quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Liga Europa: Chelsea tenta salvar a temporada, e Willian estreia pelo Anzhi


Jogador mais caro da janela em janeiro, meia brasileiro é comparado a Messi e CR7 por clube russo. Torneio vira prioridade no campeão europeu

Por GLOBOESPORTE.COM
Praga, República Tcheca
9 comentários


O jogador mais caro da última janela de transferências entrará em campo finalmente nesta quinta-feira. Não, não é o polêmico Mario Balotelli no Milan, ou a estrela Drogba com o Galatasaray. Contratado por € 35 milhões (R$ 93,5 milhões) junto ao Shakhtar Donetsk, o meia Willian (ex-Corinthians) fará sua estreia oficial pelo Anzhi, da Rússia, contra o  Hannover, às 15h, em casa, pela segunda fase da Liga Europa.
Nessas voltas que o mundo do futebol dá, o Chelsea acabou virando o protagonista de uma das grandes ironias da temporada: atual vencedor da Liga dos Campeões, o time inglês tem na Liga Europa, frequentemente desprezada pelos gigantes do continente, uma das poucas possibilidades de salvar o ano - os Blues estão vivos apenas na Copa da Inglaterra, enquanto no Campeonato Inglês a diferença para o líder Manchester United é de 16 pontos. A caminhada para a "redenção" começa nesta quinta, às 16h, fora de casa, contra o Sparta Praga, da República Tcheca.
willian anzhi treino - agência AP (Foto: Agência AP)Willian é comparado a Messi e Cristiano Ronaldo por dirigente do Anzhi  (Foto: Agência AP)
Para Anzhi, Willian está atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo
Por conta da parada de inverno no Campeonato Russo, Willian só vestiu a camisa do Anzhi até agora em amistoso. Na competição nacional, o ex-corintiano é o número 10. Mas na Liga Europa, o meia será o 88.
- Estrear por um novo clube sempre é especial, dá uma ansiedade diferente. A expectativa é que chegue logo a hora do jogo, para poder mostrar aquilo que todos esperam, tentar corresponder às expectativas. Espero que tudo corra bem e que consigamos uma boa vitória – disse Willian.
Willian camisa 10 Anzhi (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Camisa 10 na Rússia, Willian usará o
número 88 na Liga Europa (Foto: Divulgação)
Esta é a segunda vez que o Anzhi disputa a Liga Europa, e a primeira em que o time russo chega ao mata-mata. Willian, por sua vez, tem experiência na competição, já que conquistou o torneio na temporada 2008/2009. Por isso, além da qualidade técnica, poderá ajudar os companheiros com sua vivência.
- Vencer uma Liga Europa é muito importante para o clube e para os jogadores. Felizmente já tive essa oportunidade no Shakhtar. Apesar de eu ainda ser jovem, creio que posso ajudar com minha experiência nessa competição. A principal mensagem que vou levar para o grupo é que, quando conquistamos o título, quase ninguém apostava no Shakhtar e acredito que vivemos uma situação semelhante aqui. Não somos favoritos, mas podemos chegar – completou.
A chegada de Willian, aliás, empolgou a cúpula do Anzhi. Segundo German Tkachenko, diretor do clube, o meia brasileiro está atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na atualidade.
- Trazê-lo era o nosso sonho. Willian é um homem da categoria de estrelas que surgem imediatamente após Cristiano Ronaldo e Messi – disse o dirigente.
Chelsea tenta salvar a temporada
Curiosamente, esta será a estreia do Chelsea no torneio. Desde a chegada do magnata Roman Abramovich, os Blues viraram presença constante na Liga dos Campeões. Nesta temporada, porém, foram eliminados na fase de grupos do competição principal e terão de justificar os investimentos do russo com uma taça inédita. Pelo menos no discurso, o meiaOscar garante que a motivação não diminuiu no Stamford Bridge.
Rafa Benitez chelsea (Foto: Getty Images)Pressionado, Benítez tenta salvar a temporada do Chelsea com a Liga Europa  (Foto: Getty Images)
- Eu me sinto extremamente motivado para jogar a Liga Europa e tenho certeza que os outros jogadores também estão assim. Se nos sairmos bem no torneio, nossa temporada ficará muito melhor – disse o brasileiro, em entrevista ao site oficial do Chelsea.
Para o confronto com o Sparta Praga, o técnico Rafa Benítez terá o reforço do zagueiro JohnTerry, que não atuou contra o Wigan no último fim de semana por conta de uma lesão no joelho. Por outro lado, o brasileiro David Luiz, suspenso, e o atacante Demba Ba, que não está inscrito, vão desfalcar os Blues. Os nigerianos Moses e Mikel, que conquistaram a Copa Africana de Nações no último domingo, também não jogam.
Quem está confirmado é o goleiro Petr Cech, que já defendeu o Sparta Praga no início da carreira e mostrou ainda acompanhar a ex-equipe. Apesar da diferença de investimento entre os dois times, o arqueiro previu uma partida equilibrada.
- Eles têm opções, são um time com uma boa mistura entre jogadores jovens e experientes. Para eles, será o maior jogo de suas carreiras, o que é um perigo, porque vão querer mostrar que podem ir bem contra nós – analisou Cech.
FONTE: GLOBO