segunda-feira, 14 de maio de 2012

Damião repete Baltazar no Gauchão e vira goleador duas vezes seguidas


Após 31 anos, centroavante colorado iguala o feito do "Artilheiro de Deus", ídolo do Grêmio

Por Diego Guichard e Tomas Hammes
Porto Alegre
10 comentários
Após 31 anos, o Gauchão volta a ter o mesmo artilheiro em duas edições seguidas. Leandro Damião, o camisa 9 colorado, repete o feito de Baltazar, ídolo gremista, e termina o estadual como o principal goleador do campeonato de forma consecutiva.
Os números, é verdade, não se aproximam. Em 1980, quando terminou pela primeira vez no topo da artilharia, Baltazar balançou as redes em 28 oportunidades. Damião, em 2011, marcou 17 gols. Um ano depois, o “Artilheiro de Deus”, como o centroavante tricolor era conhecido, fez 20. O goleador do Inter fez 11 no Gauchão deste ano. O último, neste domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias, na vitória que rendeu o 41º título estadual.
- Fiquei duas noites sem dormir após a eliminação para o Fluminense na Libertadores. O gol é para a minha família toda - dedicou o centroavante.
Mas, afinal, qual o motivo para demorar tanto para um goleador repetir o feito? Para Damião, o nível do estadual é muito elevado:
- É difícil jogar o Gauchão. Se o jogador for destaque no Gauchão, atua em qualquer outro campeonato.
Após ter o recorde igualado, Baltazar, que atualmente mora em Goiás, concorda com Damião. E vai além. Segundo ele, as equipes hoje priorizam os sistemas defensivos e dificultam a busca pelos gols:
- Há um equilíbrio maior. O Gauchão está mais difícil e tem muita retranca.
Damião, por sua vez, se sente orgulhoso de terminar novamente como o principal artilheiro:
- Para um centroavante, a artilharia é tudo.
baltazar, campeão pelo grêmio (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Baltazar enalteceu o momento de Damião (Foto:
Divulgação/Site Oficial)
Baltazar comentou sobre o seu feito. Humilde, dividiu os méritos com Tarciso e Eder, com quem teve um excelente entrosamento, quando anotou os 28 gols.

No ano seguinte, relatou que teve mais dificuldades por conta da marcação dos adversários. Nada que o impedisse de marcar 20 gols. O número, apesar de expressivo, foi alvo de brincadeiras do próprio Baltazar:

- Na outra temporada, tivemos um pouco mais de dificuldades, foram só 20 gols (risos). Mas também foi um ótimo número. Foi uma ótima passagem. É bom ser artilheiro em um campeonato tão difícil.

Baltazar demonstrou curiosidade para saber os números de Damião e enalteceu o momento do colorado, sem demonstrar qualquer tipo de vaidade por ver seu feito ser alcançado:

- Isso não mexe comigo não. Os recordes são para serem batidos. O Damião é uma grande realidade, tanto que vem sendo convocado para a Seleção.