quarta-feira, 5 de maio de 2010

Roma e Inter de Milão brigam pela Copa da Itália de olho no Scudetto

Times disputam o título do torneio nesta quarta-feira no estádio Olímpico, mas com o pensamento no Campeonato Italiano


O Roma e o Inter de Milão (15:45hs) se enfrentam nesta quarta-feira na final da Copa da Itália em uma partida que servirá também como termômetro para medir as possibilidades de ambas as equipes com relação ao Campeonato Italiano. Separados por dois pontos na reta final da competição principal, faltando duas rodadas, a vitória na Copa da Itália, além de representar um título, pode dar uma injeção de moral tanto para o Roma como para o Inter, que colocarão em jogo toda a temporada nos próximos dias.

Agência/Getty Images

Os brasileiros Julio César e Juan se enfrentarão nesta quarta-feira pela final da Copa da Itália, em Roma

Na decisão deste ano, os times reeditam um confronto que se repetiu em quatro das últimas cinco edições do torneio. Nos dois primeiros encontros, o triunfo ficou com o time de Milão, enquanto nos dois mais recentes o título foi para Roma.

Neste ano, o jogo será realizado em jogo único, no estádio Olímpico, casa do Roma, o que desagradou a seus adversários

As estatísticas favorecem o time dos brasileiros Júlio Sérgio, Doni, Artur, Juan, Rodrigo Taddei e Júlio Baptista, que disputará sua 17ª final de Copa da Itália e que é, junto ao Juventus, o clube com mais títulos na competição (nove).

- Para nós, conquistar o título aqui em Roma, já que o jogo será aqui em nosso estádio, terá uma importância maior. Quando um time ganha dez Copas da Itália coloca uma estrela no peito e a gente vai tentar colocar esta estrela - disse Taddei, que conquistou duas vezes o torneio.

O técnico do Roma poderá contar com o atacante Mirko Vucinic, recuperado de problemas musculares. A única ausência deve ser do lateral Marco Cassetti, suspenso.

O meio-campo chileno David Pizarro, que desfalcou a equipe na vitória contra o Parma, por lesão, também volta.

Lúcio fora da final contra o Roma

O Inter chega para a final com o desfalque do zagueiro brasileiro Lúcio, que sentiu uma fadiga muscular e foi vetado pelo departamento médico do clube.

Quem volta é o macedônio Goran Pandev. Assim, a única dúvida do técnico José Mourinho é mesmo na zaga, para escolher o substituto do capitão da seleção brasileira. Materazzi e Ivan Córdoba disputam a vaga.

O Internazionale eliminou a Fiorentina nas semifinais da Copa da Itália e tentará conseguir em Roma o primeiro dos três títulos que ainda disputa nesta temporada. O time, que também conta com os brasileiros Júlio César, Maicon e Thiago Motta, ainda concorre no Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões da Europa, na qual disputará a final contra o Bayern de Munique, no próximo dia 22.

Prováveis escalações:

Roma: Julio Sergio; Burdisso, Mexes, Juan e Riise; Taddei, Pizarro, De Rossi; Totti, Vucinic e Toni.

Inter de Milão: Julio César; Maicon,Ivan Córdoba, Samuel e Zanetti; Stankovic, Cambiasso, Thiago Motta e Sneijder; Eto'o e Milito.

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália), auxiliado por seus compatriotas Luca Maggiani e Elenito Di Liberatore.