segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chile usa psicologia para espantar 'trauma' contra o Brasil

Bielsa reforça importância da conversa para estimular ainda mais os atletas a apagar maus resultados

Por Carlos Augusto Ferrari Direto de Joanesburgo, África do Sul

Humberto Suazo Marcelo Bielsa atendimento ChileMarcelo Bielsa conversa com Suazo: conversa para
superar derrotas passadas (Foto: EFE)

Marcelo Bielsa não quer tratar a partida desta segunda-feira, às 15h30min (20h30min na África do Sul), no Ellis Park, como uma possível vingança de chilenos contra brasileiros. Mas o treinador pretende usar a psicologia para motivar ainda mais seus jogadores a acabarem com a série de resultados ruins contra o Brasil, justamente no encontro mais valioso, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

- O aspecto psicológico sempre é importante em uma competição. Ele atua como um estímulo e uma possibilidade de reverter uma situação que conta com antecedentes negativos - afirmou.

Desde a derrota para a Espanha, pela última rodada da primeira fase, Bielsa vem conversando diariamente com o grupo a necessidade de, enfim, obter um triunfo sobre os brasileiros. Nos últimos cinco encontros, foram cinco vitórias dos comandos de Dunga.

- Não podemos entrar pessimistas no campo por termos perdidos outros jogos - acrescentou o comandante, nascido na Argentina.

Mesmo com projeções otimistas, Bielsa prega respeito à seleção brasileira pelos cinco títulos mundiais e por estar novamente cotada para vencer a Copa.

- Nunca se ignora e sempre se respeita o rival que tem, ainda mais o Brasil pelas dimensões que tem. Mas, humildemente, aspiramos buscar um espaço para nós - completou.

fonte: globo