sexta-feira, 12 de abril de 2013

Basel elimina o Tottenham nos pênaltis e está na semifinal da Liga Europa


Clube suíço terá a companhia de Benfica e Fenerbahçe, além do Chelsea


Liga Europa - Basel (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
No jogo mais emocionante nas quartas de final da Liga Europa, Basel e Tottenham repetiram, nesta quinta-feira, o 2 a 2 do jogo de ida, e a volta, na Basileia, foi para os pênaltis. Na disputa, Huddlestone e Adebayor perderam, eliminando o time de Londres. Os suíços fizeram 4 a 1, e passaram à semifinal pela primeira vez na história. Mais cedo, o Chelsea perdeu de virada para o Rubin Kazan, mas se classificou e será o único representante da Terra da Rainha. Fenerbahçe e Benfica também passaram.

Dois erros foram fundamentais nos primeiros gols na Suíça. O primeiro foi do Tottenham: falha da defesa do Basel, que não cortou bom passe de Vertonghen. A bola ficou com Dempsey, que limpou o goleiro e chutou. Pouco depois, Dembélé errou passe fácil, Streller achou Salah, um dos destaques no jogo de ida, e o Basel alcançou o empate. O 1 a 1 dava a classificação aos donos da casa.

Logo no início do segundo tempo, o Basel voltou a atacar e teve o domínio do jogo, que era dos Spurs na primeira etapa. Em bola parada, veio o gol. Friedel rebateu e Dragovic completou para o gol.

Mas o americano Dempsey seria o personagem para garantir pelo menos prorrogação aos ingleses. Ele recebeu lançamento e chutou de forma esquisita, de bico mesmo.

Ainda antes do fim do tempo normal, o zagueiro Vertonghen foi expulso, o que poderia facilitar a tarefa do Basel. E os suíços tiveram o domínio na prorrogação, o Tottenham só conseguia sair no contra-ataque. Mas não teve gol, e a disputa foi para os pênaltis.

Na disputa das penalidades máximas, Huddlestone foi o primeiro a perder, Sommer defendeu, e Adebayor isolou. O Basel não desperdiçou nenhuma cobrança, e Diaz marcou o quarto pênalti, sendo o herói.
As outras partidas foram definidas no tempo normal. O Newcastle não passou de um empate com o Benfica em 1 a 1 e está fora. Os Encarnados chegaram a temer, pois perdiam por 1 a 0 (gol de Cisse após bobeada da defesa lisboeta), mas Salvio garantiu a vaga no fim.

Outro empate em 1 a 1 na Itália e sem torcida. A Lazio foi punida, e foi eliminada pelo Fenerbahçe, já que havia perdido em Istambul por 2 a 0. Lulic e Erkin marcaram.

fonte: LANCE