quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Herói antigo, sonho novo: Giggs faz 900º jogo atrás do 34º título no United


Meia pode alcançar marca história em partida que pode classificar time para oitavas de final da Liga Europa, nesta quinta, contra o Ajax, em Old Trafford

Por Thiago Barros
Rio de Janeiro
Ryan Giggs comemora gol do Manchester United contra o Leeds (Foto: AP)
Ryan Giggs comemora gol do Manchester United:
conquistas e polêmica marcam carreira (Foto: AP)


Era 2 de março de 1991. O Teatro dos Sonhos estava lotado, prestes a tornar realidade o desejo de infância de um jovem galês chamado Ryan Joseph Giggs, de apenas 17 anos. O narrador do canal britânico ITV, Clive Tyldesley, anunciava: "Hoje, o Manchester United acredita que pode estar presenciando uma estreia muito especial". Mal sabiam ele e todos os presentes em Old Trafford que "especial" seria pouco para descrever a trajetória desta lenda do futebol dos Diabos Vermelhos. Nesta quinta-feira, aquele mesmo menino, agora com 38 anos, completa nesta quinta-feira a marca de 900 jogos com a camisa de um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial nesta quinta-feira.
Quando pisar no gramado do Teatro dos Sonhos, logo mais, às 18h05 (de Brasília), 21 anos depois de sua primeira partida oficial no time principal do Manchester United, Giggs não só alcançará uma marca histórica como também dará início a uma nova caminhada. O apoiador vai em busca do 34º título de sua carreira - e um dos poucos que ele não tem: o da Liga Europa, em caminhada que começa já na fase eliminatória contra o forte time holandês do Ajax. Com 12  troféus do Inglês, duas Champions e mais 19 conquistas no currículo, o meia é recordista em jogos, assistências e taças erguidas no United e na Inglaterra. Mas quer mais.
- Ele é um cara super tranquilo, que está sempre preocupado em passar para os mais jovens toda a experiência que ele tem. Ele conversa bastante comigo, com o meu irmão... É uma lenda do clube e, com certeza, ele faz muita diferença por aqui no dia a dia. Dentro de campo não é preciso nem falar. Ele tem 38 anos, mas continua se dedicando muito nos treinamentos e nos jogos, sempre ajudando muito a equipe. Ele já venceu muita coisa e mesmo assim continua querendo cada vez mais - disse o lateral-direito Rafael, companheiro de Giggs no United, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Para avançar às oitavas de final da competição, a equipe inglesa pode até perder por um gol de diferença, pelo fato de ter conquistado uma vitória por 2 a 0 sobre o Ajax, na Holanda, na semana passada. O United deve ir a campo com De Gea, Phil Jones, Evans, Ferdinand e Fábio; Young, Carrick, Giggs, Nani; Chicharito e Welbeck. O Ajax, por sua vez, deve joagr com Vermeer, Anita, Alderweireld, Vertonghen, Koppers; De Jong, Eriksen, Janssen; Sulejmani, Lodeiro, Aissati.
Ryan Giggs jogando no Manchester United em 1991 (Foto: Getty Images)Ryan Giggs jogando no Manchester United em 1991, sua primeira temporada no clube (Foto: Getty Images)
Aposentadoria se tornou renovação
Na última temporada, muita gente acreditou que Ryan Giggs iria se aposentar. E ele, de fato, pensou mesmo nisso. As lesões e a falta de oportunidades antes do Natal de 2010 quase fizeram com que ele pendurasse as chuteiras. No entanto, ele pensou bem, se recuperou e ajudou o time a conquistar o título inglês e a chegar à final da Liga dos Campeões. Além disso, individualmente ele também se destacou, conquistando o prêmio Golden Foot.
TítuloTemporadas
