Time de Mourinho e CR7 precisa vencer Bilbao para assegurar caneco de modo antecipado. Bascos, entretanto, prometem atrapalhar merengues
Por GLOBOESPORTE.COM
Bilbao, Espanha
4 comentários
saiba mais
Com duas rodadas de antecedência, o Real Madrid pode confirmar nesta quarta-feira o título do Campeonato Espanhol. O caneco será dos merengues no caso de vitória sobre o Athletic Bilbao, no estádio San Mamés, cujo apelido é “Catedral”. O duelo no País Basco, marcado para 17h (de Brasília), será acompanhado em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM.
No entanto, a conquista pode sair horas antes caso o Barcelona, que está a sete pontos do líder Real (84 a 91), perca para o Málaga, às 15h, no Camp Nou. As partidas são válidas pela 20ª rodada da competição, que deveria ter sido disputada no dia 22 de janeiro e não aconteceu devido a uma greve de jogadores na época.
“Catedral” pode virar inferno
No entanto, a vida do Real não será fácil diante do Bilbao. Na atual temporada, a equipe do técnico argentino Marcelo Bielsa eliminou clubes como Manchester United, Schalke 04 e Sporting Lisboa na Liga Europa – competição na qual é finalista.
Além disso, existe a tradicional rivalidade entre bascos e madridistas, que remonta a décadas em que o Athletic brigava sempre pelo título espanhol e se tornara foco de combate ao regime do ditador Franco, que foi por diversas vezes associado à hegemonia do Real nos Anos 50 e 60.
E a rixa ganhou mais pimenta nos últimos meses. O motivo? A recusa do Real Madrid em ceder o Santiago Bernabéu para a final da Copa do Rei, na qual o Bilbao vai decidir com o Barcelona no próximo dia 25 de maio. Por isso, os bascos prometem transformar a “Catedral” em um “inferno” para o time de José Mourinho. O treinador, entretanto, não mostra preocupação com isso.
- Será uma partida difícil. Mas gosto de jogar em Bilbao, um estádio “boleiro”, no qual (a torcida) vai até a morte com seu time. O Real Madrid se sente bem em estádios assim – observou o “Special One”.
Real sem Di María
Para o quente duelo, que pode assegurar o 32º título espanhol da história do Real Madrid, o treinador português não terá à disposição o meia-atacante argentino Di María. Callejón e Granero disputam a posição. Kaká, que segue na mira do PSG, deverá ficar no banco de reservas.
Quem está mais do que confirmado na equipe titular é Cristiano Ronaldo, que vai a San Mamés com outro objetivo além de sagrar campeão nacional: bater Messi na artilharia do torneio. Ambos somam 43 gols e já são os recordistas em uma única edição do Espanhol.
Prováveis escalações:
Athletic Bilbao: Iraizoz, Iraola, Ekiza, San José, Aurtenetxe; Javi Martínez; Susaeta, De Marcos, Muniain, Ibai Gómez; Llorente.
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos, Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Granero (Callejón); Özil, Cristiano Ronaldo e Benzema.
FONTE: GLOBO