Volante fala ao LNET! sobre comemorações polêmicas, Majestoso e seu carinho pelo Timão
Em 2009, Cristian estravasou ao comemorar o gol da vitória corintiana (Crédito: Reginaldo Castro)
Ele chegou discretamente ao Corinthians em 2008 e, em pouco tempo, se tornou peça fundamental na equipe titular de Mano Menezes.
Mas foi em um clássico contra o São Paulo que Cristian conquistou definitivamente a admiração do torcedor corintiano. Após fazer o gol da vitória na primeira partida da semifinal do Paulistão de 2009 – que seria vencido pelo Corinthians – o volante foi comemorar enlouquecidamente com a torcida corintiana, inclusive, fazendo um gesto que gerou muita polêmica.
Neste domingo, o Corinthians enfrenta novamente o São Paulo e Cristian fala, com exclusividade ao LANCENET!, sobre o clássico Majestoso, gestos polêmicos, o carinho dele pelo clube e muito mais.
LANCENET!: Cristian, como está a vida na Turquia? Sofreu alguma lesão?
Cristian: Isso mesmo. Não estou jogando porque minha coxa direita abriu oito centímetros e mais dois para o lado. Então, fiquei fora de três jogos. Domingo tem clássico (contra o Galatasaray) e estou praticamente fora.
LNET!: Você sabe que teremos Corinthians e São Paulo, neste domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista?
C: Estou sabendo. Eu e o André (Santos) não deixamos de acompanhar o Corinthians. Colocamos os canais do Brasil no quarto da concentração e em casa. Sabemos sobre o jogo. Assistimos ao jogo contra o Paulista. Agora, é tudo ou nada.
LNET!: E quais as lembranças do clássico do ano passado?
C: Tenho várias lembranças boas. Mas lembrança boa, mesmo, foi o gol no fim da partida, que gerou aquela polêmica da comemoração. Pela situação que estávamos vivendo. Estava 1 a 1 até os 47, 48 minutos e acabei fazendo o gol. É a maior lembrança que eu tenho e guardo com muito carinho. As pessoas até hoje comentam comigo. Até aqui na Turquia encontramos vários corintianos e eles comentam comigo. É uma lembrança muito boa.
LNET!: Historicamente, o grande rival do Corinthians é o Palmeiras. Mas o principal clássico na sua época era contra o São Paulo?
C: Tornou-se, sim, porque nos anos anteriores sempre ganhava do Corinthians. Depois da Série B, todo mundo queira ver como o Corinthians jogaria nos clássicos. Ganhamos quase todos. Foi importante para nós e para a torcida.
LNET!: Você sabe que foi o artilheiro do clássico ao lado de Ronaldo em 2009 (com dois gols cada)?
C: Não sou muito de ficar me apegando a isso. Meu negócio é entrar em campo, ganhar os três pontos e ir para casa feliz. Sou mais de defender e ajudar a zaga. Mas fico feliz em fazer gols em clássicos contra o São Paulo. Ainda mais por se tratar de um clássico como esse.
LNET!: O que você tem achado do Corinthians este ano?
C: Contra o Paulista, o Corinthians teve várias chances, mas pecou em algumas coisas. Mas tem um bom elenco e jogadores para mudar isso. Parece que o Mano (Menezes) também vai firmar os jogadores e entrosar uma equipe. Fazer rodízio é muito complicado, é difícil encontrar o jogador, fica sempre trocando. Com certeza, quando tiver encaixado bem a equipe, dificilmente o Corinthians não estará nas semifinais e na final do Campeonato Paulista.
LNET!: E o que você achou da polêmica com o Ronaldo, que mostrou o dedo para alguns torcedores?
C: Não estamos na situação dele. Não podemos julgar, porque estou aqui e não sei o que aconteceu na hora. Só vimos a foto e ouvimos os comentários de um ou de outro. Mas defendo ele. Quando você tem uma família, tem muito carinho e vive com ela, você fica chateado. Vaiar o jogador é normal, mas ofender a família não é legal. Torcemos para o Ronaldo, ele já nos deu muitas alegrias. É um cara fantástico e de bom coração.
LNET!: Você está gostando do Roberto Carlos no Corinthians?
C: Acho fantástico. Ele está fazendo um bom trabalho. Sabemos que o futebol na Europa é muito diferente do que no Brasil. Algumas jogadas são totalmente diferentes. Espero que ele seja muito feliz. Vai dar certo no Corinthians.
LNET!: E o Ralf?
C: Estou gostando. É um cara batalhador, como eu. É um cara que não para de correr, está sempre ajudando a zaga e se doa ao máximo. Mesmo que não comentem muito o nome dele, é um cara fundamental para a equipe, como eu fui. Vou torcer muito para ele dar certo no Corinthians.
LNET!: Qual o seu palpite para o clássico de hoje?
C: Como corintiano, vou torcer para o Corinthians. Com certeza, vai ganhar. Espero que seja 2 a 0 para eu não sofrer muito. Todo corintiano sofre. Assim, vou ficar mais tranquilo em casa.
LNET!: E o palpite para o Corinthians na Copa Libertadores e no Paulista? Vai dar título?
C: Tem de dar título. A torcida está nessa expectativa da Libertadores. É uma coisa única, é o único título que o Corinthians não ganhou. Tem time para ganhar, é só encaixar. No Paulistão, se chegar na semifinal, com certeza vai ser campeão de novo.
fonte: lance