segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rival do Brasil, Barça B tem elenco de respeito

Filial do clube catalão conta com as principais promessas do país


Jonathan dos Santos é uma das principais estrelas do time do Barça B

Jonathan dos Santos é uma das principais estrelas do time do Barça B (Crédito: EFE)

Daniel Leal
Daniel Leal NO RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Os jogadores do Barcelona B, adversário da Seleção no jogo-treino marcado para terça-feira, ainda são pouco conhecidos do público brasileiro. Isso, no entanto, tem prazo para mudar. O time de Mano Menezes enfrentará uma equipe jovem e talentosa, que reúne as principais promessas do futebol espanhol. Um rival digno de respeito.

O elenco do Barça B conta com seis jogadores que, no mês passado, foram vice-campeões do Europeu Sub-19. Destes, apenas o meia Thiago Alcántara, astro do time, não estará em campo na terça, já que serve à seleção espanhola sub-21.

Conheça as joias do Barça B

Thiago Alcántara
Nascido no Brasil, o meia de 19 anos é um dos principais destaques das seleções de base da Espanha. Desde o ano passado, ele já atua pelo time principal do Barça.
Jonathan dos Santos
O habilidoso meia de 20 anos também já teve chances na primeira equipe. Tratado como joia, Jonathan estreou pela seleção do México jogando pelo Barça B.
Marc Batra
O zagueiro de 19 anos já é reconhecido nacionalmente pela classe em campo. Segue o perfil dos defensores do Barça: técnicos e de boa saída de bola.
Oriol Romeu
Com apenas 18 anos, o volante já estreou pelo time principal do Barça e fez parte do elenco que disputou o Mundial de Clubes em 2009. Ótimo ladrão de bolas.
Victor Vázquez
Mais experiente (tem 23 anos), o meia é o capitão do time. Nesta temporada, deverá ter várias chances com Guardiola.

Os resultados recentes da filial do Barça provam o talento desta geração. Na temporada passada, a equipe conseguiu o acesso à Segundona espanhola, algo que não acontecia desde 1999, quando o time B contava com jogadores como o meia Xavi e o zagueiro Puyol, hoje astros do clube.

A Segundona tem alto nível de competitividade – e conta, inclusive, com clubes tradicionais, como Betis e Celta de Vigo. Ainda assim, o desempenho dos catalães tem sido bom. A equipe lidera o torneio, com duas vitórias nos dois jogos disputados até aqui. A mais recente aconteceu ontem: 2 a 1 sobre o Xerez, em casa.

– A Primeira Divisão tem um nível técnico muito bom, mas as equipes deixam as outras jogarem. Na Segunda, há mais dificuldades. É um jogo mais direto, pressão constante e marcação muito rígida. Você aprende muito mais, como a lidar com situações difíceis – afirmou ao LANCENET! o ex-volante brasileiro Mazinho, pai do apoiador Thiago Alcántara.

O próprio time principal do Barça vê a filial com grande expectativa. Jogadores como Thiago e o meia mexicano Jonathan dos Santos já integraram o elenco comandado por Guardiola e deixaram ótima impressão nos veteranos.

– É um time que está num momento extraordinário, com jogadores de grande qualidade, que podem dar o salto para a equipe principal a qualquer momento. E a Segundona é fantástica. Há muita pressão e um nível altíssimo. Estive lá uma temporada com Puyol e foi incrível – disse o meia Xavi, em entrevista publicada ontem pelo jornal “El Mundo Deportivo”.