segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Montillo atropela concorrência e é líder do Armandão após 23ª rodada

Argentino do Cruzeiro tinha menos jogos do que o mínimo permitido pela regra do Troféu. Agora, com oito partidas, ele lidera com folga a premiação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Só agora, depois da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meia argentino Montillo está apto a concorrer no Troféu Armando Nogueira. Apesar de ter feito parte de algumas seleções da rodada, o jogador do Cruzeiro ainda não tinha atingido um terço de jogos pelo seu clube, o que só aconteceu após a partida contra o Botafogo. Em mais uma belíssima atuação, o baixinho fez dois gols - um deles de placa -, e recebeu nota 8,5, após avaliação dos especialistas do SporTV e GLOBOESPORTE.COM.

Com a partida diante do Botafogo, Montillo disputou oito dos 23 jogos da equipe no campeonato. Os números são de impressionar: com a média 7,31, ele se torna, disparado, o líder da premiação até agora, atropelando todos que brigavam anteriormente, como seu companheiro de clube Fábio, o atacante Emerson, do Fluminense, e o meia Bruno César, do Corinthians.

Sua menor nota no Troféu Armando Nogueira foi um 6 - recebido em duas oportunidades. Ganhou uma vez a nota 7, duas vezes 7,5 e outras duas vezes 8. Uma dessas foi logo na estreia, diante do São Paulo, no Morumbi. Com ele em campo, o time treinado por Cuca

- Todo gol é especial, não importa como foi feito. Mas eu queria mesmo era a vitória para não deixar o Corinthians se distanciar. Queremos ser campeões. Isso é o que mais importa – disse o meia.

seleção 23ª rodada brasileirãoMontillo é o grande destaque na seleção da 23ª rodada (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

O companheiro de Montillo na armação do time ideal da 23ª rodada faz sua "estreia" no Troféu Armando Nogueira. Lucas, do São Paulo, era conhecido como Marcelinho até a semana passada, quando ele solicitou que fosse chamado por seu nome de batismo. E seu primeiro jogo como Lucas foi marcante. Com um gol, uma assistência e outras belas jogadas, ele foi o melhor são-paulino na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, que coloca o Tricolor novamente na briga por objetivos maiores no campeonato.

Grêmio sobe ainda mais

Até sábado passado, o Grêmio era o único time do Brasileirão que ainda não tinha vencido fora de casa. Uma semana depois, o clube gaúcho conseguiu dois triunfos longe de Porto Alegre. Neste domingo, um placar que demonstrou a autoridade gremista jogando em Florianópolis: 3 a 0 sobre o Avaí, com direito a consagração de um novo artilheiro para o Brasileirão: Jonas.

O atacante fez uma partida praticamente perfeita, aproveitando suas chances com a tranquilidade que só os grandes artilheiros têm. Com dois gols, ele chegou a 11 no campeonato. No Troféu Armando Nogueira, ele é um dos atacantes da rodada com a nota 7 obtida.

Defensivamente, o Tricolor também teve atuação destacada. Por isso, o zagueiro Rafael Marques e o volante Fábio Rochemback estão presentes no time da rodada, com notas 6,5 e 7,5, respectivamente. Também com 7,5, Renato Gaúcho é o técnico da rodada.

Laterais artilheiros e Timão líder

As laterais dessa seleção da rodada estão muito bem servidas. Pela direita, Alessandro, do Botafogo, ficou com 7,5 depois de um golaço no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro. Já na esquerda, Egídio foi ainda melhor: um gol, um lindo passe que originou um pênalti em cima de Elkeson. A nota 8 foi merecida para o melhor jogador do Vitória nos 3 a 2 sobre o Atlético-MG.

O Corinthians, claro, não poderia ficar fora dessa parcial do prêmio após retomar a liderança na tabela de classificação, com 44 pontos. Na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio Prudente, dois nomes entram na relação dos melhores: Elias e Jorge Henrique, ambos com nota 7. Cada um marcou um gol no jogo e os dois foram peças fundamentais para a movimentação e velocidade da equipe treinada por Adilson Batista.

Completam a seleção o zagueiro Rhodolfo, do Atlético-PR, com 7, e o goleiro Renan, do Internacional, com a mesma nota. O curioso é que o camisa 1 do Colorado jogou menos de 45 minutos, pois sofreu uma pancada na cabeça e deu lugar a Pato Abbondanzieri. No entanto, foi ele quem segurou o ataque do Vasco enquanto esteve em campo, fazendo ótimas defesas. No fim, vitória gaúcha por 1 a 0.

fonte: globo