito para um Esmeraldino desesperado pela ameaça de degola.

Seleção da rodada: Renan (Internacional) - 7,5, Alessandro (Botafogo) - 7,5, Rhodolfo (Atlético-PR) - 7,0, Rafael Marques (Grêmio) - 6,5 e Egídio (Vitória) - 8,0; Fábio Rochemback (Grêmio) - 7,5, Elias (Corinthians) - 7,0, Montillo (Cruzeiro) - 8,5 e Lucas (São Paulo) - 8,0; Jonas (Grêmio) - 7,0 e Jorge Henrique (Corinthians) - 7,0. Técnico: Renato Gaúcho (Grêmio) - 7,5

Selebaba: Harlei (Goiás), Bruno Ribeiro (Grêmio Prudente), Renato Silva (São Paulo), Anderson Luiz (Grêmio Prudente) e Ramon (Vasco); Rodrigo Mancha (Grêmio Prudente), Tinga (Palmeiras), Diego Souza (Atlético-MG) e Bernardo (Goiás); Sávio (Avaí) e Caio (Botafogo).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo (Atlético-MG)

Gol perdido da rodada

O desesperado Atlético-MG começou perdendo para o Vitória por 2 a 0. No meio da reação, um ataque puxado pela esquerda fez a bola cair nos pés de Diego Tardell, que tocou no meio para Obina. O Anjo Negro estava a menos de três metros da linha do gol. Mas perdeu o tempo da bola e deixou escapar uma chance inacreditável. O Galo perdeu e segue no Z-4.

Felipão é expulso na partida entre Palmeiras e São Paulo
Felipão é expulso na partida entre Palmeiras
e São Paulo (Foto: Ag. Estado)

Nervosinho da rodada

Felipão foi expulso pela segunda vez desde que voltou ao Brasil. No clássico diante do São Paulo, ele disse que o árbitro José Henrique de Carvalho estava manipulando as distâncias da barreira nas cobranças de falta a favor do São Paulo. Pelo menos a queixa foi original. E o técnico do Palmeiras ameaçou:

- Se for preciso sentar no banco e ver passivo uma situação dessas, melhor ir embora e colocar outra pessoa, sair do país.


Muralha da rodada

Rafael ganhou uma nova chance de defender a meta do Fluminense com a lesão de Fernando Henrique, que fraturou o dedo médio da mão esquerda e dificilmente voltará a atuar neste ano. No Fla-Flu, o novo titular foi buscar três vezes a bola na rede. Mas evitou a derrota tricolor defendendo uma finalização de Deivid na pequena área.


Frango da rodada

O Goiás vive uma situação complicada no Brasileirão, lutando para deixar a zona do rebaixamento. Neste domingo, a equipe somou um ponto fora de casa, ao empatar com o Ceará no Castelão (1 a 1). Mas os torcedores esmeraldinos tiveram motivo para lamentar: a falha do experiente goleiro Harlei no gol do Alvinegro cearense. O arqueiro reconheceu que errou, mas culpou a chuteira. "A trava prendeu no gramado e não consegui sair do lugar", disse.


Drible da rodada

O Atlético-MG foi um dos grandes derrotados da rodada, se distanciando mais da esperada saída do Z-4. Mas, como consolo na derrota por 3 a 2 para o Vitória, ficou um bela imagem: a linda jogada de Neto Berola. O atacante mostrou grande habilidade ao driblar três adversários.


Espectador da rodada

Após o ataque de fúria no jogo contra o Atlético-GO, na última quarta-feira, restou a Neymar assistir em um camarote do Brinco de Ouro da Princesa ao empate sem gols entre Guarani e Santos. A pedido do treinador Dorival Júnior, o jogador foi afastado da partida pela diretoria. A dúvida é se o jovem vai ser liberado para enfrentar o Corinthians, na quarta-feira. Os adversários do Timão pelo título certamente torcem pelo perdão e pela presença do atacante em campo.

fonte: globo