quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ainda em obras, Arena da Baixada suporta segundo teste, mas tem falhas

Torcedores do Atlético-PR se empolgam com a beleza e proximidade do campo, mas banheiros sem água e acesso externo são situações encontradas no estádio da Copa

Por 
Curitiba

A emoção tomou conta dos mais de 23 mil presentes na Arena da Baixada na noite de quarta-feira. Em campo, nem a derrota por 2 a 1 para o Corinthians tirou o brilho nos olhos de quem compareceu ao estádio do Atlético-PR no segundo jogo-teste para a Copa do Mundo. O reencontro com o "Caldeirão" foi motivo de orgulho para o torcedor rubro-negro, que elogiou sua beleza. A qualidade do gramado, a visão do campo e o conforto foram os principais itens apontados pelos presentes para destacar os pontos positivos do estádio. 
Mas nem tudo foi perfeito na casa atleticana. Com áreas inacabadas e alguns improvisos, o estádio ainda não está totalmente pronto. A Arena apresenta problemas estruturais e operacionais como falta de água nos banheiros, falhas de internet e telefonia, e deficiências de acesso em seu entorno. O estádio deve ser entregue à Fifa no próximo dia 22 de maio, última data definida.
público arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Torcida atleticana fez bonito na Arena da Baixada, que recebeu seu segundo jogo-teste (Foto: Monique Silva)

O GloboEsporte.com separou fatores positivos e negativos do atual momento do estádio e operações coordenadas pela Fifa. 
LONGAS FILAS, E ORIENTADORES SE DESTACAM 

Com público limitado a 30 mil pessoas, já que cerca de 10 mil cadeiras ainda não estão instaladas - atualmente são 34.500 - a Arena da Baixada teve os portões abertos às 17h e a entrada dos torcedores no estádio foi tranquila. Porém, longas filas foram formadas no entorno do estádio, mais precisamente na Avenida Getúlio Vargas, que dava acesso a uma das entradas principais. Já pela Avenida Brasílio Itiberê a movimentação era mais tranquila. 
Longas filas se formaram nas entradas principais da Arena da Baixada (Foto: Monique Silva)Longas filas se formaram nas entradas principais da Arena da Baixada (Foto: Monique Silva)
- Saí do trabalho por volta de 17h30 e esperava um trânsito caótico, mas me surpreendi pois não peguei congestionamentos. Consegui estacionar perto da Arena. Praticamente não peguei fila, a revista foi rápida, porém, achei pouco ter apenas uma segurança mulher - apontou a analista de web Belisa Furquim.
O serviço de orientação ao público foi outro ponto elogiado pelos torcedores. Quem chegava próximo da entrada do estádio notava os orientadores ajudando na localização e indicação dos locais. Por outro lado, o trânsito chegou a ficar complicado em alguns momentos na Avenida Getúlio Vargas, principalmente por conta da chuva e do horário, que concentrou a saída do trabalho e das escolas da região. 
BANHEIROS SEM ÁGUA E VAZAMENTOS 

interditado arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Alguns banheiros estavam interditados (Foto: Monique Silva)
água infiltração arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Água escorria pelas escadas em setores (Foto: Monique Silva)
 






Em geral, os banheiros da Baixada agradaram ao público. Com fiscais nas portas de cada unidade e equipes constantes de limpeza, os atleticanos elogiaram os equipamentos, mas lamentaram a falta de água em boa parte deles. Nos locais visitados pela reportagem do GloboEsporte.com, principalmente no setor inferior, a água ficou boa parte da partida sem aparecer nas pias. 
Além da falta de água em boa parte dos banheiros, a reportagem encontrou alguns banheiros fechados e mictórios interditados. No entanto, não foi visto filas e demora dentro dos banheiros mesmo durante o intervalo da partida.
Se faltava água nos banheiros, em outros lugares sobrava. A reportagem do GloboEsporte.com identificou pontos onde havia água escorrendo pela construção. Em alguns locais era possível ver a água pelas escadarias, sobretudo atrás de uns gols, no setor da rua Buenos Aires. A chuva que caiu durante todo o dia em Curitiba pode ter contribuído. Na entrevista coletiva após o jogo, o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, disse que também viu o problema e foi informado pelo engenheiro que a situação seria resolvida. 
ACESSIBILIDADE E ILUMINAÇÃO RECEBEM ELOGIOS 

gramado arena da baixada jogo teste (Foto: reprodução/RPCTV)Gramado da Arena da Baixada (Foto: reprodução/RPCTV)
cadeirante arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Atleticana Monik Pegorari aprovou o setor destinado aos cadeirantes (Foto: Monique Silva)







