terça-feira, 14 de setembro de 2010

Preparado para a ‘dobradinha’, Inter de Milão quer estabelecer nova marca

Nerazzurri podem se sagrar bicampeões da Champions pela primeira vez desde mudança de regulamento, em 1992. Milan foi o último a atingir feito

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

A receita do sucesso está mantida. Campeão de quase tudo que disputou desde a última temporada - exceção à Supercopa da Europa -, o Inter de Milão não perdeu nenhum de seus craques para lutar pelo bicampeonato da Liga dos Campeões. É bem verdade que a perda de seu maior astro, o técnico José Mourinho, pode influenciar diretamente no rendimento da equipe, mas as previsões iniciais são de que o favoritismo nerazzurri está mantido. O objetivo é conquistar a chamada “dobradinha”.

Zanetti ergue a taça de campeão da liga dos campeõesO capitão Javier Zanetti ergue a taça de campeão da Liga dos Campeões após 45 anos de espera (Getty)

O substituto, o espanhol Rafael Benítez, tem no currículo dois títulos europeus - um pelo Valencia e outro pelo Liverpool -, mas luta contra a desconfiança da torcida e da imprensa em geral após um fim de passagem nada empolgante na Inglaterra. Os jogadores apoiaram a decisão da direção em contratá-lo.

Ruud Gullt Milan 1991Ruud Gullit levanta o troféu do Mundial, em Tóquio:
holandeses levaram Milan ao bi da Champions (AFP)

– É um treinador que tem a mentalidade certa para orientar grandes clubes. Não gosta de perder, é extremamente profissional e conversa bastante com os jogadores. Esperamos vir a ter uma temporada tão bem-sucedida como a última – disse o goleiro Julio Cesar, acompanhado pelo compatriota Maicon.

– É um excelente treinador e está habituado a vencer competições importantes como a Liga dos Campeões. Conseguimos vencer na última temporada de forma merecida, pois eliminamos equipes candidatas ao troféu, mas vimos o quanto é complicado defender esse título – afirmou o o lateral-direito, em entrevista ao site oficial da Uefa.

A conquista de um bicampeonato de forma consecutiva, de fato, seria inédita desde a mudança do regulamento da Champions, em 1992. A última equipe a atingir tal feito foi justamente o maior rival: o Milan de 1989 e 1990, comandado pelos holandeses Van Basten, Gullit e Rijkaard. Antes, na década de 60, o próprio Internazionale havia conquistado os seus únicos dois títulos da mesma forma (1964 e 1965). Mas agora são épocas diferentes, notadas pelo equilíbrio.

Todos os campeões seguidos
Milan 1989/90
Nottingham Forest 1979/80
Liverpool 1977/78
Bayern de Munique 1974/75/76
Ajax 1971/72/73
Inter de Milão 1964/65
Benfica 1961/62
Real Madrid 1956/57/58/59/60

– Durante dois anos sofremos bastante ao sermos eliminados nas oitavas de final. A motivação é um fator indispensável e, quanto vestimos a camisa do Inter, ela está sempre em alta. Queremos fazer aquilo que poucas equipes conseguiram – contou Maicon.

– A equipe é forte, repleta de excelentes jogadores. Vivemos grandes momentos na temporada passada, vencemos tudo o que havia para ganhar e espero que continuemos assim – encerrou Julio Cesar.

Os craques já estão de prontidão para tentar estabelecer a nova marca. A largada oficial será nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), contra o Twente, na Holanda. E, no que depender de Julio Cesar, Maicon, Lucio, Sneijder e Diego Milito, a brincadeira só terá fim no dia 28 de maio de 2011, em Wembley.

Maicon no treino do Inter de Milão
Elenco do Internazionale treina para a estreia contra o Twente, nesta terça, na Holanda (Foto: AFP)
FONTE: GLOBO