Jogadores da Premier League já marcaram 32 gols no Mundial, dois a mais que a Bundesliga com menos atletas. Europa domina Top 5, e Brasileirão é só 11º da lista
Por GloboEsporte.com
Rio de Janeiro
7 comentários
Enquanto a seleção da Inglaterra foi eliminada na fase de grupos e fracassou na Copa do Mundo, o futebol do país continua em alta. O Campeonato Inglês, o mais rico do planeta, é o artilheiro do Mundial até o momento com 32 gols marcados por jogadores da Premier League que estão na competição. Entre eles, Van Persie, do Manchester United, é o de melhor desempenho, com três bolas na rede. Em segundo lugar está o Campeonato Alemão, liderado por Thomas Müller, Arjen Robben e Xherdan Shaqiri - trio do Bayern de Munique que soma 10 gols. A Bundesliga acumula 30 tentos, com 21 dos 78 atletas no torneio.
Completa o pódio o Campeonato Espanhol, que tem o Real Madrid como o melhor time da atualidade. Apesar de Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo na última temporada, ter balançado a rede uma única vez na Copa, Benzema, com três gols, e a dupla Messi e Neymar do Barcelona, com quatro cada um, deixaram a Liga BBVA com 23 tentos. Os torneios da França e da Itália aparecem na sequência e fazem das competições europeias soberanas no Top 5 do Mundial. A Ligue 1 já foi às reses 11 vezes, enquanto a Série A, nove.
O Campeonato Brasileiro é apenas o 11° da lista, com três bolas na rede: uma de Fred (Fluminense), uma de Aránguiz (Internacional) e outra de Valdivia (Palmeiras), à frente das competições dos Emirados Árabes, Grécia, Tunísia, Turquia, Argentina, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Escócia e Honduras.
Gols de Schürrle (Chelsea) e Özil (Arsenal) nas oitavas de final contaram a favor da Premier League (Foto: Getty Images)
No ranking dos clubes goleadores do Mundial, o Bayern de Munique segue na liderança após sobrar na primeira fase. O time alemão já soma 14 gols, quatro a mais que o Barcelona, da Espanha. O Manchester United, da Inglaterra, passou em branco nas oitavas de final e estacionou em terceiro lugar, com oito bolas na rede. O espanhol Real Madrid foi a seis, enquanto o inglês Chelsea e o francês Monaco fecham o top 5 com cinco tentos cada - todos da equipe francesa foram marcados por James Rodríguez, artilheiro da Copa.
Campeonato Alemão é o mais eficiente
Se o Campeonato Inglês é o que mais mexeu no placar da Copa, o Alemão foi o mais eficiente na relação bolas na rede x jogadores de competições que tenham no mínimo 10 participantes no Mundial. A Bundesliga marcou 30 gols com 21 dos 78 representantes do torneio. Ao todo, 36 atletas a menos do que a Premier League, que fez 32 com 27 dos 114 competidores e é apenas o quarto no quesito, atrás de Espanha e Portugal. A Liga BBVA tem 23 tentos com 14 dos 64 jogadores, enquanto a Liga Sagres foi às redes oito vezes com seis dos 23 atletas na competição.
Nessa relação, campeonatos como o Francês e o Italiano, que marcaram juntos 20 gols na Copa, caem bastante devido ao grande número de atletas. Assim, é o Brasil que fecha o Topo 5 como o único intruso entre os europeus. O Campeonato Brasileiro marcou três gols com três dos 11 jogadores que atuam em solo nacional. São eles: Jefferson (Botafogo), Victor e Jô (Atlético-MG), Fred (Fluminense), Mena (Santos), Valdivia (Palmeiras), Aránguiz (Internacional), Martín Silva (Vasco), Álvaro Pereira (São Paulo), Lodeiro (Corinthians) e Erazo (Flamengo).
fonte: globo