Cinco alvinegros são escolhidos, além do técnico Joel Santana. Jefferson é apontado o mellhor jogador, e Love ganha o prêmio de Craque da Galera
A seleção do Campeonato Carioca 2010 foi escalada nesta segunda-feira, em um evento realizado em uma casa de shows do Rio de Janeiro. E foi uma verdadeira celebração do Botafogo, clube campeão estadual depois de conquistar a Taça Guanabara e a Taça Rio. Cinco jogadores alvinegros foram escolhidos os melhores de suas posições, além do técnico Joel Santana, que foi o mais aplaudido da noite. O goleiro Jefferson foi apontado o craque, e o atacante Caio, a revelação. Vagner Love foi eleito o "Craque da Galera". Na cerimônia, o Botafogo também recebeu, oficialmente, a taça do Estadual.
André Silva, vice de futebol do Botafogo, e o presidente Maurício Assumpção erguem a taça do Carioca
O Botafogo escalou no selecionado o goleiro Jefferson, o zagueiro Fábio Ferreira, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Herrera. O Flamengo emplacou três representantes (Léo Moura, Willians e Vagner Love), um a mais que o Vasco (Thiago Martinelli e Philippe Coutinho). O meia Conca foi o nome do Fluminense na lista.
Na disputa do "Craque da Galera", a torcida do Flamengo ajudou Vagner Love a ser o primeiro colocado, com 47,6% dos votos, superando os outros dois finalistas: os botafoguenses Jefferson (30%) e Herrera (22,6%).
A torcida alvinegra compareceu em maior número do que as demais, e vibrou muito com seus atletas. A apresentadora do Globo Esporte, Glenda Kozlowski, e o ator Eri Johnson foram os anfitriões da festa.
Os jogadores do Flamengo não compareceram, já que a delegação rubro-negra seguiu na noite desta segunda-feira para São Paulo, onde na quarta o time enfrenta o Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores. A presidente Patrícia Amorim representou o clube. Nenhum atleta do Fluminense se fez presente. Somente o mandatário Roberto Horcades.
Fernando Prass, Titi, Thiago Martinelli, Carlos Alberto, Philippe Coutinho e Dodô, os atletas do Vasco que estavam participando da eleição, chegaram junto ao evento em uma van do clube. Eles estavam concentrados para o jogo contra o Vitória, quarta-feira, pela Copa do Brasil, e foram liberados pela diretoria para prestigiar a festa.
Confira os concorrentes em cada posição. Em negrito, os que foram escolhidos como os melhores, seguidos pelos segundos e terceiros colocados:
Goleiro: Jefferson (Botafogo), Bruno (Flamengo) e Fernando Prass (Vasco)
Lateral-direito: Léo Moura (Flamengo), Mariano (Fluminense) e Alessandro (Botafogo)
Zagueiro 1: Fábio Ferreira (Botafogo), Gum (Fluminense) e Titi (Vasco)
Zagueiro 2: Thiago Martinelli (Vasco), Antônio Carlos (Botafogo) e Ronaldo Angelim (Flamengo)
Lateral-esquerdo: Marcelo Cordeiro (Botafogo), Juan (Flamengo), Gérson (América-RJ)
Volante 1: Leandro Guerreiro (Botafogo), Diguinho (Fluminense) e Somália (Botafogo)
Volante 2: Willians (Flamengo), Evérton (Fluminense) e Leandro Teixeira (Duque de Caxias)
Meia 1: Conca (Fluminense), Carlos Alberto (Vasco) e Jones Carioca (América-RJ)
Meia 2: Philippe Coutinho (Vasco), Caio (Botafogo) e Vinicius Pacheco (Flamengo)
Atacante 1: Herrera (Botafogo), Fred (Fluminense) e Dodô (Vasco)
Atacante 2: Vagner Love (Flamengo), Loco Abreu (Botafogo) e Adriano (Flamengo)
Técnico: Joel Santana (Botafogo), Andrade (Flamengo) e Gabriel Vieira (América-RJ)
Árbitro: Gutemberg de Paula, Marcelo de Lima Henrique e William de Souza Nery
Assistente: Wagner de Almeida, Ricardo Maurício de Almeida e Jackson Massara dos Santos
Árbitro revelação: Carlos Eduardo Nunes Braga
Atleta revelação: Caio (Botafogo)
Craque da Galera (voto popular): Vagner Love (Flamengo - 47,6%), Jefferson (Botafogo - 30%) e Herrera (Botafogo - 22,4%)
FONTE: GLOBO