sexta-feira, 12 de abril de 2013

EMBALADO PELA TORCIDA, PALMEIRAS BATE LIBERTAD E AVANÇA ÀS OITAVAS

Verdão fica quase todo o segundo tempo com um a menos, mas vence na raça e agora depende das próprias forças para fechar a chave como líder

torcida festa Palmeiras jogo Libertad (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Alegria, frustração, confiança e superação. Principalmente superação. A história do Palmeiras na primeira fase da Taça Libertadores 2013 teve todos os elementos de um filme dramático, mas acabou com final feliz. Na noite desta quinta-feira, o Verdão venceu o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0 (assista ao melhores momentos), no Pacaembu, e assegurou vaga nas oitavas de final da competição continental com uma rodada de antecedência.
Assim como já havia sido contra o Tigre, semana passada, a equipe apostou na determinação de seus jogadores e na força da torcida - que quebrou recorde de público da Libertadores nesta quinta - para, após atravessar um dos piores momentos de sua história (o rebaixamento à Série B do Brasileirão no ano passado), voltar ao mata-mata da principal competição de clubes da América.
Por uma noite, o trecho do hino “defesa que ninguém passa, linha atacante de raça” fez todo o sentido. O gol saiu dos pés de Charles, num lance casual - Wesley, que seria expulso minutos depois, errou o chute, e a bola caiu nos pés do volante, que decidiu. O sistema defensivo, tantas vezes criticado, teve atuação sólida diante de um adversário perigoso.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a nove pontos - todos conquistados em casa -, assumiu a liderança do Grupo 2 e não pode mais deixar a zona de classificação. Os paraguaios, com oito, agora disputam a segunda vaga com o Tigre-ARG, que tem seis. O Sporting Cristal, com o triunfo alviverde, está eliminado - é lanterna da chave com cinco pontos.
A última partida do Verdão pela primeira fase será na próxima quinta-feira, contra o Sporting Cristal, em Lima. A missão do time de Gilson Kleina é assegurar o primeiro lugar da chave para decidir em casa uma vaga nas quartas. A equipe do Palestra Itália pode terminar como líder até perdendo, desde que o Tigre vença o Libertad no Paraguai. Para não precisar fazer contas, o Verdão tem de vencer. Clique aqui e simule os resultados da última rodada.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, novamente no Pacaembu, para enfrentar o Guarani, às 16h (de Brasília), pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. A equipe verde já está assegurada nas quartas de final do estadual.
FONTE: GLOBO