quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Com ‘outro Messi’, Argentina tenta superar a Suíça e suas promessas


Sensação da Champions, Basel terá ao menos dois representantes em amistoso desta quarta. Craque do Barça luta contra números na seleção

Por GLOBOESPORTE.COM
Berna
Messi no treino da Argentina (Foto: AFP)Lionel Messi em treino da Argentina (Foto: AFP)


O alvoroço em torno da chegada de Lionel Messi por parte da torcida suíça é compreensível. Afinal, o atacante do Barcelona mantém a cada fim de semana sua rotina de grandes exibições e, principalmente, gols que o credenciaram a se tornar o melhor jogador do mundo nos últimos três anos. Mas quando o craque veste a camisa da Argentina o produto final não deixa de ser diferente. Contestado por não repetir as mesmas atuações na seleção, ele terá novo teste em amistoso contra a Suíça, nesta terça-feira, às 16h30m (de Brasília), no Estádio Wankdorf, em Berna. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmitirá ao vivo.
Com 223 gols em 310 jogos pelo Barcelona, La Pulga está próximo de se tornar o maior artilheiro da história do clube catalão. Restam 12 gols para se igualar a César, fato que deverá ser atingido ainda nesta temporada, antes de completar 25 anos. Pela Argentina, no entanto, a média do hermano é muito abaixa dos 0,71 gol/jogo do Barça – são 21 gols em 72 partidas (0,29).
O palco, que foi sede da final da Copa do Mundo de 1954, vencida pela Alemanha contra a Hungria, também terá as promessas dos donos da casa pedindo passagem em uma geração que ficou marcada pela força defensiva. Sensação da Liga dos Campeões, competição na qual derrotou o Bayern de Munique pelo primeiro jogo das oitavas de final, o Basel será representado por ao menos dois jogadores: o atacante Xherdan Shaqiri, de 20 anos, já vendido ao próprio clube alemão, e o meia Fabian Frei, de 23.
Ambos deverão estar nas Olimpíadas de Londres, assim como os meias Stocker e Xhaka, também do Basel, que começarão no banco de reservas. A seleção, 16ª no ranking da Fifa, não conseguiu se classificar para a Eurocopa da Polônia e Ucrânia e é baseada em nomes jovens, alguns deles campeões mundiais sub-17 em 2009.
Xherdan Shaqiri suíça gol dinamarca (Foto: agência Reuters)Xherdan Shaqiri (10) é uma das jovens promessas da Suíça (Foto: agência Reuters)
O técnico da Suíça, Ottmar Hitzfeld, é claro que teme por Messi.
– Todo mundo sabe do que é capaz. É sensacional poder competir contra o Messi e vai ser um grande desafio esportivo tentar mantê-lo longe da bola – disse o treinador, que deixou a questão sobre quem ficará com a camisa do craque nas mãos do capitão Inler, do Napoli.
A Argentina, por sua vez, enxerga no amistoso uma oportunidade para fazer testes, principalmente na defesa. O técnico Alejandro Sabella possivelmente promoverá as estreias de dois zagueiros do Napoli: Hugo Campagnaro e Federico Fernández, que se juntarão a Garay e Zabaleta em uma linha de quatro jogadores.
Na frente, as esperanças estão depositadas nas boas fases de Messi e Agüero. O meia Maxi Rodríguez, campeão pelo Liverpool no último fim de semana, também deverá começar jogando, enquanto o centroavante Higuaín, do Real Madrid, ficaria no banco de reservas.
Confira as prováveis escalações:
Suíça: Benaglio (Sommer), Lichtsteiner, Djourou, Senderos e Ziegler; Dzemaili, Fabian Frei, Inler e Behrami; Derdiyok e Shaqiri. Técnico: Ottmar Hitzfeld.
Argentina: Romero, Campagnaro, Garay, Fernandez e Zabaleta; Mascherano, Braña, Sosa e Maxi Rodríguez; Messi e Agüero. Técnico: Alejandro Sabella.
fonte: globo