terça-feira, 29 de maio de 2012

Rodrigo Caetano: 'Antes de ir ao mercado, temos de olhar para baixo'


Com titulares machucados, Flu abastece time profissional com a base. Marcos Junior recebe recado: 'Não pode se deixar deslumbrar'

Por Richard Souza
Rio de Janeiro
Comente agora
Abel Braga gostou do desempenho dos garotos do Fluminense no empate por 2 a 2 com o Figueirense, domingo passado, pela segunda rodada do Brasileirão. Diante das ausências de jogadores como Fred, Deco, Rafael Moura e Rafael Sobis, Marcos Junior, Fábio, Samuel e Matheus Carvalho deixaram boa impressão. Com o departamento médico tricolor cheio, a tendência é que eles tenham novas chances.
RODRIGO CAETANO (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
Rodrigo Caetano ressalta importância de valorizar as categorias de base do Flu
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
Na avaliação do diretor de futebol Rodrigo Caetano, o bom desempenho dos jovens reforça a confiança de Abel no trabalho que tem sido feito em Xerém.

- Claro que é uma questão de necessidade, mas o Abel só utilizou pela qualidade. Este abastecimento é importante e tenho certeza que está bem alinhado com o treinador. Antes de ir ao mercado, temos que olhar para baixo. O Fluminense tem histórico de revelar talentos, e o Abel não utilizaria se não confiasse. Acredito nessa filosofia, que os mais experientes podem sustentar esses meninos. Para você ter uma ideia, temos 30 atletas no grupo profissional e dez foram formados dentro do clube. E todos têm contrato longo – disse o dirigente, durante o lançamento da academia de futebol de Valdir Espinosa, na noite desta segunda-feira, no Rio.

Aos 18 anos, Marcos Junior é quem mais se destaca nesta lista. Abel o classifica como “sangue bom” e acha que o jovem atacante está no caminho certo. Rodrigo Caetano concorda, mas alerta.

- Primeiro ele tem que saber que está no princípio, tem muitas etapas a cumprir. Não pode se deixar deslumbrar. Já vimos casos como o dele aos montes, mas os jogadores não vingaram. Acredito muito que o bom comportamento faça parte da formação de Xerém. Ele só tem que saber que tem que viver as etapas.

Na terceira rodada, o Fluminense vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, no dia 6 de junho. Rodrigo Caetano avalia que aos poucos a eliminação nas quartas de final da Libertadores fica para trás. Ele acredita que o grupo vai responder bem no Brasileiro.

- Dentro do possível estamos superando. Creio que o jogo de risco tenha sido essse contra o Figueirense. Teremos alguns dias até o jogo contra o Santos e certamente dá para voltar o foco totalmente para o Campeonato Brasileiro. E tem que ser assim. Lamentamos, mas temos que pensar na disputa do título e na conquista da vaga para a Libertadores 2013. E o Brasileiro é o nosso único caminho. O Fluminense vai em busca de ser protagonista do campeonato e tem que se fazer presente na Libertadores. Das últimas cinco, participou de três edições.

Depois de folgar na segunda-feira, o grupo tricolor terá mais um dia de descanso nesta terça. A volta ao trabalho será na manhã de quarta.

fonte: globo