Kevin Durant mais uma vez deu show dentro de quadra
Equipe norte-americana posa com o troféu do Mundial da Turquia (Crédito: Reuters)
A torcida empurrou com cerca de quinze mil vozes, mas o sonho turco não se concretizou e o resultado foi o esperado. Mesmo sem os grandes astros da NBA e jogadores da campanha do ouro olímpico em Pequim, os Estados Unidos conquistaram neste domingo o tetracampeonato do Mundial de Basquete após 16 anos de jejum. Os norte-americanos controlaram a partida desde o princípio e fecharam o jogo em 81 a 64.
Com o título, os Estados Unidos garantiram a vaga direta para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, não precisando se preocupar com a classificação no Pré-Olímpico das Américas, que será disputado em Mar del Plata (ARG). Apenas dois países carimbam passaporte no torneio para a Inglaterra.
Mais uma vez como em todas as partidas da competição, o talentoso Kevin Durant foi o grande destaque do jogo. O ala-pivô anotou 28 pontos, sendo 7 bolas de três pontos, e cinco rebotes. O maior pontuador da Turquia foi Turkoglü, com 16 pontos.
Leia mais:
KEVIN DURANT É ELEITO O MELHOR
JOGADOR DO MUNDIAL
O JOGO
Na metade do primeiro quarto, as equipes não desperdiçaram ataques, porém, a Turquia bobeou na marcação e deixou o melhor jogador norte-americano, Kevin Durant, com liberdade e acertar dois arremessos de três pontos. Os donos da casa deram a resposta na mesma moeda e acertaram duas de três e chegaram a figurar na liderança do placar, mas foi por pouco tempo. Durant e Stephan Curry, também no chute de longa distância, recolocaram os EUA à frente do placar e assim ficaram até o fim após acertar uma forte marcação (21-17).
Muitos erros nas idas ao ataque, e a falha grave na marcação em Kevin Durant, que continuou, permitiram aos norte-americanos a abrirem cada vez mais a vantagem no placar no segundo quarto, que aumentou para dez (42-32). Kevin Durant, responsável por quase a metade da pontuação dos EUA e único a ter dois dígitos, foi o cestinha do primeiro tempo, com 20 pontos. Turkoglü, com 11, foi mais quem pontuou no lado turco.
No intervalo da grande decisão, Oscar Schimidt recebeu uma homenagem da Fiba com outros jogadores por ter entrado para o Hall da Fama do basquete mundial.
O terceiro quarto começou de forma espetacular. E espetáculo é com Durant. Nos primeiros dois minutos do segundo tempo, o camisa 5 dos Estados Unidos converteu duas bolas de três pontos. Já a Turquia, só marcou cinco pontos nos cinco minutos iniciais. Os donos da casa ensaiaram uma reação mas o setor defensivo continuou frouxo e o bom aproveitamento nas bolas de dois pontos dos EUA continuaram (61-48).
Os norte-americanos atingiram a maior vantagem no placar logo no princípio da última etapa - 22 pontos - e deram um verdadeiro passeio até o apito final. (81-64).