quarta-feira, 15 de maio de 2013

Com Pacaembu a favor, Corinthians tenta virada contra o Boca Juniors


Última derrota no estádio pela Libertadores foi há sete anos. Nesta quarta, time aposta em torcida e retrospecto para eliminar argentinos

Por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber
São Paulo
358 comentários
Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Tite prepara Timão para duelo decisivo contra o 
Boca (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)


Dois gols, 90 minutos, 11 guerreiros em campo e quase 40 mil nas arquibancadas do Pacaembu. Esta quarta-feira, 15 de maio de 2013, precisa ser mais uma daquelas noites épicas que o torcedor do Corinthians adora celebrar. Diante do perigoso Boca Juniors, a partir das 22h (horário de Brasília), o Timão precisa tirar a vantagem de um gol obtida pelos argentinos na Bombonera, há duas semanas, para conseguir classificação às quartas de final da Taça Libertadores. Para isso, terá estádio lotado, histórico a favor e um time mordido, querendo repetir a atuação que deu o título continental do ano passado contra o mesmo Boca.
A conta é simples: a derrota por 1 a 0 em Buenos Aires faz os comandados de Tite precisarem de dois gols de diferença para a classificação direta. Vitória por 1 a 0 significa disputa por pênaltis, enquanto qualquer outro triunfo por um de diferença classifica os argentinos - pelo critério dos gols marcados fora de casa. Nesta Libertadores, todas as vitórias corintianas em casa foram por dois ou mais gols - 2 a 0 no Millonarios, e 3 a 0 sobre Tijuana e San José.
A última derrota corintiana no Pacaembu em Libertadores foi em 2006, para o maior rival do Boca, o River Plate: os 3 a 1 para os argentinos eliminaram o Timão nas oitavas de final daquele ano. De lá para cá, o Corinthians jogou mais 15 vezes no estádio pela Libertadores, com 13 vitórias, dois empates, 31 gols marcados e apenas quatro sofridos.
Do outro lado, porém, o Boca conta com o retorno de Riquelme para tentar manter a hegemonia do técnico Carlos Bianchi diante de brasileiros – ele nunca foi eliminado em seis mata-matas contra equipes do país vizinho. O elenco chegou ao Brasil nesta terça, treinou no Canindé, estádio da Portuguesa, e se disse confiante na missão de desbancar o atual campeão da América.
Nas arquibancadas, a pressão será enorme. Os cerca de 39 mil ingressos à venda foram esgotados na segunda-feira, e os corintianos esperam que a festa seja completada com a classificação às quartas de final. Quem vencer terá pela frente o classificado do confronto entre Vélez Sarsfield e Newell’s Old Boys, que definem a vaga também nesta quarta – o Vélez venceu o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa.
A partida terá arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla, auxiliado pelos compatriotas Rodney Aquino e Carlos Cáceres. A TV Globo transmite o confronto ao vivo para os estados de SP, MG, DF, PR, SC, RN, MA (menos Balsas), SE, GO, MS, PA (menos Santarém) e TO. O SporTV mostra para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 21h30m.
fonte: globo