sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Estreante, Manchester United vence o Ajax fora e ‘esquece’ a Champions


Eliminação na fase de grupos pôs os Diabos Vermelhos nos 16 avos de final da Liga Europa. Gols de Young e Chicharito deixam time com boa vantagem

Por GLOBOESPORTE.COM
Amsterdã


Ajax e Manchester United somam juntos sete títulos da Liga dos Campeões, mas entraram em campo nesta quinta-feira com um pingo de decepção. Eliminados ainda na fase de grupos da Champions, de forma melancólica para Lyon e Basel, respectivamente, ambos deram início à fase de 16 avos da Liga Europa, na Amsterdam Arena, num clima diferente. Os Diabos Vermelhos não ligaram e, com uma atuação segura, venceram por 2 a 0, dando um grande passo para se classificarem às oitavas de final.
Ashley Young comemora gol do Manchester United contra o Ajax (Foto: AP)Ashley Young comemora o primeiro gol do Manchester United contra o Ajax (Foto: AP)
Os gols da partida saíram somente no segundo tempo. Aos 14, Nani fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola sofreu um leve desvio e parou nos pés de Ashley Young, que limpou um defensor e concluiu com força, rasteiro. O caixão dos holandeses foi fechado aos 39, quando Rooney encontrou Javier "Chicharito" Hernández dentro da área para ampliar em rápido contra-ataque.
Rooney na partida do Manchester United contra o Ajax (Foto: AP)
Rooney não fez, mas deu passe para Chicharito
selar a vitória na Amsterdam Arena (Foto: AP)
O resultado deixa a equipe do técnico Alex Ferguson com a vantagem de perder por até um gol de diferença na partida de volta, dia 23 de fevereiro, no Estádio Old Trafford, para se classificar. O Ajax, que conquistou a competição em 1992, quando ela ainda se chamava Copa da Uefa, precisa ao menos repetir o placar para levar o confronto para a prorrogação. Vitória por 3 a 1 garante os holandeses por conta do critério dos gols fora de casa.
O adversário da fase seguinte ainda está em aberto, já que o Lokomotiv Moscou derrotou o Athletic Bilbao apenas por 2 a 1, também nesta quinta-feira, na Rússia. O finalista da Copa do Rei contra o Barcelona abriu a contagem com Muniain, mas Glushakov e Caicedo viraram para o time do brasileiro Maicon, ex-Fluminense.
Taison em versão 'The Flash'
Em outro duelo, o Metalist Kharkiv atropelou o RB Salzburg por 4 a 0, na Áustria, e praticamente garantiu sua vaga. O atacante brasileiro Taison, ex-Internacional, foi um dos destaques com um gol aos 20 segundos - e lembrando o personagem de quadrinhos "The Flash". O argentino Cristaldo, duas vezes, e Dedic completaram o placar.
Taison comemora gol do Metalist contra o Salzburg (Foto: AP)Jogadores do Metalist vibram com o gol 'The Flash' de Taison, aos 20 segundos (Foto: AP)fonte: globo