A qualidade do gramado da Arena da Baixada recebeu muitos elogios dos torcedores, mas apresentou alguns problemas na prática. Em alguns locais era possível observar alguns "tufos" que saíram durante o jogo. 
Umas das principais novidades no reencontro do Atlético-PR com a Arena foi a iluminação. Os refletores, que já haviam sido testados durante as últimas semanas, foram utilizados pela primeira vez durante um jogo à noite e empolgaram a torcida.
Outro ponto bastante elogiado foi a acessibilidade. Cadeirantes não tiveram dificuldades para circular no interior da Arena e ficaram bastante satisfeitos com os locais reservados para que acompanhassem a partida. 
- A chegada foi bem tranquila. A acessibilidade está nota 10. Gostei também da proximidade do campo, o estádio está lindo de morrer. Vi que o gramado está soltando um pouco de grama. Uma pena alguns preços dos bares, parece aeroporto - apontou Monik Pegorari, fazendo uma avaliação geral do que viu no estádio.
torcedor arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Os irmãos José Oswaldo e Matheus Henrique (Foto: Monique Silva)
Os irmãos José Oswaldo e Matheus Henrique ficaram maravilhados com o novo estádio do Atlético-PR.  
- Estamos encantados. A visão de campo é sensacional, mas o acesso lá fora estava um pouco complicado. Muito desnível nas ruas e faltam calçadas - relatou Henrique.
O acesso externo apresentou alguns problemas e irritaram torcedores, como o comerciante Everson Luis Bueno.
- Lá fora ainda tem muita sujeira, entulho, calçadas por fazer e muita lama - criticou.
TELEFONIA E INTERNET MÓVEL DECEPCIONAM 

internet torcedor arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Luiz Augusto teve dificuldades para acessar a Internet (Foto: Monique Silva)
Muitos torcedores tiveram problemas com sinal de internet móvel logo que chegavam à Arena da Baixada, fato que se tornou praticamente inexistente durante toda a partida.

- Está horrível. Não consigo enviar, simplesmente não tem sinal, nem de Internet. Estou mandando, mas não sei quando o destinatário vai receber - reclamou o funcionário público Luis Augusto.

E não foi apenas a internet móvel que ficou ruim. Até mesmo para fazer ligações de dentro da Arena ficou complicado conforme o estádio foi ficando cheio. 

BARES LOTAM E LANCHES SOMEM 

lanchonetes arena da baixada atlético-pr x corinthians (Foto: Monique Silva)Lanchonetes ficaram lotadas no intervalo (Foto: Monique Silva)
lanchonete fechada arena da baixada atlético-pr x corinthians (Foto: Monique Silva)Algumas lanchonetes ainda não estavam funcionando (Foto: Monique Silva)
Torcedores fizeram coro nas reclamações quanto aos bares do estádio. A situação ficou complicada no intervalo, quando as filas já eram enormes. Durante o jogo, faltou bebida e alimentos em muitos pontos de venda. Poucos orientavam sobre o fim dos lanches. Em menos de 15 minutos de intervalo, não havia mais cachorros-quentes ou hambúrgueres à venda, apesar das enormes filas.
O Atlético-PR havia informado previamente que o serviço de lanchonete seria improvisado somente para o jogo-teste. O sistema e fornecedor para os jogos da Copa deve ser outro e ainda será feita a instalação de fogões, fornos e geladeiras.
ACÚSTICA E PROXIMIDADE DO CAMPO IMPRESSIONAM 

proximidade campo arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)Proximidade com o campo na Arena da Baixada (Foto: Monique Silva)
Os torcedores do Atlético-PR que presenciaram o segundo jogo-teste da Arena da Baixada ficaram impressionados com a proximidade com o campo. Com a retirada do fosso, a distância da arquibancada para o gramado é de apenas seis metros nas retas, deixando a torcida atleticana ainda mais perto do campo de jogo.
- A Baixada ficou espetacular, especialmente por dentro. Além da beleza, visão de campo perfeita de qualquer lugar do estádio. É muito mais bonita que as fotos indicavam e tem uma acústica impressionante. Pobres dos adversários. – ressaltou o advogado Paulo Perussolo.
Outro fator destacado pelos presentes foi a acústica do estádio, o que deixou muitos atleticanos empolgados. Contra o Corinthians, os rubro-negros capricharam nos gritos e fizeram um barulho ensurdecedor na Arena da Baixada.
- A Baixada é outro planeta dentro do Brasil. E olha que a gente já era acostumado com coisa de qualidade. Está sensacional - apontou o torcedor Henrique Stockler.
FONTE: GLOBO