sexta-feira, 23 de maio de 2014

Das lágrimas de desespero à final da Champions: Casemiro vira "opção real"

Em apenas um ano e meio, volante troca choro frustrado no São Paulo por decisão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e recebe elogios de treinadores finalistas

Por 
Madri, Espanha
123 comentários
 
"Eu só quero ser feliz mesmo". Estas palavras, ditas pelo volanteCasemiro em sua última partida como jogador do São Paulo, não foram em vão. Naquela tarde de dezembro de 2012, à beira do gramado, o jovem de 20 anos teve uma epifania, e chorou ao perceber que o futuro brilhante que vinha sendo projetado pra ele durante toda sua adolescência poderia não ser exatamente como o sonhado, se não mudasse de atitude (assista à entrevista no vídeo). Um ano e meio depois, ainda garoto, aos 22, colocou sua vida de volta nos trilhos e tem uma chance invejada por qualquer profissional do futebol. No próximo sábado, pode disputar, mesmo que por poucos minutos, uma final de Liga dos Campeões da Europa, contra o Atlético de Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir de 15h45 (de Brasília) - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo, e o site inicia a cobertura com reportagens especiais às 13h30.
Cristiano Ronaldo e casemiro treino Real Madrid (Foto: REUTERS)Casemiro ri de brincadeira de Cristiano Ronaldo no treino do Real: alto astral na Espanha (Foto: REUTERS)
Na época, o discurso do jogador, pedindo mais atenção dentro do clube, foi mal visto por torcida e diretoria do São Paulo, que tinham relação desgastada com Casemiro. O treinador Ney Franco declarou que o volante estaria "totalmente acomodado" nos treinamentos do time, e deveria se preocupar em reconquistar sua vaga em campo, em vez de dar entrevistas. Não havia mais clima para o volante no Tricolor, e, assim, ele foi emprestado ao Real Madrid, que fez uma proposta para levar o jogador ao time B.
Foi necessária uma grande mudança de postura, mas, aos poucos, Casemiro voltou a ser o jovem promissor que era nas categorias de base do São Paulo e da seleção brasileira. No time B do Real, teve atuações de destaque. Mostrando a disposição que lhe faltava no clube brasileiro durante os treinos, chamou a atenção de José Mourinho e passou a frequentar as convocações para as partidas da equipe principal. Antes da saída do português do clube, foi contratado em definitivo por quatro temporadas. O clube merengue desembolsou 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões).
Mesmo com a troca no comando, Casemiro continuou prestigiado. O técnico Carlo Ancelotti chegou e o manteve no time principal. Na pré-temporada, o volante marcou três gols em seis jogos e não saiu mais da primeira equipe, principalmente depois de o alemão Khedira sofrer uma lesão grave no joelho.
Ao longo da temporada, Casemiro ganhou a admiração de Ancelotti. O brasileiro é o segundo jogador do Real Madrid que mais entrou no decorrer das partidas da Liga dos Campeões, em quatro oportunidades, perdendo apenas para seu colega de posição, Illarramendi. A disputa por posição entre os dois tem gerado polêmica, não no elenco, mas na mídia espanhola. O ex-são paulino virou o "queridinho" por ter mostrado bom futebol quando acionado, principalmente na sofrida classificação para as semifinais da Champions. Na derrota por 2 a 0 para o Borussia Dortmund, na Alemanha, depois de vitória por 3 a 0, na Espanha, foi apontado como essencial para segurar o ímpeto dos adversários nos minutos finais. Pesa também a seu favor na avaliação o custo benefício, já que o espanhol foi contratado por 38 milhões de euros no meio do ano passado, mais de seis vezes o valor pago pela sua permanência.
Casemiro é um garoto que tem evoluído muito e mostrado bom futebol"
Simeone, treinador do Atlético de Madrid
Sem Xabi Alonso na final, suspenso por cartões amarelos, os dois são os mais cotados para começarem como titular, já que Khedira não está com bom ritmo de jogo, voltando de sua lesão no joelho na reta final da temporada. Pelo que custou ao clube, Illarramendi tem recebido diversas chances de atuar, mas não tem deixando ninguém satisfeito com seu futebol apático. As reclamações dirigidas ao espanhol são, inclusive, parecidas com as que sofria Casemiro há dois anos.
- Estou estudando o que pode fazer o Real Madrid, e uma possibilidade é que joguem com Casemiro, que é um garoto que tem evoluído muito e mostrado bom futebol - revelou Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid, adversário da final.
Mas os 1.879 minutos em campo nesta temporada, contra 416 do brasileiro, pesam a favor de Illarramendi, mais provável titular na decisão de sábado. É comum ver Ancelotti elogiar Casemiro, mas dizer que terá muita calma com o jogador, que ainda está amadurecendo no futebol europeu. O italiano, no entanto, ainda não confirmou quem jogará no lugar de Alonso.
Casemiro tem suas qualidades, e Illarra ainda não está escalado"
Ancelotti, treinador do Real Madrid
- Temos três opções. O Khedira também está voltando e tem muita experiência. Casemiro tem suas qualidades, e Illarra ainda não está escalado. Tenho tempo para decidir e só vou revelar no sábado a tarde - disse o italiano, que, se optar por utilizar o alemão, pode acabar sacando o brasileiro do banco, entretanto, o ex-são paulino está relacionado para a partida e viaja para Lisboa.
Se o Real Madrid for campeão, o volante, que participou de quatro partidas nesta Champions, poderá ser visto colocando suas mãos na décima taça dos merengues da competição europeia, no Estádio da Luz. Uma imagem bem diferente de um ano e meio atrás. Casemiro buscou e conseguiu "dar um jeito" em sua vida.
Casemiro, Borussia Dortmund x Real Madrid (Foto: AFP)Casemiro comemora classificação do Real nas quartas após derrota para o Borussia: do sofrimento à glória (Foto: AFP)FONTE: GLOBO