segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ex-clube de Drogba é multado e perde título por manipular resultados


Investigação revela que Shanghai Shenhua e outros times negociaram partidas do Campeonato Chinês. Treinador é um dos nomes do escândalo

Por GLOBOESPORTE.COM
Xangai, China
6 comentários
Drogba em ação pelo Shanghai Shenhua (Foto: Reprodução)Drogba em ação pelo Shanghai (Foto: Reprodução)


O ex-time de Drogba e Anelka, o Shanghai Shenhua, será punido com a perda de seis pontos no Campeonato Chinês da próxima temporada e multa de pouco mais de R$ 300 mil, além de perder o título nacional conquistado em 2003. Ficou provado que o clube manipulou resultados da competição com outras equipes. As investigação identificou a equipe como a principal articuladora do esquema.
Além do Shanghai Shenhua, o Yanbian FC e o Tianjin Teda também sofreram sanções. As duas equipes tiveram uma multa menor, de R$ 150 mil. Todos os resultados identificados na investigação como manipulados pelas equipes foram revogados, o que representa a perda do título Chinês de 2003 do clube de Xangai.
No total, 37 pessoas estavam envolvidas no esquema. Todas foram suspensas do futebol por até cinco anos. Entre os principais responsáveis está Xu Hong, técnico do Dalian Aerbin, um dos principais nomes do futebol chinês, que defendeu a seleção do país na década de 1990. O treinador já foi dispensado do clube.
FONTE: GLOBO