quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palmeiras vai atrás de 14 reforços ainda no 1º semestre, diz presidente


Paulo Nobre fala de pedido do treinador Gilson Kleina, que quer trabalhar com um grupo de 32 atletas nesta temporada

Por Felipe Zito e Gustavo Serbonchini
São Paulo
86 comentários
Paulo Nobre, presidente do Palmeiras (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)
Paulo Nobre terá pouco tempo para montar o elenco
(Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)


A diretoria palmeirense vai ter trabalho para fechar o elenco para esta temporada. Enquanto alguns clubes precisam de peças pontuais para acertar o grupo, o Verdão vai entrar no mercado em busca de nada menos do que 14 jogadores. Pelo menos este foi o pedido do treinador Gilson Kleina para o novo presidente do clube, Paulo Nobre.
– O Kleina queria trabalhar com 32 jogadores na temporada e nós temos 18 (na verdade, tem 27, mas muitos são recém-promovidos da base e outros estão disponíveis para negociação - veja abaixo). Então tem bastante gente ainda para trazer. Mas precisamos trazer com inteligência. Não adianta trazer só para chegar ao número de 32 – disse o mandatário, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Por enquanto, a principal negociação do Palmeiras é a troca de Luan. O Internacional é o time que está mais perto do acerto com o atleta, que pediu para deixar o time da capital. O volante Josimar chegaria para reforçar o elenco do Verdão. A diretoria ainda tenta trazer mais atletas do Inter na negociação. 
A situação do Palmeiras é critica. Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mais de 20 jogadores deixaram a equipe, entre dispensados e atletas com contrato no fim.
Precisamos trazer jogadores com inteligência. Não adianta trazer  só para chegar ao número de 32"
Paulo Nobre
As eleições presidenciais também prejudicaram a reestruturação do elenco. Como o pleito foi na semana passada, já com o Paulistão em andamento, o novo mandatário teve pouco tempo para agir e o anterior estava praticamente impossibilitado de buscar novas peças.
Muito criticado, e sem força política, o ex-presidente Arnaldo Tirone já não tinha plenos poderes para fazer transações no término de seu mandato - precisava de aprovação do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) para contratar reforços.
Paulo Nobre não tem mais a obrigação dessa aprovação, mas encara um mercado sem grandes opções. Além de não ter dinheiro em caixa, o presidente está ciente de que "a maior parte dos jogadores que estavam dando sopa já foi contratada". Nobre busca atletas que venham a baixo custo ou custo zero. A esperança é conseguir jogadores por empréstimo - e pagando apenas os salários.
– Subir para a Série A é obrigação. Não podemos nem pensar em outra coisa. Mas vamos montar um elenco bom para jogar o restante da temporada. Não posso prometer títulos, mas já entramos nas oitavas de final da Copa do Brasil, por exemplo. Ganha um jogo e anima o elenco. Depois embala. A mesma coisa é a Libertadores. Com todo o respeito ao Once Caldas, mas ninguém esperava o título deles em 2004. Eles passaram por Santos, São Paulo e ainda venceram o Boca Juniors na final – diz o presidente.
A carência é em quase todos os setores. Em alguns deles, como no meio de campo, por exemplo, o time conta com os titulares definidos, mas precisa de peças de reposição. Para esta temporada chegaram apenas quatro jogadores: o goleiro Fernando Prass e o lateral Ayrton foram contratados, enquanto os volantes Souza e Wendel retornaram de empréstimo.
O Palmeiras já iniciou o Campeonato Paulista e ainda tem mais três competições pela frente. Além da Série B do Brasileiro, o clube disputará a Copa do Brasil e a Taça Libertadores. O continental começa no dia 14 de fevereiro para o Verdão. A equipe pega o Sporting Cristal às 22h, no Pacaembu.
Elenco que Gilson Kleina tem à disposição
GoleirosFernando Prass, Bruno e Raphael Alemão
LateraisAyrton, Juninho e Fernandinho*
ZagueirosHenrique, Maurício Ramos, Marcos Vinícius, Luiz Gustavo e Leandro Amaro**
VolantesMárcio Araújo, Wesley, João Denoni, Wendel e Souza
MeiasValdivia, Patrick Vieira, Tiago Real*, Bruno Dybal e Diego Souza
AtacantesBarcos, Maikon Leite, Luan**, Vinícius, Caio e Índio
* machucado / ** disponível para negociação

fonte: globo