segunda-feira, 14 de maio de 2012

Santa Cruz estraga aniversário do Sport e comemora bicampeonato


Tricolor vence o Rubro-Negro por 3 a 2 na Ilha do Retiro no dia em que o rival completou 107 anos de existência

Por Franco Benites
Recife
180 comentários
Imagine preparar uma bonita festa, abrir o salão, receber os convidados e ver um penetra estragar tudo. Isso foi o que ocorreu ao Sport neste domingo na Ilha do Retiro. Aniversariante do dia, precisando apenas de um empate para se sagrar campeão pernambucano, o Rubro-Negro perdeu do Santa Cruz por 3 a 2 e viu a torcida coral, em menor número no estádio, sair comemorando o bicampeonato - feito que não conquistava há 25 anos. O detalhe é que antes da derrota para o Tricolor, o Leão não havia perdido nenhum clássico no estadual.
Os dois primeiros gols saíram com um minuto de diferença. Aos 12, o atacante Branquinho abriu o placar para o Santa Cruz em um lance no qual os donos da casa reclamaram impedimento. Aos 13, foi a vez do lateral Moacir empatar.

Ainda na etapa inicial, Dênis Marques desempatou e assumiu a artilharia do Pernambucano. Aos 29 minutos do segundo tempo, quis o destino que Luciano Henrique, ex-jogador do Sport, marcasse o terceiro. Aos 36 minutos, Edcarlos diminiu para o Leão e encheu os torcedores rubro-negros de esperança, mas os 107 anos do clube ficarão mesmo marcados pela perda do título. No fim da partida, o canto de parabéns ecoou, de forma irônica, pela Ilha do Retiro.

Antes da partida começar, o técnico Zé Teodoro, do Santa Cruz, chegou a divulgar uma escalação fictícia na tentativa de driblar o técnico Mazola Júnior, do Sport. Outro fator que chamou a atenção foi um bandeirão erguido pela torcida rubro-negra para lembrar o Dia das Mães: "Mãe do juiz, você também merece um feliz Dia das Mães". A partida teve arbitragem de Sandro Meira Ricci, que este ano passou a fazer parte da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e um público de 31.998 espectadores.
Com o fim do Pernambucano, Sport e Santa Cruz voltam suas atenções para a Série A e Série C, respectivamente. O Leão estreará na elite do futebol nacional contra o Flamengo, no próximo sábado, às 18h30, na Ilha do Retiro. O primeiro jogo do Tricolor na Terceira Divisão será contra o Guarany de Sobral, no dia 27, no Arruda, às 16h.
Sport x Santa Cruz - Moacir (Foto: Aldo Carneiro)Moacir foi autor do gol do Sport na final do Pernambucano (Foto: Aldo Carneiro)FONTE: GLOBO