terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dois tons de vermelho: em crise, Arsenal recebe o embalado Bayern


Em situações bem distintas, equipes fazem primeiro duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres

Por Felipe Rocha
Direto de Londres, Inglaterra
7 comentários



A cor predominante nos dois uniformes é a mesma. Mas as coincidências param por aí. O vermelho que estampa as camisas de Arsenale Bayern de Munique tem ganhado tons bem distintos nos rostos de seus torcedores. Enquanto os fanáticos ingleses têm motivos de sobra para ficar vermelhos de raiva após inúmeras frustrações recentes da equipe, os alemães vivem uma espécie de paixão, um encantamento com o momento do time. Em situações praticamente opostas na temporada, Arsenal e Bayern se enfrentam nesta terça-feira, às 16h45m (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, pela primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Como se não bastasse o jejum de quase oito anos sem títulos, o Arsenal vem colecionando vexames dentro de campo – como no último sábado, na eliminação da Copa da Inglaterra, em casa, para o Blackburn Rovers – e fora dos gramados, ocupando espaço de coadjuvante na hora das contratações, vendendo ídolos e repondo com peças de qualidade duvidosa. Receita ideal para esgotar a paciência da torcida e abalar até o prestígio de Arsène Wenger, há 17 anos à frente dos Gunners.

- Temos que esquecer o que os críticos dizem. Acredito na qualidade e na força mental de minha equipe. O importante é focar em nosso jogo e mostrar o melhor futebol possível contra o Bayern. Sem pressa, pois serão 180 minutos - disse Wenger.

Arsene Wenger coletiva arsenal (Foto: Felipe Rocha)Pressionado, o técnico Wenger se irritou durante a entrevista coletiva do Arsenal (Foto: Felipe Rocha)
O treinador francês, que estava extremamente mal-humorado em sua entrevista coletiva nesta segunda-feira, admitiu que o empate sem gols no primeiro confronto com os alemães não seria um cenário ruim para o Arsenal.

- Zero a zero em casa é um resultado muito bom. Não é um desastre. Mas temos características ofensivas e vamos jogar pra vencer - prometeu. 

Do outro lado, um Bayern voando baixo e com ambições lá em cima. Os bávaros, atuais vice-campeões da competição, não perdem desde outubro do ano passado e, além dos 100% de aproveitamento nos cinco jogos disputados em 2013, ainda não sofreram um golzinho sequer neste ano. O sistema defensivo do clube alemão, que ostenta números impressionantes como os sete gols sofridos em 22 jogos na Bundesliga, tem no brasileiro Dante um de seus principais pilares. O técnico Jupp Heynckes prega respeito ao adversário, mas diz que sua equipe tem condições de conquistar um bom resultado em Londres.

- O Arsenal tem um ótimo time, com bons jogadores. São rápidos e tocam bem a bola do meio para a frente. É um clube com história e tradição, não pode ser menosprezado. Mas eu acredito que, se jogarmos o nosso melhor futebol, podemos sair com a vitória - afirmou.

jogadores no treino do Bayern de Munique (Foto: Reuters)Jogadores do Bayern fazem último treino antes do duelo contra o Arsenal (Foto: Reuters)
A história dos gigantes europeus na Liga dos Campeões também é bem diferente. Enquanto o Arsenal ainda busca seu primeiro título na competição, o Bayern quer o quinto troféu - venceu em 1973/74, 1974/75, 1975/76 e 2000/01, além de ter perdido outras cinco decisões -, atrás apenas de Liverpool, Milan e Real Madrid no rol dos maiores campeões.

Não custa lembrar que a decisão deste ano será novamente no estádio de Wembley, em Londres, como aconteceu há duas edições. A Uefa apontou o estádio da capital britânica como palco da decisão outra vez, por causa dos 150 anos da Federação Inglesa de Futebol. Portanto, o Arsenal tem mais uma chance para jogar a final "em casa". Privilégio que o Bayern teve no ano passado, mas sem tirar proveito da situação e amargando o vice contra o Chelsea, bem em frente à sua torcida, na Allianz.Arena.

- Uma derrota como aquela você simplesmente não esquece. Mas temos mostrado nesta temporada que estamos novamente motivados para brigar pelo título - disse o meio-campista Bastian Schweinsteiger.

Arsenal e Bayern de Munique fazem o duelo de volta das oitavas de final no dia 13 de março, na Alemanha.

Bastian Schweinsteiger na coletiva do Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Schweinsteiger já bateu na trave duas vezes com o
Bayern de Munique na Champions (Foto: Reuters)
Jejum de títulos x bi-vice. Agora vai?

Temporada em jogo? Para o Arsenal, é muito mais que isso. A Liga dos Campeões não é apenas a última oportunidade que os Gunners têm de conquistar um troféu na atual temporada. É a derradeira chance de evitar o oitavo aniversário no jejum de títulos: a última grande conquista do clube do norte de Londres foi a Copa da Inglaterra, em maio de 2005. De lá pra cá, além da gozação dos rivais, o Arsenal precisou aguentar, por exemplo, nove títulos do Manchester United, oito do Chelsea, três do Liverpool, dois do Manchester City e um do vizinho Tottenham. Pressionado, o técnico Arsène Wenger precisa recorrer ao passado para se desvencilhar das críticas da imprensa inglesa.

- Ganhei quatro vezes a Copa da Inglaterra. Quem ganhou mais nos últimos anos? Tenho ouvido muitas análises superficiais sobre o Arsenal. Hoje em dia tem muito especialista sobre tudo, mas eles nem sempre estão certos. Acredito em meu time - disse o francês.

arsenal treino (Foto: EFE)Arsenal não faz boa campanha na atual temporada inglesa (Foto: EFE)
Para o Bayern, a competição também tem ares de uma provável última oportunidade para um grupo de atletas vencer a competição com a camisa do multicampeão alemão. Com a iminente chegada de Pep Guardiola, é natural que o clube bávaro passe por alguma reformulação após o término da temporada. Portanto, não seria exagero pensar que alguns dos jogadores que fizeram parte das campanhas dos vice-campeonatos em 2009/10 e 2011/12 podem ter na atual disputa a última chance de, enfim, conquistar a cobiçada taça europeia. Lahm, Schweinsteiger, Robben, Ribéry, Mario Gomez, Van Buyten e Müller são alguns dos que bateram na trave nos últimos três anos e seguem no elenco do Bayern de Munique.

- Ficar mais de dois anos sem levantar um troféu não é normal para o Bayern. Temos que mudar isso. No ano passado fizemos uma excelente temporada, mas sem um título não é o suficiente. Os jogadores estão motivados e famintos por vitórias - disse o técnico Jupp Heynckes.

ARSENAL X BAYERN DE MUNIQUE
Szczesny, Sagna, Mertesacker, Koscielny e Vermaelen; Arteta, Wilshere, Cazorla, Podolski e Walcott; Giroud.Neuer, Lahm, van Buyten, Dante e Alaba; Schweinsteiger, Martinez, Kroos, Ribery e Muller; Mandzukic.
Técnico: Arsène WengerTécnico: Jupp Heynckes
Estádio: Emirates Stadium. Data: 19/02/2013. Árbitro: Svein Noen (NOR)
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real

FONTE: GLOBO