sexta-feira, 25 de maio de 2012

Guardiola garante apoio a Vilanova e lamenta desconfiança da imprensa


Treinador do Barça nega rumores de que não teria aprovado a escolha do auxiliar como seu substituto à frente da equipe a partir da próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM
Barcelona
9 comentários
Coletiva Pep Guardiola  (Foto: Agência EFE)
Guardiola brincou ao informar a quantidade de
tempo que passou em coletivas (Foto: EFE)


Na última coletiva de imprensa antes da decisão da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao, em jogo que será disputado nesta sexta-feira, a partir de 16h (de Brasília), em Madri, o técnico Pep Guardiola, do Barcelona, passou a maior parte do tempo tendo que negar que tenha se incomodado com a escolha de Tito Vilanova como seu sucessor no comando da equipe. O treinador garante que aprovou a ideia de ver seu auxiliar no cargo, lembrando que sempre tentou ser verdadeiro em suas inúmeras entrevistas, o que, na opinião de Pep, não foi suficiente para conquistar a confiança dos jornalistas.
- Eu disse a ele que a ideia me parecia muito boa. Quando finalmente decidi sair, disse a Tito que tinha a intuição de que iriam lhe oferecer o cargo. O que eu disse a ele? Que deveria fazer algo que gostasse. Não posso falar outra coisa a alguém que durante cinco anos esteve comigo, que me ajudou tanto a ser treinador e com quem consegui tantas coisas. Quem sou eu para falar para ele fazer isso ou aquilo? A decisão é dele e estarei a seu lado. Espero ter sido suficientemente claro, como tenho tentado nas 546 coletivas de imprensa de 272 horas de duração, o que significam 11 dias inteiros respondendo às perguntas com a verdade. Mas, pelo que se vê, não serviram para que acreditassem em mim - afirmou em tom de brincadeira e desabafo.
O técnico acredita que Vilanova não vai mudar mudar muita coisa dentro da equipe simplesmente por ter sido fundamental em todo o processo que culminou com 13 títulos - a Copa do Rei poderá ser a 14ª conquista da era Guardiola.
- Ele vai receber sua própria herança, porque essa herança também é dele e não corresponde apenas a mim. Tito vai fazer um bom trabalho. Dentro de seis meses não vão precisar mais de mim. Espero que o tema Tito tenha ficado claro e se não, seguramente que ele, com sua sabedoria, saberá esclarecer - garantiu.
Coletiva Pep Guardiola  (Foto: Agência AFP)Fotógrafos registram imagens do técnico antes do início da coletiva (Foto: Agência AFP)
Sobre a final contra o Athletic, Guardiola prevê um jogo bonito, em que as duas equipes estarão sempre buscando o ataque.
- Tenho a impressão de que estamos muito bem preparados para a final. O Athletic é uma equipe com alma e será uma decisão terrivelmente dura. Será uma final muito bonita. Eles atacarão, e nós também - avaliou.
O comandante do Barça espera que as torcidas dos dois clubes, que pertencem a regiões separatistas, não vaiem o hino nacional espanhol. O receio disso fez com que governantes de Madri tentassem até evitar que a partida fosse disputada na capital.
- Não sou partidário de que vaiem o hino.
fonte: globo