quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Palmeiras se prepara para inaugurar prédios da Arena Palestra


Edifícios de quadras e multiuso serão entregues até primeira semana de março. WTorre aguarda Prefeitura sobre demolição de arquibancada

Por Diego Ribeiro
São Paulo


As obras da Arena Palestra devem atingir uma nova etapa em poucas semanas, e o novo estádio do Palmeiras, enfim, começará a ser construído de forma acelerada. Isso porque os prédios multiuso e poliesportivo, que serão de uso da parte social do clube, estão com a entrega praticamente pronta: o primeiro, que vai abrigar as modalidades amadoras e a parte administrativa do clube, será entregue ainda este mês. Já o de quadras ficará à disposição do Palmeiras no início de março.
Por conta disso, a WTorre, construtora responsável pela obra, tem mantido reuniões com a direção do Palmeiras para discutir uma possível cerimônia de inauguração dos prédios, que vão permitir uma concentração maior na obra do estádio propriamente dito. Por fora, os dois edifícios já estão em perfeitas condições, restando apenas o acabamento interno.
O presidente Arnaldo Tirone vem sendo informado quase diariamente sobre o andamento das obras, e deve concordar com a realização de um evento para marcar a data. Vale lembrar que os prédios são entregues de forma básica ao Palmeiras, que precisará providenciar mobília, decoração, entre outras coisas que cabem ao clube.
De acordo com a construtora, o prazo de entrega não vai fugir muito do que foi programado no início das obras, ainda em 2010. Com isso, o estádio tem inauguração mantida para abril de 2013.
obras na Arena Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Essa é a única parte do velho Palestra que ainda está de pé... (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
WTorre aguarda resposta da Prefeitura
Um fator que poderia acelerar as obras em até seis meses é a demolição de um anel de arquibancada do portão principal do Palestra, que está de pé por conta de uma burocracia das leis da cidade de São Paulo. Em dezembro, a construtora fez pedido formal ao prefeito Gilberto Kassab para que o tipo de alvará fosse alterado sem maiores consequências – hoje, o documento é de reforma, e a WTorre pede o de construção. Ainda não houve resposta por parte de Kassab.

Com o alvará de construção, a WTorre poderia demolir a parte restante das arquibancadas. Atualmente, o alvará de reforma obriga o clube a deixar pelo menos um setor do antigo estádio intacto.
– Se conseguirmos essa ajuda, o estádio pode ficar pronto já no começo de 2013. Hoje, o prazo está para a metade do mesmo ano. Além do prazo, a demolição torna o preço final da obra mais barato – disse Rogério Dezembro, na ocasião.
Outro pedido à Prefeitura diz respeito à ampliação dos estacionamentos do Palestra para mais de 3 mil vagas. A WTorre precisa da autorização para poder construir o espaço com três níveis de subsolo.
fonte: globo