quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bayern surpreende e anuncia acerto com Pep Guardiola até junho de 2016


Ex-técnico do Barcelona assumirá após a temporada e irá substituir Jupp Heynckes. Alemão se aposentará do futebol depois de 24 anos de carreira

Por GLOBOESPORTE.COM
Munique, Alemanha
499 comentários
Surpresa no mundo da bola. Um dia depois do porta-voz do Bayern de Munique desmentir o interesse em Pep Guardiola com veemência, o clube bávaro confirmou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do ex-técnico do Barcelona, a ser apresentado na próxima sexta. O lado curioso é que, em declarações recentes para a Federação Inglesa (FA), o treinador afirmou que desejava trabalhar em algum clube do Reino Unido. Isso pode até ocorrer, mas agora só a partir de meados de 2016, quando acabará o compromisso firmado com o time alemão.
Guardiola acertou as bases do contrato (cujo os valores não foram revelados) numa reunião com Karl-Heinz Rummenigge, presidente do clube, no fim do ano passado - o que explica o fato de fazer aulas de alemão há dois meses. O técnico, entretanto, assumirá o clube somente em junho, após o término da atual temporada, substituindo Jupp Heynckes. E terá tempo, portanto, para avaliar o elenco com calma.
Pep Guardiola e Jupp heynckes no treino (Foto: Reprodução)Jupp Heynckes abraça Guardiola quando ainda era treinador do Barcelona (Foto: Reprodução)
- Estamos muito felizes de anunciar a contratação de Guardiola, já que foi cobiçado por muitos clubes, e é um sucesso que vencemos essa concorrência. É um dos treinadores mais vencedores do mundo. Pep é um dos treinadores mais vencedores do mundo, e estamos seguros de que dará muito brilho, não só ao Bayern, mas também ao futebol alemão - declarou Rummenigge em um comunicado oficial na página do Bayern.
Jupp Heynckes, de 67 anos, não sairá à toa ou por insatisfação da atual diretoria: o comandante bávaro se aposentará do futebol depois de 24 anos de carreira como treinador - treinou, entre outros clubes, o Real Madrid, onde se sagrou campeão da Liga dos Campeões em 1998. 
Com outras duas passagens pelo Bayern, Heynckes reassumiu o clube em 2011 e levou o time para a final da Champions na temporada passada, perdendo para o Chelsea em plena Allianz Arena, mas ainda não ganhou nenhum título em sua despedida. Muito embora esteja encaminhando a conquista do Campeonato Alemão, com nove pontos de vantagem na liderança após 17 rodadas. Na atual edição do torneio continental, os bávaros enfrentarão o Arsenal pelas oitavas de final, enquanto na Copa da Alemanha o adversário será o arquirrival Borussia Dortmund, nas quartas.
- Entendemos e respeitamos a decisão de Heynckes e para compensá-lo queremos ganhar a Bundesliga de presente - completou Rummenigge, citando a boa margem no Alemão para o vice-líder Bayer Leverkusen.
Ano sabático após o Barça
Prestes a completar 42 anos na próxima sexta-feira, Guardiola não trabalha oficialmente desde maio do ano passado, quando deixou o Barcelona após longa trajetória de sucesso para um ano sabático junto à família em Nova York, nos Estados Unidos. No time catalão, Pep conquistou 14 títulos como treinador em 19 possíveis entre 2008 e 2012, sendo duas Liga dos Campeões da Uefa e dois Mundiais de Clubes da Fifa. A despedida veio com a Copa do Rei de 2011/2012.
De férias, Guardiola viu o seu nome ser ligado principalmente ao futebol inglês, onde nunca escondeu admiração. Entre os bilionários e emergentes Chelsea e o Manchester City, no entanto, Pep optou pela tradição do Bayern de Munique.
Pep Guardiola prêmio Bola de Ouro  (Foto: AFP)Pep Guardiola no prêmio da Bola de Ouro, em sua última aparição no mundo da bola  (Foto: AFP)FONTE: GLOBO