terça-feira, 23 de abril de 2013

Wallim empurra decisão sobre Ibson e Alex Silva para Jorginho


Dirigente diz que questão financeira não interfere na permanência e que custo com saídas pode ser assumido apesar de faltar dinheiro para contratar

Por Richard Souza*
Rio de Janeiro
96 comentários
Sérgio Helt e Wallim Vasconcellos treino Flamengo (Foto: Raphael Bózeo)
Wallim Vasconcellos assiste ao treino do Flamengo
(Foto: Raphael Bózeo)


O vice de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, espera definir a situação deIbson e Alex Silva até esta quarta-feira. Ele, o diretor Paulo Pelaipe e o técnico Jorginho têm uma reunião marcada para esta noite em que a permanência da dupla será a questão principal. Além disso, os dirigentes e o treinador vão estabelecer o elenco que será utilizado para a sequência da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Sobre o volante e o zagueiro, Wallim disse num primeiro momento da coletiva que a decisão será de Jorginho. Depois, afirmou que ele e Pelaipe terão de concordar com os motivos apontados pelo técnico.
Alex e Ibson não estão mais nos planos da diretoria, mas ainda têm contrato. O vínculo do zagueiro termina em junho do ano que vem, já o do volante chega ao fim em 2015. Wallim diz que a decisão será exclusivamente técnica, apesar de Jorginho já ter dito que a questão financeira também pesa muito. Os dois jogadores são considerados caros pela direção.
- Jorginho, Aílton (Ferraz, auxiliar) e Pelaipe decidem com quem querem trabalhar. Disse para o Jorginho: você tira e coloca quem quiser. Eu não escalo o time. Se acharem que devem ficar, vão ficar. Se acharem que não devem ficar, não vão ficar. Acho que não tem que ser nada imposto, até porque eu vou cobrar dele no final. O elenco não vai ser definido porque o jogador ganha x ou y. O elenco vai ser definido pelo que o Jorginho diz que tem que ser. Se disse que quer contar, vai contar. O Jorginho é soberano. A questão salarial não entra nisso com certeza.
Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Flamengo (Foto: Richard Souza)Wallim diz que Jorginho tem total poder de decisão sobre time do Fla (Foto: Richard Souza)











O jogo de empurra se arrasta enquanto uma decisão não é tomada. Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM na quarta-feira passada, Jorginho disse que Ibson não está em seus planos, mas que a diretoria também considera o salário alto demais. Depois, passou a colocar a definição na conta da diretoria. Wallim, que diz que o clube não tem condições de contratar astros, garante que o Fla tem como arcar com o custo das saídas de atletas.
- A gente tem que definir se alguém vai ser dispensado. Se tiver algum atleta que ele (Jorginho) não queria contar, tem que ver a melhor maneira, conversar com o atleta, com o empresário do atleta, quais são os motivos. Não é mercadoria. Estamos tratando com atletas, pais de família. Vamos conversar com eles, explicar as razões. Temos que tratar como seres humanos, como atletas profissionais. A gente tem contrato com todos os atletas. Nossa obrigação é pagar o salário deles. Não posso amanhã afastar o fulano porque ele ganha x. A gente não quer pecar. Se quiser que fique, fica. Se quiser contratar, vamos contratar.
Wallim chegou a citar o caso de Vagner Love. Em janeiro, antes da estreia do time no Carioca, Bandeira de Mello e o atacante concederam entrevista coletiva para explicar a saída do jogador. O clube tinha uma dívida com o Artilheiro do Amor, que recebeu proposta para voltar ao CSKA da Rússia. O Flamengo optou por liberá-lo, já que considerava o salário alto demais para mantê-lo. A versão do clube mudou.
- Nenhum atleta que saiu hoje foi por decisão econômica. Ele saiu porque quis, porque pediu para sair. Ou estaria aí. Se o jogador vem rendendo, é muito bom, ele vai ficar. Ele quis sair, primeiro ponto. Quis ir embora. No momento que quer ir embora, não interessa mais. O Mattheus quer ir embora (para o Juventus, da Itália), estamos tentando reverter. Gostaríamos que ele ficasse. Só fica no Flamengo quem quer. A torcida só quer jogador que quer ficar no Flamengo. Não importa se ganha 100, 200, 300. O Flamengo consegue suportar. Não vamos mandar ninguém embora . É o Jorginho quem manda. Disse que ele tira e coloca quem quiser.
Só fica no Flamengo quem quer. A torcida só quer jogador que quer ficar no Flamengo. Não importa se ganha 100, 200, 300. O Flamengo consegue suportar. Não vamos mandar ninguém embora . É o Jorginho quem manda"
Wallim Vasconcellos
No encontro com Pelaipe e Jorginho, Wallim também falará de reforços. O vice de futebol repetiu que o clube busca cinco nomes: dois atacantes, um meio-campista, um lateral-direito e um zagueiro. O dirigente reforçou o discurso do presidente Eduardo Bandeira de Mello de que astros não serão contratados, mas os novos jogadores serão de qualidade. Wallim pediu ajuda aos torcedores, assim como tem feito boa parte dos vice-presidentes.    
- O presidente falou efetivamente que não temos como trazer só com nossas forças uma estrela. É um desejo nosso, a gente tem estudado algumas alternativas para que a gente possa trazer jogdores de excelente nível técnico. Estrela depende de outros fatores, patrocinadores. É importante salientar que a torcida do Flamengo pode realizar esse sonho. O programa sócio-torcedor, acho que estamos com 17 mil, vai ser aplicado no futebol. Quanto mais recursos tivermos, mas poderemos investir em jogadores qualificados. É um apelo que faço ao torcedor do Flamengo. Temos que tentar acertar as constratações e vamos tentar trazer o melhor.
O departamento de futebol tem pressa para definir quem fica e quem sai do clube, pois planeja uma intermporada de preparação para o Brasileiro. A estreia será em 26 de maio, contra o Santos, em Brasília. Antes, o time volta a jogar pela Copa do Brasil, contra o Campinense-PB, em jogo da segunda fase.
- O que pedi para o Jorginho foi para sentarmos e definirmos o elenco. Tem jogo da Copa do Brasil provavelmente semana que vem. Precisamos saber as posições que o Jorginho precisa para formar o elenco. Essas decisões têm que ser tomadas hoje ou amanhã, já tinha pedido para ele isso, até porque se houver jogador que não interessa mais, ele tem que se programar para um clube no Brasileiro, Copa do Brasil, e exterior. Não pode deixar para não aproveitar o atleta só em agosto. 
fonte: globo