terça-feira, 8 de abril de 2014

Libertadores: Brasil pode ter queda histórica ou até 100% de classificados

Futebol brasileiro nunca teve mais de dois eliminados na fase de grupos do atual formato do torneio. Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo têm vaga incerta

Por 
Rio de Janeiro
136 comentários
    O panorama dos clubes brasileiros na última rodada da fase de grupos da Libertadores da América consegue alimentar pessimistas e otimistas com a mesma tabela. O Brasil pode bater seu recorde de eliminados na fase de grupos, mas também pode classificar todos seus representantes para as oitavas de final. Dos seis times que defendem o país no torneio, apenas Atlético-MG e Grêmio têm vaga assegurada. Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo, com maior ou menor intensidade, correm riscos de queda precoce.

    Desde 2000, quando a Libertadores passou a ter o atual formato, o máximo de eliminados que o Brasil teve no mesmo ano foram dois clubes, em 2002: Atlético-PR e Flamengo, justamente dois dos ameaçados agora. Naquele ano, porém, o país teve quatro representantes no torneio, dois a menos do que na atual edição. Grêmio e São Caetano avançaram. 

    Brasileiros na fase de grupos da Libertadores (Foto: Editoria de Arte)Todos os brasileiros avançaram às oitavas de final em seis edições do torneio desde 2000 (Foto: Editoria de Arte)


    Em seis das 14 disputas realizadas no novo formato, o Brasil conseguiu passar incólume pela etapa de grupos: teve todos seus times classificados. Em outras seis, teve apenas um representante eliminado em sua chave. Em 2011, viveu a experiência inédita de ver um clube cair ainda antes, na pré-Libertadores, com o Corinthians.

    Agora, a boa notícia trazida pela tabela é que os brasileiros que ainda não estão classificados dependem apenas de si para chegar lá. O Cruzeiro precisa de vitória por dois gols de diferença, Botafogo e Flamengo jogam por um triunfo simples, e o Atlético-PR tem o direito de empatar.

    Enquanto isso, Atlético-MG e Grêmio, bem mais confortáveis, tentam apenas confirmar o primeiro lugar de seus grupos. Confira abaixo o panorama de cada brasileiro na busca por seus objetivos.


    ATLÉTICO-PR
     The Strongest x Atlético-PR: terça-feira, 19h45m, La Paz
    A derrota de 3 a 1 para o Vélez Sarsfield, em casa, na última rodada, complicou a situação do Atlético-PR, que perdeu o direito de ser derrotado pelo Strongest, da Bolívia, na próxima terça-feira. Segundo colocado, com sete pontos, o Furacão busca um empate na altitude de La Paz para avançar às oitavas de final. Se vencer, pode até terminar em primeiro, mas precisará contar com uma improvável derrota do Vélez Sarfield para o Universitario, do Peru, na Argentina - além de buscar um saldo de quatro gols de diferença. A chance de classificação é de 49%, segundo o matemático Tristão Garcia.

    Se vencer: classifica-se em segundo. Ou até em primeiro, desde que o Vélez Sarsfield perca em casa para o Universitario e ainda ceda a vantagem de quatro gols que tem sobre o Furacão.

    Se empatar: classifica-se em segundo.

    Se perder: está eliminado.


    BOTAFOGO
     San Lorenzo x Botafogo: quarta-feira, 22h, Buenos Aires
    O Botafogo parecia um dos brasileiros mais cômodos na Libertadores. Mas viu o conforto ir ralo abaixo com a derrota em casa para o Unión Española na última quarta-feira. Com isso, estará eliminado se perder para o San Lorenzo em Buenos Aires e talvez até se empatar - embora seja mais provável que a igualdade o classifique. Se vencer, estará nas oitavas de final, talvez até como primeiro colocado do grupo. A chance de classificação é de 50%, segundo o matemático Tristão Garcia.

