terça-feira, 13 de maio de 2014

Falcao, Vidal, Tevez... Veja quem corre para ir ao Mundial e quem já está fora

A um mês do início da Copa do Mundo, dez baixas por lesão já estão confirmadas. Outros atletas ainda lutam para se recuperar a tempo

Por 
Rio de Janeiro
163 comentários
Ibrahimovic, Lewandowski e Gareth Bale já estão fora. A não classificação de suas seleções deixou a Copa do Mundo com algum brilho a menos, mas nada que não pudesse ser contornado com a exibição de tantos outros craques em terras brasileiras. Aí entra em cena outro fator para tentar atrapalhar o espetáculo: as lesões. Aos fãs de futebol, resta torcer para que o acaso não apronte as suas - e que a medicina esportiva consiga consumar a recuperação de algumas estrelas na luta contra o tempo.

Restam 31 dias para a abertura do Mundial - Brasil e Croácia se enfrentam no dia 12 de junho na Arena Corinthians, em São Paulo. São 33 dias para a Colômbia entrar em campo. Ela é quem monopoliza as atenções no momento em relação à condição física do centroavanteFalcao García. O jogador do Monaco se lesionou ainda em janeiro, quando rompeu o ligamento do joelho esquerdo numa partida pela Copa da França. Desde então é uma luta diária.

Falcão Garcia tênis (Foto: Reuters)Falcao García acompanha torneio de tênis em Madri: colombiano segue no processo de recuperação (Foto: Reuters)


Quase três meses após a operação, as últimas notícias indicam que Falcao já começou a realizar trabalhos com a bola. Ainda assim, a tendência é que ele não tenha condições para a estreia contra a Grécia, no dia 14.

- Esperamos que a evolução siga pelo mesmo caminho. Estou fazendo o maior de meus esforços para estar no Brasil - disse o atacante, contrariando a previsão de especialistas colombianos.

- Digo bem claro: é impossível! Impossível porque Falcao teria apenas quatro meses de recuperação na época da Copa e isso é muito pouco para uma lesão de ligamento cruzado. Precisa de ao menos seis meses para voltar aos campos - assegurou Héctor Fabio Cruz, médico que já prestou serviços à seleção colombiana.

CONTRA O TEMPO

Situação semelhante vive Arturo Vidal. O meio-campista do Juventus e da seleção chilena realizou uma artroscopia na última semana para corrigir um problema no menisco externo do joelho direito. O prazo de recuperação é normalmente de cinco semanas, mas poderia se estender até dois meses, o que o tiraria da Copa e reduziria bastante as chances de sucesso dos sul-americanos no Grupo B - que tem ainda Espanha, Holanda e Austrália.

- Valia a pena fazer a artroscopia e agora é preciso que tenha o pós operatório melhor possível e uma boa recuperação, e que Deus nos ajude - disse o médico espanhol Ramón Cougat, responsável pela cirurgia.

Vidal Juventus operação (Foto: Reprodução / Twitter)Vidal no hospital: chileno é outro que corre o risco de não jogar o Mundial do Brasil (Foto: Reprodução / Twitter)
Maiores campeãs depois do Brasil, a Itália e Alemanha também viveram de expectativa. Os alemães esperaram até o último minuto para convocarem o volante Sami Khedira, que sofreu lesão semelhante à de Falcao García, mas em novembro. Ele voltou a jogar recentemente e muito provavelmente estará no grupo final depois de aparecer entre os 30.Por outro lado, perderam os volantes Sven Bender e Ilkay Gündogan, do Borussia Dortmund, e o atacante Mario Gómez, da Fiorentina.
Os italianos, que ainda anunciarão sua pré-lista, também estão aliviados: o atacante Giuseppe Rossi se recuperou dos problemas no joelho, já atuou - e marcou - pela Fiorentina e é nome certo entre os eleitos de Cesare Prandelli. Portugal, por sua vez, não sabe se contará com o ponta Bruma, do Galatasaray, outro a sofrer grave lesão no joelho, em janeiro. Já a Argentina recebeu uma notícia desagradável nesta segunda-feira: o meio-campista Augusto Fernández também machucou o joelho e será baixa por três semanas. Sua presença no Mundial é incerta.
TEVEZ, POR QUE NÃO?

Carlos Tevez Juventus (Foto: Getty Images)Tevez não deverá ser convocado (Foto: Getty)
Um segundo mistério ronda a Argentina. Carlitos Tevez praticamente não nutre esperanças de ser convocado - algo que nunca aconteceu sob o comando de Alejandro Sabella -, mas suas atuações com a camisa do Juventus voltaram a o credenciar ao ataque. Autor de 19 gols no Campeonato Italiano, ele diz que aguarda por uma oportunidade em breve. Não agora.

- A seleção é a minha vida, espero pela revanche e vou estar preparado. Sei que o povo me quer, mas não me desespero. Não tenho relação com Sabella. Nunca me chamou e penso que não vai me chamar agora. Também nunca tive problema com Messi, digo de coração. Nunca nos enfrentamos, tudo é o que diz a imprensa e isso não é verdade - afirmou o ex-jogador do Corinthians, negando os rumores de que não compartilharia com as mesmas opiniões do craque do Barcelona.

As baixas confirmadas:

Holanda: Kevin Strootman e Jetro Willems

Inglaterra: Jay Rodríguez, Andros Townsend e Theo Walcott

Bélgica: Christian Benteke

Alemanha: Ilkay Gündogan, Sven Bender e Mario Gómez

Espanha: Victor Valdés

Costa Rica: Bryan Oviedo

Austrália: Robbie Kruse

fonte: globo