segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Zâmbia faz história e conquista Copa Africana


Triunfo, conquistado nos pênaltis sobre Costa do Marfim, é o primeiro da história zambiana

Costa do Marfim x Zâmbia - Copa Africana de Nações (Foto: Louafi Larbi/Reuters) Costa do Marfim x Zâmbia - Copa Africana de Nações (Foto: Louafi Larbi/Reuters)


Em uma grande final entre as duas melhores equipes da competição, prevaleceu a descontração de Zâmbia, que bateu a favorita Costa do Marfim e escreveu uma das histórias mais bonitas e improváveis da Copa Africana de Nações, com seu primeiro título continental, após eliminar favoritas como Gana e os próprios Elefantes. Sunzu foi o autor do pênalti da emocionante - e merecida - vitória zambiana.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa começou de forma surpreendente, com a Zâmbia tendo algumas oportunidades de abrir o placar. Os comandados de Herve Renard, em duas jogadas ensaiadas de escanteio, conseguiram as melhores chances.
Costa do Marfim parecia distraída com o bom futebol do adversário e não conseguia se encontrar em campo. Mesmo com jogadores de mais renome, os Elefantes foram envolvidos pela ousadia de Chansa e Kalaba, melhores jogadores em campo na primeira etapa pelo lado de Zâmbia.
SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa começou de forma semelhante com os surpreendentes zambianos no domínio do jogo. Apesar de menos chances, o jogo foi se equilibrando aos poucos, com as equipes tendo algumas oportunidades.
O técnico dos Elefantes, François Zahoui tirou Kalou e colocou Gradel. O substituto passou a fazer estragos pelo lado esquerdo, não antes sem ter a principal oportunidade do jogo.
Gervinho foi derrubado dentro da área. Pênalti marcado para Costa do Marfim e desperdiçado pelo craque do Chelsea, Didier Drogba, que isolou a bola.
A partir daí, porém, o jogo passou a ser dos Elefantes, com Gradel tendo mais uma ótima oportunidade antes do fim do tempo normal.
PRORROGAÇÃO
A prorrogação chegou e, com ela, a cautela. A única chance relevante no primeiro tempo foi de Chris Katongo, que recebeu passe do irmão Felix e obrigou Barry a fazer uma linda defesa com os pés.
No segundo tempo, Costa do Marfim foi melhor, com chances para Gervinho e Gradel. O atacante do Arsenal, especialmente, foi uma grande ameaça para Zâmbia, jogando pela esquerda do ataque dos Elefantes.
Nos pênaltis, muito equilíbrio, com a disputa chegando à nona cobrança. Gervinho perdeu por Costa do Marfim e Sunzu deslocou o goleiro Barry levando sua nação ao primeiro título continental, atropelando as zebras e os apostadores.
FICHA TÉCNICA
COSTA DO MARFIM 0 X 0 ZÂMBIA (7 x 8 Zâmbia, nos pênaltis)

Local: Stade d'Angondjé, Libreville (GAB)
Data/hora: 12/12/2012 - 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Badara Diatta (Senegal) 
Cartões amarelos:  Tioté, Bamba (CMA); Chansa (ZAM)
Cartões vermelhos: não houve

COSTA DO MARFIM: Barry, Tiene, Kolo Touré, Bamba e Gosso; Zokora (Konan), Tioté e Yaya Touré (Bony); Kalou (Gradel), Gervinho e Drogba Técnico: François Zahoui

ZÂMBIA: Mweene, Musonda (Mulenge e depois F. Katongo) , Sunzu, Himoonde e Nkausu; Sinkala, Lungu, Chansa e Kalaba; C. Katongo e Mayuka Técnico: Herve Renard

FONTE: LANCE