    Se vencer: classifica-se. Fica em segundo se o Unión Española vencer o Independiente del Valle em casa. Fica em primeiro se os chilenos perderem para os equatorianos. Se eles empatarem, o Botafogo precisa vencer e fazer um gol a mais do que os chilenos para ser o campeão da chave. Mas existe um porém curioso: uma vitória do Alvinegro por 2 a 1 combinada com um empate por 1 a 1 na outra partida leva a decisão do primeiro lugar a sorteio, já que Bota e Unión ficariam iguais em todos os quesitos: pontos, vitórias, saldo, número de gols e número de gols como visitantes.

    Se empatar: classifica-se em segundo, desde que o Independiente del Valle não vença o Unión Española por dois ou mais gols de diferença. Caso ocorra vitória equatoriana por dois gols de vantagem e empate alvinegro, a vaga será decidida no critério de gols marcados - 5 a 5 no momento.

    Se perder: está eliminado.


    ATLÉTICO-MG
     Atlético-MG x Zamora: quinta-feira, 17h30m, Belo Horizonte
    É muito boa a situação do Atlético-MG. Já classificado para as oitavas de final, o Galo recebe o Zamora, da Venezuela, na quinta-feira, no Independência, e joga por um empate ou uma vitória para terminar como primeiro colocado do Grupo 4. Caso perca, será segundo. 

    Se vencer: classifica-se em primeiro.

    Se empatar: classifica-se em primeiro.

    Se perder: classifica-se em segundo.


    CRUZEIRO
     Cruzeiro x Real Garcilaso: quarta-feira, 22h, Belo Horizonte
    O Cruzeiro precisa vencer, vencer ou vencer. Se tropeçar contra o Real Garcilaso, do Peru, quarta-feira, no Mineirão, estará eliminado. Mesmo a vitória só dá certeza de classificação se for a partir de três gols de diferença. A vaga, caso seja conquistada, será como segundo colocado do Grupo 5. A primeira colocação ficará com Defensor ou Universidad de Chile, que se enfrentam no Uruguai. A chance de classificação é de 48%, segundo o matemático Tristão Garcia.

    Se vencer: classifica-se como segundo colocado, sem depender do resultado de Defensor x Universidad de Chile, caso conquiste vitória por ao menos três gols de diferença. Se for por dois gols, ficará fora caso o Defensor perca por apenas um gol e fazendo pelo menos dois (2 a 0 para o Cruzeiro e 3 a 2 para La U, por exemplo). Se vencer por um gol de diferença, precisará que os uruguaios ganhem, empatem ou percam por três gols. 

    Se empatar: está eliminado.

    Se perder: está eliminado.


    GRÊMIO
     Grêmio x Nacional: quinta-feira, 22h, Porto Alegre
    O Grêmio é o brasileiro em melhor situação na rodada final da fase de grupos. Já classificado, precisa apenas de um empate em casa com o Nacional, lanterna da chave, para assegurar a primeira colocação. Caso perca, só deixará de ser o líder se o Newell's Old Boys vencer o Atlético Nacional na Argentina. E o melhor: uma vitória pode deixá-lo com a melhor campanha geral da Libertadores.

    Se vencer: classifica-se como primeiro e pode ter a melhor campanha geral da Libertadores. Para isso, torce por tropeços de Vélez Sarsfield, Universidad de Chile e Santos Laguna.

    Se empatar: classifica-se em primeiro.

    Se perder: classifica-se em segundo caso o Newell's Old Boys vença o Nacional de Medellín em casa e em primeiro se ocorrer qualquer outro resultado nesta partida.


    FLAMENGO
     Flamengo x León: quarta-feira, 19h45m, Rio de Janeiro
    O Flamengo renasceu na Libertadores ao vencer o Emelec no Equador. Tanto que só precisa de uma vitória sobre o León no Maracanã, por qualquer resultado, para garantir classificação. Mas não há rotas alternativas no jogo desta quarta-feira. Qualquer outro resultado representará a eliminação do clube carioca - que, por outro lado, pode terminar até como líder do grupo. A chance de classificação é de 47%, segundo o matemático Tristão Garcia.

    Se vencer: classifica-se. Fica em primeiro em caso de empate ou vitória do Emelec no jogo contra o Bolívar, na Bolívia. Fica em segundo se o time da casa ganhar.

    Se empatar: está eliminado.

    Se perder: está eliminado.

    FONTE: GLOBO