Esquina no centro de São Paulo, onde o Timão foi fundado, está totalmente renovada. Cerimônia teve lembrança de torcedora morta no Show da Virada
No primeiro dia de centenário, o Corinthians tratou de cuidar bem de seu passado. Em uma cerimônia emocionante, o presidente Andrés Sanches comandou a apresentação do novo marco da fundação do Timão, na esquina das ruas Cônego Martins e José Paulino, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. À luz de um lampião, assim como há 100 anos, o monumento foi revitalizado, ganhou grades de proteção e novas placas indicativas.
Andrés Sanchez ao lado do marco de fundação do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Segundo a Polícia Militar, cerca de 5 mil corintianos compareceram ao local. Depois, todos saíram em carreata para o Parque São Jorge, onde o "Abraço Fiel" será realizado no entorno do clube.
Clique e veja a galeria de imagens da cerimônia
Andrés esteve acompanhado dos ex-jogadores Biro-Biro e Neto, que já haviam roubado a cena no Show da Virada, entre terça e quarta-feira, no Vale do Anhangabaú. Antes do discurso de Andrés, um minuto de silêncio foi respeitado pela morte de Amanda Ferraz Geremias, de 21 anos, que foi atropelada pelo ônibus do Corinthians no Show da Virada.
- Estamos muito tristes e o que aconteceu foi uma infelicidade. O Corinthians fará tudo o que for necessário para dar assistência à família da vítima - garantiu Andrés.
Às 19h10m em ponto (alusão a 1910, ano do nascimento do Alvinegro), os organizadores do evento retiraram a capa preta que envolvia o marco. Com muitos aplausos e uma grande queima de fogos, os corintianos entoaram o hino do clube e cantaram músicas alusivas ao centenário.
A aglomeração causou certa confusão em volta do monumento, pintado de preto e branco. Primeiro, os fogos e sinalizadores estavam muito perto da torcida. Um deles chegou a atingir Andrés Sanches, que acabou levando na esportiva. Depois, alguns torcedores tentaram subir na placa indicativa da esquina e acabaram repreendidos pelos demais. Um deles quase quebrou o lampião que simboliza a fundação do Corinthians.
- É mais um sonho que realizamos, pois essa questão do marco era algo que me cobravam muito. Estou muito feliz - completou Sanches.
fonte: globo