sexta-feira, 16 de maio de 2014

'Risco Espanha': decisões colocam relacionamento de seleção à prova

Atlético tem quatro jogadores pré-convocados, incluindo polêmico Diego Costa. Barça, rival no Espanhol, tem sete; Real, oponente na Champions, outros quatro

Por 
Barcelona, Espanha
6 comentários
Real Madrid e Barcelona invariavelmente fizeram clássicos quentes, pegados, conturbados. Muitos ríspidos e até mesmo violentos nos anos recentes. A guerra que começava dias antes através da imprensa só não afetou o rendimento da seleção espanhola, que venceu as últimas três principais competições que disputou (duas Eurocopas, em 2008 e 2012, e uma Copa do Mundo, em 2010).

Pois o Atlético de Madrid pode contribuir para polêmicas voltarem à tona às vésperas do Mundial do Brasil. Neste sábado, a partir das 13h (de Brasília), os colchoneros decidem com o Barcelona, no Camp Nou, quem será o campeão espanhol de 2013/14. O empate favorece o time de Madri em jogo com acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com. Na outra semana, dia 24, o duelo será contra o Real Madrid, pela finalíssima da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, em Lisboa - com transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com.

Mosaico Risco Espanha (Foto: Editoria de arte)Koke, Juanfran e Diego Costa têm história para contar nos clássicos contra Barça e Real (Foto: Editoria de arte)



São quatro os jogadores do Atlético pré-convocados pelo técnico Vicente del Bosque para a Espanha: o lateral-direito Juanfran, o volante Koke e os atacantes David Villa e Diego Costa. O último é talvez o maior responsável por "conturbar o ambiente". Em campo, desentendeu-se com o goleiro Diego López, o lateral-direito Arbeloa, os zagueiros Pepe e Sergio Ramos, todos do time merengue - onde a rivalidade é bem maior. Com Ramos, houve o encontro dias depois do clássico pelo Espanhol, na seleção. Diego minimizou na época:

- Eu me dou bem com ele porque temos a mesma personalidade. Duelamos e lutamos da mesma forma. Ao terminar o jogo, não há nada mais.


- Se a Eurocopa tivesse sido em 2011 teria sido um problema, mas agora damos risada. Essa tensão foi esquecida, temos que tirar o lado positivo. Viramos a página.

Diego Costa e Pique Barcelona e Atlético de Madrid (Foto: Getty Images)Diego Costa e Piqué no clássico do primeiro turno do Espanhol (Foto: Getty Images)


Para 2014, o Real tem o mesmo número de convocados que o Atlético: Ramos, Casillas, o lateral-direito Carvajal e o volante Xabi Alonso. O Barcelona domina a lista, com oito: o zagueiro Piqué, o lateral-esquerdo Jordi Alba, os meio-campistas Xavi, Iniesta, Busquets e Fàbregas e o atacante Pedro. Mas mesmo com tantas possibilidades de desentendimento dentro de campo, os jornalistas espanhóis não acreditam em conflitos que possam atrapalhar o relacionamento da Roja.

Anos atrás a relação foi muito tensa entre os jogadores do Barça e Madrid por culpa do Mourinho. Graças ao trabalho do Del Bosque, de Xavi e Casillas, tudo foi contornado 
Roger Torello, jornalista do Mundo Deportivo
 - Os torcedores da Espanha não devem preocupar com a relação entre os jogadores do Real Madrid, Atlético e do Barcelona, porque hoje é boa. Ainda mais porque um dos jogadores que mais poderia causar problemas era o Arbeloa, e Vicente del Boque não o convocou - disse Sergi Font, do "Marca".

Roger Torello, do "Mundo Deportivo", citou um fator preponderante para os problemas passados: o português José Mourinho, ex-comandante merengue. 

- Anos atrás a relação foi muito tensa entre os jogadores do Barça e Madrid por culpa do Mourinho. Graças ao trabalho do Del Bosque, de Xavi e Casillas, tudo foi contornado e a relação voltou ao seu estado normal, ainda que com alguns dos jogadores do Madrid, casos de Xabi Alonso e Arbeloa, há um tratamento muito frio por parte dos do Barça. Na última Eurocopa souberam separar as diferenças pessoais pelo bem da equipe. Agora, se ainda existem, creio que vão saber voltar a separar, pensando somente em ganhar a Copa - afirmou.

*Colaborou Cassio Barco
FONTE: BLOCO