sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jogadores e torcedores acordam cedo para a 'matinê' da Taça Rio

Sem sono na partida, Léo Guerreiro marca duas vezes na vitória por 2 a 1 do Boavista sobre o Madureira, em Conselheiro Galvão

A Taça Rio começou bem mais cedo para Madureira e Boavista. Por conta de uma liminar obtida pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), que proibiu a realização de jogos entre 10h e 17h no verão, o Tricolor Suburbano, cujo estádio não conta com sistema de iluminação, não abriu mão do mando de campo e teve que fazer a sua estreia na segunda fase do Campeonato Carioca às 8h. A equipe visitante venceu o time da casa por 2 a 1.

E para estar em campo no horário determinado, jogadores e comissão técnica precisaram madrugar. A movimentação no saguão do hotel que serviu de concentração para o Tricolor Suburbano começou às 5h30m. Enquanto alguns hóspedes retornavam para o conforto de seus quartos após terem aproveitado os prazeres da noite carioca, o elenco do Madureira tomava um rápido café da manhã e já se preparava para embarcar no ônibus que os levaria até Conselheiro Galvão.

O ônibus partiu por volta das 6h, chegando ao destino em poucos minutos. Já no desembarque, as entrevistas deixaram claro que a mudança de horário dividiu as opiniões dos tricolores.

Cezar Loureiro/Globo

Torcedores acompanham a vitória do Boavista sobre o Madureira

Diferentemente do técnico Roy e do Presidente Elias Duba, que defendiam a decisão de realizar a partida na parte da manhã, ressaltando a importância de o Madureira não abrir mão do seu mando de campo, Alex Oliveira não ficou nada feliz em ter de sair mais cedo da cama.

- Quem faz isso não entra em campo para jogar, mas infelizmente são determinações que o atleta tem que cumprir. Os caras dão as ordens e a gente tem que abaixar a cabeça - desabafou o meia, na entrada do estádio.

O capitão do Boavista, Santiago, também não estava nada feliz em ter de enfrentar o time de Alex nas primeiras horas da manhã de sábado, e não fez questão de esconder sua insatisfação.

- Dormir cedo é muito difícil, mas ontem fizemos o possível para dormir mais cedo um pouco. Fomos para a cama às 23h e acordamos às 5h20m. Jogar às oito é complicado. Viemos dormindo no ônibus e ainda não conseguimos despertar. Agora vou até o vestiário para jogar água no rosto - disse o jogador minutos antes de entrar em campo.

Curiosamente, o temido sol que motivou a alteração do horário do jogo não deu as caras, e os 629 torcedores presentes no estádio assistiram a uma partida bem movimentada.

Jogando em casa, o Madureira começou partindo para o ataque. Logo aos cinco minutos, o meia Zacarias recebeu cruzamento livre na pequena área, mas cabeceou para fora. O Boavista respondeu com um chute muito forte de Léo Faria, que obrigou o goleiro Jeferson a fazer grande defesa.

Entretanto, uma grande confusão marcou o primeiro tempo. Aos 32 minutos o auxiliar relatou uma ocorrência no banco de reservas do Madureira, e o técnico Roy acabou expulso. O atacante Marcelo Ramos resolveu tirar satisfações com o árbitro, recebeu cartão amarelo e logo depois o vermelho. O incidente deu início a uma confusão generalizada, e o jogo só pôde prosseguir após intervenção da polícia.

- Eu fui questionar o auxiliar sobre a expulsão do técnico Roy e ele não me respondeu nada. Quando virei, vi que tinha recebido o cartão amarelo, e aí sim tive uma reação que justificou a expulsão - explicou o atacante.

Na volta do intervalo, com um homem a menos em campo e sem o técnico no banco de reservas, o Madureira não conseguiu segurar o Boavista, que abriu o placar aos 13 minutos, com Léo Guerreiro. O empate veio sete minutos mais tarde. Edinho acertou a trave e no rebote Derley deixou tudo igual.

Só que a manhã era de Léo Guerreiro. O camisa nove aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, garantiu a vitória do Boavista. Após o gol salvador, jogar as 8h já não era mais uma tarefa tão ingrata.

- Foi um jogo atípico, mas independentemente do horário nós conseguimos fazer uma boa partida e saímos daqui com uma vitória importante. - disse o atacante.

E o atacante não precisou pensar muito para dizer o que faria pelo resto do dia:

- Vou dormir.

O Boavista volta a entrar em campo pela Taça Rio na próxima quarta-feira contra o Macaé, no Estádio Eucyr Resende, em Saquarema. Já o Madureira encara o Flamengo, na mesma data, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã.

Segundo turno - primeira rodada (horários de Brasília)


Sábado, 27/02
8h - Madureira 1 x 2 Boavista
8h - Resende 0 x 3 Bangu
19h30m - Americano x Botafogo
19h30m - Macaé x Flamengo


Domingo, 28/02
17h - Duque de Caxias x América
17h - Fluminense x Friburguense
17h - Olaria x Tigres
19h30m - Vasco x Volta Redonda

fonte: globo