quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fla, Santos e Vasco no Bernabéu


É com alguma infelicidade que anuncio o último episódio da nossa série “Dia de Turista”. Adoraria ter conhecido outros palcos do futebol mundial e seus respectivos museus, mas faltou tempo. De qualquer forma, desfrutei ao máximo do tour do Santiago Bernabéu. E conto para vocês como foi nas linhas abaixo, com direito a presença de camisas de FlamengoSantos Vasco.

A estação de metrô nos deixa na porta e com um visual daqueles. Comprei o ingresso por cerca € 16 (não mais do que R$ 40), valor padrão, e já me dirigi ao tour. A nossa primeira experiência já é com o gramado. Subimos algumas escadas rolantes até o topo do estádio. Também faz o estilo íngreme, com três setores. Belíssimo.
Após algumas fotos, desço para começar a visita de verdade. Um corredor com artigos antigos, fotos e camisas históricas recebe os fãs. Paro por alguns segundos em frente ao painel com 100 imagens do centenário. Brasileiros estão por ali, é claro. Um outro quadro, com todos os títulos do clube, também é interessante – vencer realmente está no DNA do Real Madrid, por mais que o rival Barcelona esteja em evidência nos últimos anos.
Os galácticos logo são vistos, seja em foto na parede ou em carteirinhas – isso mesmo! O Real colocou a identificação de craques como Beckham, Raúl, Zidane, Di Stéfano (quem eles consideram o maior de todos os tempos), Puskas… No mínimo bem curioso.
O clube também dá espaço a outros gigantes em seu museu. Atrás de um vidro há camisas de grandes craques do passado, entre eles Maradona (Napoli), Platini (França) e… Zico. A camisa rubro-negra do Flamengo está entre as maiores. O Santos, é claro, também se faz presente na galeria com ninguém menos do que Pelé.
Ainda há um outro brasileiro representado: o Vasco, que perdeu para o Real na final do Mundial Interclubes de 1998. A camisa preta cruz-maltina usada na decisão está bem ao lado da chuteira de Raúl, autor de um golaço na partida.
Um quadro também cita as conquistas individuais: Roberto Carlos, Figo, Zidane, Ronaldo, Cristiano Ronaldo, Cannavaro, Kaká… Todos que defenderam os merengues e que em algum momento da vida foram eleitos os melhores figuram no painel. Ao lado estão as nações que tiveram atletas vestindo a camisa branca.
Depois de conferir uma linda maquete do Santiago Bernabéu chego em um pequeno corredor com um painel onde há as primeiras fotos dos principais jogadores do clube. É aí que aparecem os mais curiosos: Didi, Evaristo de Macedo, Rodrigo Fabri, Flavio Conceição, Dejan Petkovic, Ricardo Rocha, Zé Roberto, Samuel Eto’o, Antonio Cassano, Clarence Seedorf, Freddy Rincón… Antigas e bem legais.
A sessão da Liga dos Campeões é logo à frente. São nove títulos, então é algo que mereça ser tratado com imenso carinho e capricho. E cada uma das nove conquistas tem o seu destaque, seja com materiais utilizados na partida ou vídeos mostrando os gols com narrações emocionantes. As réplicas das taças estão uma ao lado da outra. O golaço de Zidane na decisão de 2002, contra o Bayer Leverkusen, é o que mais mexe com os visitantes.
O atual elenco também tem destaque, com as chuteiras detalhadas – as de Cristiano Ronaldo e Kaká estão uma em cima da outra. No outro canto da sala está o troféu da Copa do Rei de 2011, último título conquistado no futebol, contra o Barcelona.
Após uma foto com a taça da Liga dos Campeões – que você pode comprar –, desço alguns degraus e já estou no segundo setor das arquibancadas, onde a visão é perfeita do gramado e estádio em geral. Andamos pelas arquibancadas e damos a volta até atingir o gramado, que também é um tapete. Por conta do frio e da falta de luz, boa parte dele recebe um tratamento artificial.
Conheço a tribuna e o banco de reservas, ambos luxuosíssimos, antes de ir para os vestiários. Não há nenhum item de jogadores, apenas banheiros, banheiras e tudo o que já estamos acostumados a ver. A sala de entrevistas de José Mourinho também é espaçosa.
A visita termina na imensa loja do clube e da patrocinadora, com três andares. A tentação é grande e você precisa ser forte para passar por ali sem comprar nem que seja um chaveiro do Real Madrid. Confesso que não resisti e contribui com uma mínima parcela para que Florentino Pérez siga contratando reforços para o time de galácticos.
Nota do tour: 9,0

fonte: globo