segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil x Chile coloca Bravo mais uma vez no caminho do carrasco Robinho

Atacante da seleção brasileira já marcou sete gols no goleiro chileno, terceiro mais vazado da história. Jogo vale pelas oitavas de final da Copa

Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas Direto de Joanesburgo, África do Sul

Robinho disputa bola jogo Coréia do NorteRobinho em ação pela seleção (Foto: Getty Images)

Bravo. O goleiro do Chile tem nome de colocar medo nos adversários, mas não na seleção brasileira. É claro que o discurso de respeito predomina no lado verde e amarelo, mas o retrospecto do duelo mostra que o Brasil é o favorito nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, às 20h30m (15h30m de Brasília), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Até porque terá Robinho no ataque.

Está aí, aliás, um nome que bota medo. Especialmente em Claudio Bravo, goleiro e capitão da seleção chilena. Nos últimos cinco jogos que fez contra o Brasil, ele sofreu sete gols de Robinho. Por sinal, se fizer mais um gol contra o rival sul-americano, o atacante do Santos se torna, ao lado de Pelé, o maior carrasco brasileiro dos chilenos. O jogador, porém, prefere não dar tanta bola para estatísticas.

- Eu sempre tive sorte contra o Chile. Preparo-me igual para todos os jogos, mas tive a felicidade de fazer muitos gols contra eles. Cada jogo tem uma história, e espero que esta seja favorável. Se eu puder fazer gol, ótimo. Mas se não der e o Brasil se classificar, estará bom também – afirmou o camisa 11, que até agora não balanou as redes no Mundial. Só Luis Fabiano (2), Elano (2) e Maicon marcaram.

Voltando a Bravo, o capitão chileno é o terceiro goleiro que mais vezes sofreu gols da seleção brasileira na história. Foram 20 no total. Em números absolutos, ele só perde para o paraguaio Gato Fernandez (28) e para o uruguaio Roque Maspoli (27). Mas na média ele é o líder. São quatro gols por jogo. O Chile, por sinal, tem sido o rival predileto da seleção brasileira na era Dunga.

São cinco jogos e cinco vitórias, 20 gols marcados e apenas três sofridos. Começou com uma goleada de 4 a 0 em amistoso, na Suécia, em 2007. No mesmo ano, pela Copa América, dois confrontos: 3 a 0 na primeira fase e 6 a 1 nas quartas de final. Pelas eliminatórias da Copa do Mundo, mais dois triunfos. Um por 3 a 0 em Santiago, no Chile, e outro de 4 a 2, em Salvador.

- A estatística não serve para nada. Temos de respeitar todos os adversários. Jogamos bem os últimos jogos e ganhamos por merecimento. Nossa próxima partida é contra o Chile e precisamos respeitar os adversários. Mas o Brasil vai para cima, como tem feito em todos os jogos – opinou Robinho.

Desfalques e retornos
Para as oitavas de final, o técnico Dunga poderá contar com um importante reforço: Kaká. O meia do Real Madrid está de volta à equipe titular depois de perder o jogo com Portugal por estar suspenso. Ele havia levado um cartão vermelho na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, na segunda rodada do Grupo G.

Assim, Julio Baptista, que o substituiu no empate com os lusitanos, volta ao banco de reservas, desde que tenha condições. Ele sofreu uma pancada no joelho esquerdo e pode desfalcar o grupo. Ele será reavaliado, mas provavelmente será poupado. O mesmo deve acontecer com Felipe Melo.

Segundo informações do repórter Tino Marcos, da TV Globo, o volante está fora da partida. No jogo com Portugal, ele sentiu uma pancada no tornozelo esquerdo, depois de uma entrada de Pepe. Nesse caso, o provável substituto seria Josué. Foi ele quem entrou no lugar de Felipe Melo ainda no primeiro tempo da última partida.

Temos de esquecer o passado. O que fizemos já passou"
Gilberto Silva

Outro que será avaliado, mas provavelmente estará de volta, é Elano. Recuperado de uma contusão no tornozelo direito, sofrida no duelo com a Costa do Marfim, ele deve ser escalado. Portanto, Daniel Alves voltará ao banco de reservas.

Problemas na zaga para Bielsa

Do lado do Chile, o técnico Marcelo Bielsa poderá contar com o retorno do volante Carmona e do meia Matías Fernandez. Por outro lado, os zagueiros Ponce e Medel são os desfalques da vez. Os dois estão suspensos. A boa notícia é a volta do centroavante Suazo, artilheiro das eliminatórias, com dez gols. Ele se recuperou de problemas no ombro e na coxa esquerda e entra no lugar do ex-palmeirense Valdivia.

Para recompor as duas baixas na zaga, o argentino Bielsa terá de improvisar. Vai escalar o lateral-esquerdo Jara ao lado de Contreras.

fonte: globo