terça-feira, 29 de maio de 2012

Com ‘criatividade’, Bahia repete fórmula de contratações


Tricolor tem apostado em jogadores desconhecidos para reforçar o elenco

Por Raphael Carneiro
Salvador
Comente agora
angioni (Foto: Divulgação/ Site oficial)
Diretor disse que precisa de criatividade para
contratar reforços (Foto: Divulgação/ Site oficial)


A palavra criatividade foi bastante utilizada no Bahia nos últimos dias. Foi com ela que o gestor de futebol Paulo Angioni e o técnico Paulo Roberto Falcão explicaram como seria a tática de contratações para reforçar o elenco na Série A do Brasileiro. Mas a alternativa encontrada pela diretoria tricolor não é tão diferente do que já foi feito no Fazendão.
O clube anunciou nesta segunda-feira a contratação do zagueiro Lucas Fonseca e do volante Val. Ambos disputaram o Campeonato Paulista pelo Mogi Mirim e não tiveram chances em grandes clubes do futebol brasileiro. Prática que se tornou comum no Bahia nos últimos anos.
Contratar desconhecidos e apostar no sucesso deles no Fazendão tem sido uma constante. E com sucesso recente. No ano passado, Paulo Miranda despontou na Série A do Brasileiro e foi para o São Paulo. Este ano, Rafael Donato foi um dos destaques no Campeonato Baiano e despertou o interesse do Flamengo e do Cruzeiro. Coincidência ou não, os dois chegaram como apostas no Bahia, se destacaram e logo deixaram Salvador.
- Espero que possa fazer um grande trabalho aqui e as grandes equipes me vejam para que eu possa conseguir um algo mais. Espero que com essa minha vinda para o Bahia eu possa conseguir algo melhor. Primeiro eu tenho que pensar no Bahia e trabalhar bem para conseguir algo melhor – comentou Val, já com o pensamento em seguir os exemplos recentes.
val bahia (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)O volante Val Abreu foi apresentado nesta segunda-feira (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Apesar do sucesso recente desta política, ela nem sempre teve resultados positivos no Bahia. Aleilson, Cacá e Diego Santos, em 2010, e Bruno Paulo e Pedro Beda, no ano passado, foram exemplos de jogadores que apenas passaram pelo Bahia. Situação bem diferente do atacante Adriano Michael Jackson, um dos destaques da equipe na campanha de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro e que logo depois foi para o Palmeiras.
- Temos que ter a criatividade necessária para encontrar o mecanismo de nos fortalecer. Estou tentando e a qualquer momento a gente vai encontrar jogadores para a posição que a gente necessita. O Brasileiro é extremamente desigual pelo desequilíbrio financeiro que existe, mas estamos buscando soluções para isso – justificou Paulo Angioni na semana passada.
lucas fonseca bahia (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Lucas Fonseca espera ter sucesso no Fazendão
(Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Enquanto Val chegou ao Fazendão com o pensamento de repetir os passos das apostas recentes do Bahia, Lucas Fonseca prefere trilhar outro caminho.
- Penso no presente. O que quero é jogar o meu melhor com a camisa do Bahia. Tenho um ano de contrato e meu futuro depende do que eu fizer dentro de campo neste período – disse.
Já Paulo Miranda, exemplo de quem chegou desconhecido ao Tricolor e se deu bem, deu mostras de que não pensa em retornar tão cedo. Depois de viver um mau momento no São Paulo, o zagueiro recebeu proposta do Bahia, mas descartou a possibilidade.
- Eu lutei bastante na minha carreira para estar em um time grande e, para isso, tenho de saber enfrentar as dificuldades. Daqui, só posso almejar coisas maiores – disse.
Após os anúncios de Val e Lucas Fonseca, a diretoria do Bahia espera anunciar esta semana reforços consagrados. Tática também utilizada no ano passado com Carlos Alberto e Ricardinho.