quinta-feira, 23 de maio de 2013

Melhor ataque do Galo encara defesa do Tijuana, que está invicta em casa


Além do bom retrospecto, 'Xolos' tem a favor fato de jogarem em piso sintético. Já o Alvinegro tem 22 gols na Libertadores e conta com quarteto ofensivo forte

Por Léo Simonini
Tijuana, México
outdoor Tijuana jogo Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini)
Outdoor em Tijuana coloca frente a frente Gandolfi e
Ronaldinho Gaúcho (Foto: Léo Simonini)
Depois de eliminarem o Palmeiras com uma vitória por 2 a 1, o Tijuana-MEX terá o terceiro brasileiro pela frente em sua estreia na Libertadores. Além do Verdão, o time já encarou o Corinthians na fase de grupos e foi o responsável por tirar a invencibilidade do Timão que já durava 17 partidas na competição. Bons em contrariar prognósticos, os “Xolos”, apelido do time por causa de seu mascote, terão pela frente mais um confronto em que são apontados como zebras. O rival é o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho, dono de melhor campanha na atual edição da competição, onde acumula sete vitórias e apenas uma derrota, e também do melhor ataque, com 22 gols.
A seu favor, o Tijuana se apega ao fato de não ter levado nenhum gol em casa nesta edição da Libertadores. Foram quatro jogos, com três vitórias e um empate. Além disso, os comandados de Antônio Mohamed contam com o fato de jogarem em casa, onde os cerca de 24 mil torcedores que compraram ingresso irão apoiar a equipe. Como se não bastasse, o Rojinegro manda seus jogos no Estádio Caliente, onde o palco do espetáculo é feito de grama sintética, piso utilizado no Brasil quase que exclusivamente em campos amadores.
Por sua vez, o Galo chega ao México com quase força máxima. Podem ser apenas dois desfalques dos 11 considerados titulares pelo técnico Cuca. Leonardo Silva e Richarlyson, este último já confirmado, podem ficar fora. Mas o fato não assusta e a força do elenco Alvinegro se comprova, já que Gilberto Silva pode herdar a vaga na zaga, enquanto Junior Cesar está confirmado na esquerda, reservas que seriam titulares em muitos clubes da Série A do país.
E o mais importante é que o time vem motivado depois da conquista do Campeonato Mineiro, no último domingo, e ainda vai poder contar com o quarteto ofensivo completo. Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô aglutinam 18 dos 22 gols marcados pela equipe na competição. Jô, com seis, é o artilheiro da Libertadores, sendo que Diego Tardelli está logo atrás, com cinco.
Vai comandar o espetáculo o colombiano José Buitrago, que será auxiliado pelos também colombianos Wilmar Navarro e Wilson Berrio. O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar todos os lances da partida a partir das 21h (de Brasília).
FONTE: GLOBO