quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Na saideira de Henry, Ibra e Van Persie terão duelo à parte no Milan x Arsenal


Jogaço pelas oitavas terá narração de Alex Escobar e comentários de José Aldo no GLOBOESPORTE.COM. Francês começará no banco de reservas

Por Victor Canedo
Rio de Janeiro
Milan e Arsenal são notoriamente grandes instituições do futebol europeu. Mas, exclusivamente na temporada 2011/2012, não seria um exagero dizer que estão sendo representadas pelo brilho de dois jogadores em específico: Zlatan Ibrahimovic e Robin van Persie. Sinônimo de gols para rossoneros e gunners, eles prometem ofuscar a despedida de Thierry Henry, ídolo máximo do clube londrino, que terá de voltar aos Estados Unidos para defender o RB New York após curto e empolgante empréstimo. Tudo isso com um jogaço em evidência no San Siro, a partir das 17h45m (de Brasília), que dará início ao confronto pelas oitavas de final da Liga dos CampeõesO GLOBOESPORTE.COM transmitirá ao vivo, a partir das 17h20m, com narração de Alex Escobar e comentários do lutador de MMA, José Aldo, e de Pedro Ivo, editor do Globo Esporte.
COMPARAÇÃO Ibrahimovic milan van persie arsenal (Foto: Montagem sobre fotos da Agência Getty Images)Ibrahimovic e Van Persie têm números impressionantes na temporada 2011/212 (Foto: Getty Images)
Se traduzida para os números, a importância do centroavante sueco e do atacante holandês para suas respectivas equipes é ainda mais flagrante. Ibra soma 25 jogos na temporada, com 20 gols e cinco assistências. Ou seja: em média, participa de ao menos um gol por partida. As estatísticas de Van Persie são ainda melhores: 32 jogos, 29 gols e sete assistências. Além, é claro, de uma faixa nas arquibancadas do Emirates Stadium que brinca com o seu nome: “Nós não precisamos do Batman. Temos o Robin”.
Suspenso no Campeonato Italiano por dar um tapa em um adversário, Ibrahimovic é o grande nome do Rubro-Negro na competição, com 15 gols – muito à frente do volante Nocerino, vice-artilheiro com sete. Os brasileiros Pato e Robinho, relacionados para a partida, não fazem boa temporada – estão, respectivamente, com um e três gols na competição nacional. Para o zagueiro Thiago Silva, no entanto, o sueco pode aguentar a pressão.
– Temos um atacante temido por todos. O Ibra chuta forte de longa distância, faz muito bem o papel de pivô e se posiciona na área como poucos. Além disso, com sua alta estatura, ainda nos ajuda na defesa nas bolas paradas. Sem contar que faz gol quase todo jogo. Preciso falar mais? – disse o defensor da Seleção Brasileira, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Thiago Silva reconhece categoria de Van Persie
Thiago Silva na coletiva do Milan (Foto: EFE)Thiago diz não saber como parar Van Persie (EFE)
Sobre Van Persie, Thiago sabe que terá de se superar para impedir que o holandês marque mais uma vez com a camisa do Arsenal e faça o coro da torcida em relação aos super-heróis.
– Nesse caso, tenho certeza de que o Super-Homem torce pro Milan (risos)! O Van Persie está entre os melhores atacantes do mundo na atualidade, é preciso reconhecer. Esperava-se muito dele na Copa de 2010 e ele acabou sendo criticado. Não concordei e hoje ele prova que é um atleta de alto nível. Não sei se conseguirei pará-lo. O Arsenal tem um grande elenco, tanto Van Persie quanto Henry podem decidir a partida a qualquer momento – completou o camisa 33.
Um alento para o Milan, que venceu o Udinese no último fim de semana sem ter uma grande atuação, são os retornos de importantes atletas do elenco principal. Pato é um deles, após longo período afastado do time. O ganês Boateng e o zagueiro Nesta também estão de volta, inclusive ambos devem começar a partida diante da importância do duelo.
Henry no treino do Arsenal (Foto: Getty Images)Henry em seu último treino pelo Arsenal: francês se despedirá do clube pela segunda vez (Getty Images)
No Arsenal, o zagueiro Mertesacker é o único grande desfalque. O setor ofensivo, que rendeu vitórias em três dos últimos quatro jogos, estará mantido com os jovens Chamberlain e Walcott. Henry, como de costume em sua segunda passagem pelo clube, começará no banco de reservas – a fórmula deu certo já em três oportunidades. É em Van Persie, no entanto, que o Arsenal aposta suas fichas.
– Ele é fundamental. Além de ser o capitão, a equipe tem ajudado bastante e ele tem se consagrado. Vive uma grande fase e é uma pessoa que merece, um cara super extrovertido, brincalhão e que me ajudou bastante quando cheguei. Merece tudo o que está acontecendo em sua carreira, pois tem todas as qualidades para finalizar e quando sai da área também é muito inteligente – analisou o lateral-esquerdo André Santos, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo e só irá ao San Siro para torcer.
Confira as prováveis escalações:
Milan: Abbiati, Abate, Nesta, Thiago Silva e Zambrotta; Ambrosini, Van Bommel e Nocerino; Boateng; Ibrahimovic e Robinho (El Shaarawy). Técnico: Massimiliano Allegri.
Arsenal: Szczesny, Sagna, Vermaelen, Koscielny e Gibbs; Song, Ramsey e Arteta; Oxlade-Chamberlain, Walcott e Van Persie. Técnico: Arsène Wenger.
Arbitragem: Viktor Kassai (Hungria), auxiliado por seus compatriotas Gabor Erös e György Ring.
fonte: globo