quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Timão não teme nova punição da Conmebol por liminares


Diretor jurídico confia em respaldo da Polícia Militar para provar que clube reprovou entrada de quatro torcedores na partida contra o Millonarios

Por Leandro Canônico e Rodrigo Faber
São Paulo
682 comentários


O Corinthians não teme represálias da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por conta da entrada de quatro torcedores que conseguiram liminares e assistiram à vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira, no estádio do Pacaembu, mesmo com a decisão da entidade de vetar a Fiel por, pelo menos, 60 dias. O órgão puniu o clube porque torcedores corintianos foram responsabilizados pela morte do jovem Kevin Estrada, de 14 anos, em jogo do Timão contra o San José, em Oruro, Bolívia. O diretor jurídico do Timão, Luiz Alberto Bussab, confia no respaldo da Polícia Militar para provar que a decisão de permitir o ingresso do quarteto ao local não foi decisão do Corinthians. A Conmebol deve se pronunciar ainda nesta quinta.
Principal envolvido nas discussões com a Conmebol nos últimos dias, Bussab afirmou que os policiais incluirão em seu relatório sobre a partida que a justiça brasileira foi a única responsável pela quebra da punição, uma vez que o Timão nada podia fazer a não ser acatar e abrir uma exceção para os quatro torcedores em questão.
Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)No lugar de 40 mil, apenas quatro corintianos assistiram ao jogo (Foto: Marcos Ribolli)
- O Corinthians não teve nada a ver. Tentamos fazer com que eles não exercessem o direito adquirido na justiça. Eles não entenderam assim, porque compraram o ingresso muitos meses antes. A partir do momento em que não conseguimos, entregamos o caso para a Conmebol. O clube não faz parte do processo e não tem nada a temer - afirmou.
Bussab admitiu que poderá ouvir reclamações da Conmebol nos próximos dias, mas está tranquilo quanto ao desenrolar do caso. O principal respaldo do clube será a polícia - o dirigente alvinegro conversou com o comandante da corporação para garantir que a postura do Timão não seja esquecida no caso.
- Vamos ver se a Conmebol nos questionará. Pelo que nos foi passado, o comandante da PM vai relatar que o Corinthians não deu acesso aos torcedores. Os policiais cumpriram ordens judiciais, mas o clube negou o acesso.
A exceção aberta aos quatro torcedores preocupa o clube, uma vez que 85 mil ingressos já haviam sido vendidos para os jogos da primeira fase, e outros corintianos podem seguir o exemplo para também pedir liminares na justiça e assistir às duas partidas restantes nesta etapa da competição continental. O Timão ainda enfrentará Tijuana, do México, e San José, da Bolívia, em seus domínios.
O Corinthians descarta qualquer ajuda aos seus torcedores para enfrentar a Conmebol e permitir que a Fiel entre no estádio do Pacaembu nos próximos confrontos. Bussab continuará tentando suspender a decisão da entidade, mas única e exclusivamente na justiça desportiva – acionar a justiça comum está descartado. 
placar pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)O placar do Pacaembu informa o número de pagantes: quatro corintianos (Foto: Marcos Ribolli)
- O clube não vai pleitear na justiça o direito do torcedor. Tentaremos fazer com que os outros jogos sejam realizados com a presença da torcida, mas interferir em uma ação coletiva, para descumprir ordens da Conmebol, absolutamente, não - finalizou.
fonte: globo