Campeonato Inglês1992–93, 1993–94, 1995–96, 1996–97, 1998–99, 1999–00, 2000–01, 2002–03, 2006–07, 2007–08, 2008–09, 2010–11
Champions League1998–99, 2007–08
Copa da Inglaterra1993–94, 1995–96, 1998–99, 2003–04
Copa da Liga Inglesa1991–92, 2005–06, 2008–09, 2009–10
Supercopa da Inglaterra1993, 1994, 1996, 1997, 2003, 2007, 2008, 2010
Supercopa da Europa1991
Mundial de Clubes1999, 2008
- É difícil saber o momento certo para se aposentar. Você sempre pensa se é cedo ou se é tarde. Para mim, mesmo com a minha experiência, é difícil não querer ficar sempre mais. Mas no ano passado, por pouco, não me aposentei. Passei momentos difíceis antes do Natal. Não estava bem, jogava pouco, estava machucado e cheguei a conversar com Sir Alex. Achei que seria minha última temporada, mas no fim, só queria jogar mais e mais - explicou Giggs, em entrevista ao jornal "The Telegraph".
O jogador, que recentemente renovou seu contrato com o United por mais uma temporada, explicou que a cada jogo seu sentimento muda um pouco. Após o empate contra o Chelsea, arrancado na raça depois de estar perdendo por 3 a 0 por exemplo, ele garante que se sentiu mais motivado do que nunca a seguir sua carreira nos campos.
- Você precisa de tempo para decidir, porque se sente de uma maneira a cada jogo. Depois do empate com o Chelsea, por exemplo, estava me sentindo brilhante. Mas contra o Arsenal, acho que não joguei muito. Então é uma sensação engraçada. Não dá para decidir depois de um jogo só. Realmente preciso pensar muito - comentou Giggs, avesso a entrevistas, ainda mais depois dos escândalos fora das quatro linhas, como no caso em que traiu seu irmão com a esposa dele ou quando se envolveu com uma modelo.
Ryan Giggs com o troféu da Champions League (Foto: Getty Images)Ryan Giggs com o troféu da Champions League conquistada na temporada 2007-08 (Foto: Getty Images)
Mudança para o meio foi "fundamental"
"Running down the wing, Ryan Giggs", era assim que a torcida do United saudava o seu grande ídolo nos primeiros anos de sua carreira. No entanto, conforme a idade foi aumentando, ele foi forçado a trocar de posição. Deixou de "correr na ponta" para ser o cérebro da equipe, atuando no meio de campo. O jogador se reinventou e continuou brilhando.
Ryan Giggs com a taça da Premier League em 1994 (Foto: Getty Images)
Ryan Giggs com a taça da Premier League
em 1994 (Foto: Getty Images)
- Esta mudança me ajudou muito. Eu voltei a jogar na ponta contra o Liverpool no último sábado e vi como seria difícil jogar assim em todas as partidas. É totalmente diferente, porque você sobe e desce toda hora. Antes, quando jogava nas pontas, eu me sentia exausto após cada jogo. Agora não me sinto tão cansado.
No meio, na ponta, no ataque... Em qualquer posição, o que Ryan Giggs quer mesmo é vestir a camisa vermelha do Manchester United. Um orgulho que, para ele, não tem preço. Ainda mais com uma marca tão especial e incrível no futebol moderno.
- Poucos jogadores chegam a 900 jogos, então alcançar esta marca ainda mais no United é uma coisa que me deixa muito, muito orgulhoso. Seria ótimo se o time conseguisse ganhar este título da Liga Europa, porque nós não temos. Claro que gostaríamos de estar na Liga dos Campeões, mas temos que voltar nossas atenções para este campeonato agora e vamos fazer de tudo para sair com o título, como sempre fazemos - completou.
Nestes 21 anos de United, foram 33 títulos. Alguém duvida que ele pode conseguir mais um?
torcida do Manchester United com faixa para Ryan Giggs (Foto: AFP)Torcida do Manchester United com faixa para Ryan Giggs: melhor do que Messi? (Foto: AFP)fonte: GLOBO