segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

LANCENET! analisa a lista corintiana para a Libertadores

Mano Menezes divulgou os 25 jogadores que serão inscritos; Moacir e Dodô são as surpresas

William, Roberto Carlos, Elias e Ronaldo são os destaques do Corinthians na Libertadores

William, Roberto Carlos, Elias e Ronaldo são os destaques do Corinthians na Libertadores

A competição mais acirrada no Corinthians em 2010 até o momento, foi por uma vaga entre os 25 jogadores que serão inscritos na Libertadores da América. Com 31 atletas no elenco corintiano, Mano Menezes teve de "cortar" seis jogadores.

Como a competição sul-americana começa na próxima quarta-feira para o Corinthians, o clube teve de divulgar a lista com os jogadores que serão inscritos nesta segunda.

As supresas ficaram por conta dos cortes dos estrangeiros Balbuena e Escudeiro e as inscrições do garoto Dodô e de Moacir, recém-chegado ao Corinthians.

O grupo que irá brigar pelo maior objetivo do Corinthians no ano de seu centenário será liderado pelos pentacampeões Ronaldo e Roberto Carlos. Os reforços com experiência na competição, como Tcheco, Danilo e Iarley também qualificam o grupo que byscará o título sul-americano.

Confira uma rápida análisa que o LANCENET! fez dos escolhidos de Mano Menezes.

GOLEIROS:

1 - Felipe: No Corinthians desde 2007, o camisa 1 viveu grandes momentos no clube. Passou pelo rebaixamento e foi crucificado por uma falha na Copa do Brasil de 2008. Entretanto deu a volta por cima. Garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro e foi campeão do Paulistão e da Copa do Brasil em 2009. Neste ano, sua deficiência em saídas de bola voltou à tona.

22 - Julio Cesar: Formado nas categorias de base do Corinthians, Julio, apesar de ter mais experiêncian, disputa com Rafael Santos para ser o reserva de Felipe.

12 - Rafael Santos: Sob o comando de Mano Menezes, tem revezado com Julio Cesar para defender a meta corintiana na ausência de Felipe. Também foi formado na base do clube.

ZAGUEIROS:

3 - Chicão: Chegou ao Timão apenas em 2008 e mesmo assim já é o maior zagueiro-artilheiro da História do clube, com 29 gols marcados. Na ausência de William, assume a braçadeira de capitão. Nesta temporada já marcou dois gols e está muito bem tecnicamente.

4 - William: Capitão incontestável do Corinthians desde que chegou ao clube. Ao lado de Chicão, formou uma defesa segura e entrosada, que atua junto desde o começo de 2008. Já levantou três taças pelo Timão: Série B, Paulistão e Copa do Brasil. Terminou o ano passado com uma lesão no pé, já se recuperou, mas ainda não atingiu o nível que estava no primeiro semestre de 2009.

13 - Paulo André: Chegou emprestado do Le Mans (FRA) para ser o primeiro reserva do Corinthians na Libertadores e tem correspondido. Entra na ausência tanto de Chicão como de William e não compromete. Muito bom no jogo aéreo.

14 - Leandro Castán: Último reforço a chegar neste ano, foi contratado junto ao Barueri para reforçar o setor defensivo, visto que o jovem Renato ainda é muito inexperiente. Fez apenas duas partidas com a camisa do Corinthians, mas sua postura já foi muito elogiada por Mano Menezes.

LATERAIS:

2 - Alessandro: Outro que chegou ao Corinthians quando o time estava sendo reconstruído para disputar a série B se firmou na equipe. O "Guerreiro", como é conhecido entre os jogadores, tem muita moral com o time, a comissão técnica e a torcida. Titular absoluto de Mano, vai bem na defesa e apoia o ataque com eficiência.

6 - Roberto Carlos: A maior contratação do clube para a temporada e, consequentemente, para a diputa da Libertadores. Dono de grande experiência no futebol e de uma vasta lista de títulos, o lateral já mostrou que ainda tem futebol, mesmo aos 36 anos. No Corinthians, já fez seis partidas e não perdeu nenhuma.

24 - Moacir: Foi contratado junto ao Sport e desbancou o paraguaio Balbuena. Tem experiência da última edição da Libertadores, quando seu time foi eliminado pelo Palmeiras. Jogou apenas uma partida pelo Timão e teve desempenho razoável.

16 - Dodô: Ao lado de Moacir, foi a grande suspresa da lista. O jovem lateral-esquerdo. Estreou pelo profissional em 2009 e neste ano jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e em seguida foi reintegrado ao elenco profissional, onde fez apenas um jogo em 2010.

