Oficialmente, o clube tem 28 títulos. Porém, torcida e dirigentes consideram
os campeonatos de 2004/2005 e 2005/2006, retirados após o 'Calciocaos'
Por GLOBOESPORTE.COM
Turim, Itália
2 comentários
Oficialmente, o Juventus conquistou no último fim de semana, de forma antecipada, o 28º título do Campeonato Italiano ao vencer o Cagliari por 2 a 0. Porém, para torcida e dirigentes foi o 30º scudetto do clube, o que daria o direito de colocar a terceira estrela na camisa.
A inclusão da terceira estrela depende da autorização do Calcio, responsável pelo regulamento da Série A - a cada dez scudettos conquistados, a equipe tem o direito de estampar uma estrela dourada na camisa. Alguns torcedores defendem que a estrela seja adicionada dentro do emblema para “driblar” o regulamento.
No teor da confusão, estão os dois títulos retirados pela justiça italiana (2004/2005 e 2005/2006), por causa do “Calciocaos”, em que o clube de Turim foi acusado de subornar árbitros para manipular resultados da Primeira Divisão. A Velha Senhora acabou inclusive sendo rebaixada para a Série B por causa das acusações.
saiba mais
Após o título conquistado neste domingo, o presidente do Juventus, Andrea Agnelli, mostrou apoio aos torcedores e prometeu uma “surpresa”. Depois do jogo em Sant’Elia, vários cartazes na torcida alvinegra mostravam o número 30, em alusão ao então número de títulos que torcida e dirigentes acham que o clube tem.
- São trinta títulos conquistados em campo. A temporada 2004/2005 não foi alterada e a seguinte não foi investigada. Uma terceira estrela? Os torcedores terão uma bela surpresa com a camisa na próxima temporada. É o título do orgulho recuperado – disse Agnelli, em entrevista coletiva nesta segunda.
O título da temporada 2004/2005 ficou sem um vencedor, enquanto a de 2005/2006 ficou com o Inter de Milão. A ideia de colocar uma estrela surgiu por Umberto Agnelli, presidente do Juventus na década de 1950. Em 1958, com o décimo título do time, Agnelli pôs em prática a ideia.