sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Após autópsia, polícia boliviana indicia 12 corintianos por homicídio


Segundo perícia, sinalizadores apreendidos com torcedores detidos coincidem com cápsula encontrada em Kevin. Corintianos seguirão presos

Por Diego Ribeiro
Oruro, Bolívia
1874 comentários


A autópsia feita no corpo do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada apontou que a morte foi causada pela "explosão de um artefato que não é vendido na Bolivia", informou a polícia local, na noite desta quinta-feira.
De acordo com a perícia, sinalizadores apreendidos com dois dos 12 torcedores corintianos detidos na delegacia de Oruro coincidem com a cápsula encontrada no menino, que tinha 14 anos – o disparo perfurou o olho direito e entrou no crânio do garoto. Clique aqui e veja como funciona o sinalizador.
Com o laudo da perícia em mãos, Abigail Saba, fiscal de investigação (equivalente à delegada no Brasil), confirmou que os 12 corintianos serão indiciados por homicídio. Na Bolívia, crime de homicídio pode resultar em pena de 5 a 20 anos de cadeia, e o fato de o garoto ser menor de idade não configura agravante. Clique aqui e veja a identidade dos 12 presos.
Logo após o indiciamento, os corintianos foram transportados de camburão da delegacia de Oruro para um centro de detenção provisória. O Itamaraty já enviou agentes até o local para se certificar de que "não haverá abusos" da polícia local. Antes de serem indiciados, os torcedores chegaram a falar com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM - e até toparam gravar um vídeo, com a versão deles.
Corintianos presos na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corintianos são transportados para centro de detenção provisória (Foto: Diego Ribeiro)
Dos 12 detidos, dois foram presos com sinalizadores e estão na condição de autoria, enquanto os outros dez responderão como cúmplices. Todos serão encaminhados ao Ministério Público e terão medidas cautelares julgadas, para saber se respondem em liberdade ou se terão a prisão preventiva decretada. A audiência que vai julgar as cautelares não têm data para acontecer, pois depende da agenda do MP. Todos continuarão presos até que sejam julgados.
O advogado do grupo de torcedores, o boliviano Jaime Luiz Flores, chegou à sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" ("Força Especial de Luta Contra o Crime") na tarde desta quinta-feira. Ele confirmou que dois dos presos portavam sinalizadores idênticos ao que acertou Kevin Douglas Beltrán Espada, o jovem fã do San José. Um desses torcedores, Cleuter Barreto Barros, portava artefatos do mesmo lote do sinalizador que matou o boliviano.
- Na nossa perspectiva, entendemos que não houve participação de dez dos que estão apreendidos no momento, e estes deveriam ter liberdade imediata. Os outros dois foram presos com sinalizadores, então talvez tenham de esperar um pouco mais. Um deles, Cleuter Barreto Barros, foi detido com um sinalizador do mesmo lote daquele que atingiu a pessoa morta - informou o advogado do grupo.
corpo de  Kevin Beltrán morto na partida do Corinthians na Libertadores (Foto: AP)Corpo de Kevin Beltrán é transportado (Foto: AP)
O corpo de Kevin já foi liberado para ser velado e enterrado em Cochabamba, sua cidade natal, a 210 quilômetros de Oruro. A data ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o enterro ocorra nesta sexta-feira.
info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)



















FONTE: GLOBO