VOLANTES:

5 - Ralf: O primeiro reforço a ser anunciado para a o time que seria formado para a Libertadores. Para a posição que estava carente desde a saída de Cristian, o ex-volante do Barueri vem agrandando e pode assumir a titularidade, deixando Marcelo Mattos na reserva.

7 - Elias: Titular absoluto do Corinthians, o camisa 7 é símbolo do futebol moderno. Elias tanto defende, como ataca muito bem. Em 2009, foi um dos melhores jogadores do Corinhtians e do futebol brasileiro. Neste ano vem recuperando seu bom futebol, após um mediano Brasileirão no final da última temporada.

15 - Marcelo Mattos: Chegou na metade de 2009 para suprir a ausência de Cristian mas não convenceu, tanto que disputa a vaga com Ralf. Conviveu com um sério problema de circulação em ambas as pernas. Curado, já marcou um gol na temporada e possui experiência na Libertadores, o que pode deixá-lo à frente na briga pela posição.

18 - Jucilei: Chegou sem status, mas seu futebol conquistou a torcida corintiana, se tornando o mais novo xodó da Fiel. Ano passado, foi corintiano mais regular no Brasileirão. Em 2010 vem perdendo espaço, mas mesmo assim já marcou um gol na temporada e busca seu lugar na equipe.

25 - Edu: Prata da casa do Timão, retornou da europa com status de reforço de peso, mas ainda não mostrou a que veio. Conviveu com muitas lesões e ainda não conseguiu fazer uma boa partida pelo Corinthians. Se esperava que fosse titular na Libertadores, mas dificilmente brigará por uma vaga.

MEIAS:

8 - Tcheco: Homem de confiança de Mano Menezes desde os tempos de Grêmio, o experiente meia foi um dos reforços de peso que chegaram para a competição. No início chegou a ser contestado pela torcida, mas algumas boas partidas depois já recuperou a confiança da Fiel.

10 - Danilo: Com história no rival São Paulo, Danilo é outro reforço que chegou com vasta experiência na Libertadores. Pelo Tricolor, já foi campeão da competição. No Corinthians, uma ótima exibição no clássico contra o Palmeiras, já fez o meia cair nas graças dos corintianos.

21 - Morais: Brigou por uma das últimas vagas na lista. Ganhou o lugar por sua últimas exibições, principalmente no bom jogo que fez contra o Mogi Mirim. Também está no grupo desde o acesso à Série A e para muitos, ainda deve futebol.

20 - Defederico: Outro que chegou com muito status e acabou perdendo espaço no time. A diretoria e o marketing apostam muito no argentino, que chegou a fazer bons jogos no final de 2009, quando ganhou a posição de titular. Neste ano, voltou para a reserva e fez poucos jogos pelo Corinthians

ATACANTES:

9 - Ronaldo: Maior astro e grande esperança de gols da equipe corintiana na competição sul-americana. O Fenômeno está sendo preparado para manter o foco na Libertadores, título que ainda não possui, garantiu que irá se aposentar no Corinthians e quer uma grande conquista para encerrar bem a vitoriosa carreira. Em 2010, marcou apenas um gol em duas partidas disputadas.

23 - Jorge Henrique: Favorito da torcida corintiana, o baixinho vem se destacando no Corinthians em 2010. Na última temporada já era decisivo, mas neste ano tem se tornado fundamental ao time. Mano Menezes já afirmou diversas vezes que é um dos jogadores mais importantes para a equipe alvinegra. É o artilheiro do Timão em 2010, com três gols.

11 - Iarley: Com grande experiência na Libertadores, Iarley já foi campeão com o Internacional e vice com o Boca Juniors (ARG), o atacante chegou para reforçar o ataque corintiano. Marcou o primeiro gol corintiano no Paulistão e tem a confiança de Mano Menezes.

17 - Dentinho: Jovem atacante formado nas categorais de base co Corinthians, perdeu espaço com a chegade de Defederico, Iarley e cia. Em 2009, foi titular nas campanhas dos títulos Paulista e da Copa do Brasil, mas neste ano ainda não apresentou um bom futebol e quase foi vendido para o Fenerbahçe (TUR).

19 - Souza: O mais contestado do elenco corintiano, Souza ainda não conquistou a confiança dos torcedores. Único centroavante do elenco, que pode fazer a função de "pivô", o atacante, que é muito querido pelo grupo, já marcou dois gols no Paulistão 2010.

fonte: lance