A Nike vai apresentar nesta quinta-feira, em Londres, na Inglaterra, a primeira “chuteira inteligente”, capaz de analisar o tamanho da grama de cada campo de futebol e ajustar, automaticamente, a altura das travas. A novidade vai estar disponível para poucos jogadores na próxima Copa do Mundo, entre eles, os brasileiros Luís Fabiano, Robinho e Adriano. Kaká, que tem contrato com outra empresa, não vai usá-la.
O anúncio oficial vem sendo guardado a sete chaves pela Nike, que na divulgação internacional do evento diz que “vai ser escrito um novo capítulo da história do futebol”. O astro português Cristiano Ronaldo será a grande estrela da festa. A chuteira tem uma lógica parecida com o antigo sistema de tração dos carros da Fórmula 1, que corrigia os desníveis do asfalto das pistas, evitando com que os pneus perdessem o contato com o solo. O sistema foi proibido pela Federação Internacional de Automobilismo no final de 2007.
Após o atacante pisar no campo de jogo, a chuteira reconhece se o gramado está mais alto ou baixo e faz um ajuste automático para ficar na altura pré-determinada e desejada por cada jogador. Apenas as estrelas patrocinadas pela empresa vão receber o novo modelo da linha Mercurial, já que ela também é planejada para permitir mais velocidade aos atletas.
Além dos três atacantes da seleção brasileira, Alexandre Pato e Ronaldo Fenômeno também vão receber a novidade, assim como o português Cristiano Ronaldo, o inglês Wayney Rooney, o argentino Sergio Aguero, entre outros. Cada chuteira tem o formato preciso do pé de cada jogador.
fonte: globo