quarta-feira, 21 de maio de 2014

Em "estádio maldito", CR7 disputa primeiro troféu europeu pelo Real

Craque jogará pela primeira vez por um clube no Estádio da Luz, onde viveu a derrota mais dolorosa da carreira: o revés para a Grécia na decisão da Eurocopa de 2004

Por Lisboa, Portugal
59 comentários
     
O Estádio da Luz, onde Real e Atlético de Madrid vão disputar a final da Liga dos Campeões no próximo sábado, é bem conhecido por vários dos jogadores que estarão em campo, como Fábio Coentrão, que representou o Benfica durante quatro anos e é ídolo da torcida, Tiago, Pepe e até Diego Costa (que defendeu o Braga em 2006 e 2007). Mas a principal estrela da partida, Cristiano Ronaldo, vai jogar na arena pela primeira vez representando um clube. Pela seleção lusitana, ele viveu bons e maus momentos: marcou gols importantes, mas viveu a maior decepção da carreira: a derrota para a Grécia na decisão da Eurocopa de 2004.
O craque português defendeu as cores do rival do Benfica, o Sporting, até agosto de 2003, quando foi negociado com o Manchester United, mas o novo Estádio da Luz só ficou concluído alguns meses depois dessa transferência. Pela seleção, o camisa 7 do Real Madrid já disputou vários jogos no campo e fez gols decisivos, como contra a Suécia, no ano passado, pela repescagem para a Copa do Mundo, e contra a Bósnia, quando balançou as redes duas vezes na vitória por 6 a 1 em 2011, que garantiu a presença de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia. São esses momentos que CR7 quer recordar antes do duelo decisivo da Liga dos Campeões. 
- Já marquei alguns gols no Estádio do Luz pela seleção. É um estádio mítico e espero que possa dar sorte ao Real Madrid - disse o artilheiro, durante o treino do Real Madrid nesta terça-feira. 
Cristiano Ronaldo no treino do Real Madrid (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo no treino do Real Madrid (Foto: EFE)


BOAS E MÁS MEMÓRIAS

Mas há uma noite que Cristiano Ronaldo viveu neste estádio que dificilmente esquecerá: 4 de julho de 2004, dia em que  Portugal foi derrotado por 1 a 0 na final da Eurocopa. O craque foi um dos melhores de Portugal nesse encontro, tentou de tudo, mas não foi capaz de virar o resultado e no final do jogo se desfez em lágrimas. 
- Foi a derrota mais dolorosa da minha carreira - confessou Cristiano Ronaldo, em uma recente entrevista à CNN. 
Em pleno gramado da Luz, o jovem de apenas 19 anos, que usava a camisa 17, porque a 7 ainda pertencia à estrela do time, Luis Figo, foi consolado por vários jogadores e pelo treinador Luiz Felipe Scolari, que elogiou muito sua atuação. Desde esse dia maldito para Portugal e para Cristiano Ronaldo, o atacante deu a volta por cima, retornou ao Manchester United e começou uma série de temporadas vitoriosas no clube inglês. 
Estádio da Luz Final Champions (Foto: Claudia Garcia)Estádio da Luz será o palco da final da Champions (Foto: Claudia Garcia)

O camisa 7 fez uma aposta com Alex Ferguson de que iria superar a marca dos 10 gols na temporada de 2005. Fez 12 e venceu. E em seu ano de consagração no clube (na temporada 2006/2007), conseguiu balançar as redes 23 vezes. O craque disputou a Copa do Mundo da Alemanha já como protagonista do time e apadrinhado pelo técnico Felipão. Em 2008, CR7 venceu tudo com os Diabos Vermelhos, marcou 42 gols e disputou a Eurocopa com a camisa 7 pela primeira vez. 
- Foi um exemplo de superação para todos nós. Foi estranho ver um atleta como o Cristiano chorar daquela maneira nessa final tão triste para os portugueses, mas ele é um vencedor e cada vez mais demonstra que o seu caminho é só o sucesso - comentou Ruben Faria, de 17 anos, torcedor do Benfica que é fã do jogador do Real Madrid. 
Cristiano Ronaldo entrevista Real Madrid (Foto: Getty Images)Cristiano Ronaldo atende a imprensa após o treinamento (Foto: Getty Images)


EVOLUÇÃO E FOME DE TÍTULOS PELO REAL

No Real Madrid desde 2009, os números de CR7 nada têm a ver com aqueles do United. Só em sua primeira temporada, o famoso ano de adaptação que todos os jogadores precisam, CR7 marcou 33 gols. Nos anos seguintes, ele sempre superou a marca dos 50. Foram os gols e as boas exibições regulares que deram ao craque a Bola de Ouro do ano de 2013. 
Porém, os troféus coletivos que venceu pelo Real Madrid não são tantos quanto os conquistados na Inglaterra. Pelo Manchester United, Ronaldo ganhou três vezes a liga nacional, enquanto no Real Madrid venceu apenas uma. O luso também levou duas Copas do Rei na Espanha, mas no Unitedganhou  uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. 
Falta ainda a Cristiano Ronaldo uma competição europeia pelo time merengue, o que daria ao atacante uma vantagem na disputa pela Bola de Ouro do próximo ano e presença garantida na Supercopa da Europa e no Mundial de Clubes, título que ele também venceu pelo Manchester United. Mas para isso, neste sábado, CR7 terá de vencer o Atlético de Madrid e acabar de vez com as más recordações do estádio da Luz.  

A decisão acontece às 15h45 (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, com transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com - o site acompanha todos os detalhes com um pré-jogo a partir das 13h30.

Estádio da Luz Final Champions (Foto: Claudia Garcia)Torcedores do Benfica nas cercanias do Estádio da Luz  (Foto: Claudia Garcia)FONTE; GLOBO